São João del Rei Transparente

Melhores Produtos e Serviços

. Atitude Cultural nas praças e espaços culturais . São João del-Rei é dez! . Diversos eventos e ações culturais

Descrição

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos - Vídeo Retrospectiva (4 min)
CLIC AQUI PARA VER ATITUDE CULTURAL PROJETOS E AÇÕES . COMPLETO

A identidade Cultural com que sonhamos é a identidade cultural que podemos construir

Este projeto cultural nas praças e espaços culturais de São João del-Rei, aconteceram na cidade de São João del-Rei e integraram os projetos do Núcleo de Assessoria Cultural (de 2000 a 2005) e da Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social (de 2006 a 2013)
Propondo e desenvolvendo uma política sócio-cultural em diversos locais públicos e espaços culturais da cidade. Inúmeras atividades artístico-culturais, integrando artistas/grupos culturais/entidades/instituições/bairros através de eventos de fim de ano, com iluminação especial natalina, instalações cenográficas, Semana Santa, resgate do carnaval de antigamente, desenvolvimento de pesquisas e de exposições itinerantes a céu aberto. Interagindo diversos projetos e parceiros, lançando cartazes, agendas culturais, documentários do projeto Ser nobre é ter identidade, apresentando grupos teatrais e de música, encontros como o de Música de Raiz, Folia de Reis e Pastorinhas, de Chorinho, de Música Popular Brasileira, de Bandas Carnavalescas de marchinhas antigas, entre outros. Desenvolvendo oficinas vivas de Tapetes de Rua (que contou com a contribuição inestimável da arte-educadora Patrícia Monteiro de 2000 a 2007), utilizando rendas e bordados, flores de palha com artistas e diversos grupos culturais.
A Iluminação Natalina do Largo São Francisco foi realizada por vários anos pela CIF-Companhia Industrial Fluminense, agora LSM em parceria com o Programa Luzes nas Gerais da Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, sob a emprenhada coordenação em todos os anos de Luiz Carlos Mendes, a parceria da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis e de empresas locais. De 2007 a 2011 a LSM assumiu sozinha este empreendimento sócio-cultural, dando este exemplo de prática de Responsabilidade Social as outras empresas da cidade.
Todas ações culturais empreendidas neste programa são temáticas, fruto de pesquisas que ajudam a reforçar a idéia de que intervenções culturais são oportunidades de se repensar a nossa história, de gerar trabalho e renda, de se exercer a cidadania, de se aprofundar e se apropriar da nossa identidade – não apenas entretenimento.
Consolidamos a missão de levar para os principais cartões postais de São João del-Rei e bairros, o que temos de melhor na nossa cultura, envolvendo e mobilizando todos os cantos da cidade - artistas, grupos diversos que se apresentam e se promovem, tirando literalmente do baú, riquezas locais até então escondidas ou fortalecendo as já consagradas, potencializando nossa vocação turístico-cultural.
Muitos destes grupos vem se fortalecendo, se estabelecendo e seguem reaplicando as atividades deste programa. Estes eventos atraíram muitos visitantes e moradores, incluindo-se aí turistas de várias partes do país e do mundo. Nosso foco foi apresentar principalmente grupos e artistas da cultura local e regional, tradicional e contemporânea, erudita e popular: a identidade cultural de São João del-Rei.

Em 2014, a Atitude Cultural celebrou os seus 15 e 30 anos, fazendo uma retrospectiva nos eventos Semana Santa Cultural 2014 e Carnaval de antigamente 2014.

"Passado, um presente para o futuro", título do cartaz da panorâmica de André Bello do projeto Ser nobre é ter identidade, que também dá título 'a Cartilha São João del-Rei: Passado, um presente para o futuro - traduz fidedignamente, o respeito e admiração que merecem, todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir a São João del-Rei que sonhamos.

Histórico deste projeto:

Através da pesquisa no Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o turismo em 1997, Espaço Cultural "Ao Cachimbo Turco", a comunidade sãojoanense apontou, entre várias sugestões, pela melhoria e utilização das praças para o lazer em nossa cidade.
Com o resultado desta pequisa sistematizado, a coordenadora da campanha e da pesquisa, Alzira Agostini Haddad visitou diversas empresas da cidade, convidando-as a adotarem atitudes e praticar a Responsabilidade Social e Cultural em São João del-Rei.
A CIF/LSM acolheu esta demanda da comunidade, com o empenho pessoal de seu presidente, Itamar Dutra Pereira de Resende e as responsáveis pela área de recursos humanos da empresa; Celimara Teixeira e Telma Haddad. A empresa escolheu adotar o Largo São Francisco e revitalizou-o paisagisticamente, respeitando o projeto original de Burle Marx, adaptado pela arquiteta Rosemara Hallak, (que passa a assinar todos os projetos de iluminação natalina do Largo São Francisco) entregando-o 'a comunidade no ano 2000 com um grande evento.
O NAC-Núcleio de Assessoria Cultural foi convidado para organizar este evento e coordená-lo, também os próximos eventos que aconteceram no Largo São Francisco até o ano de 2005. Estas ações inicialmente foram coordenadas por Alzira Agostini Haddad , a pesquisadora e socióloga Sueli Campos Franco e Adenor Simões Coelho.
Adenor Simões Coelho integrou a equipe até 2002, Sueli Campos Franco até 2005.
Em 2005, a Atitude Cultural assume a coordenação deste programa.
Inaugurou-se no evento de inauguração, o Programa Natal de Luz nas Gerais com a iluminação natalina no Largo São Francisco pela Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, junto com a empresa CIF/LSM. Ampliando este projeto, 'a partir de 2007 a CIF/LSM assume a Iluminação Natalina do Largo São Francisco até 2011, e a Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, passa a patrocinar a Iluminação do Largo do Rosário e vários monumentos e locais de São João del-Rei em parceria com a Prefeitura Municipal.
A ACI-Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei passa também a ser parceira deste projeto, iluminando várias praças e locais do centro histórico da cidade, embelezando e celebrando o fim de ano de São João del-Rei ainda mais.
Em 2006, a Associação de Hotéis e Pousadas de São João del-Rei pensou em realizar um carnaval mais interativo com os turistas. Magali Boucherville sugeriu que se alugasse uma jardineira antiga com uma banda de música e que a mesma percorresse os principais hotéis e pousadas da cidade convocando os turistas a curtirem o nosso carnaval. A Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social foi convidada para desenvolver um projeto na Lei de Incentivo à Cultura/Minc, captar patrocínio e realizar o que se tornou, o Carnaval de antigamente, integrando o seu amplo projeto de pesquisas, banco de dados e imagens, cenografia, exposições, encontro de bandas de marchinhas, batalha de confetes e serpentinas, homenagens, programações diversas etc.
A Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais são hoje os patrocinadores oficiais destes projetos, aprovado pelo Ministério da Cultura.
Leia o artigo sobre os 10 anos de arte e cultura local: São João del-Rei é 10! . Ser nobre é ter identidade

. De 2000 à 2001: Alzira Agostini Haddad, Adenor Simões e Sueli Franco
. De 2002 à 2005: Alzira Agostini Haddad e Sueli Campos Franco
Equipe de apoio: Thais Sabino, Virgínia Xavier, Livia
. A partir de 2005: Alzira Agostini Haddad . Atitude Cultural

Equipe de apoio Atitude Cultural:
Walquíria Domingues, Eliane Agostini Monteiro, Anna Júlia Silveira Magalhães, Suely Agostini, Lais e Ligia Agostini Silveira, Isa e Hugo Agostini Haddad, Carol Argamim Gouvêa, Michelle Sena, Mauro André Santos, Anna Júlia Silveira.
Agradecimento especial: Wander Pastorini Haddad

A cada evento, vários profissionais, artistas e entidades compõem a equipe, dependendo das atividades desenvolvidas e estão registradas em todas as peças gráficas e no portal www.saojoaodelreitransparente.com.br

Dados e Imagens das ações culturais deste Programa:
ATITUDE CULTURAL PROJETOS E AÇÕES . COMPLETO

Carnaval de antigamente em São João del-Rei . resumo . Atitude Cultural
Semana Santa Cultural em São João del-Rei . resumo . Atitude Cultural Através da Campanha de Revitalização de SJDR: adote uma atitude, hoje Atitude Cultural, foi lançad a São João del-Rei limpa - Eu faço a minha parte! . Atitude Cultural e Associação Amigos de SJDR e 11Cartazes de São João del-Rei, como por exemplo, as 3 edições da foto panorâmica de São João del-Rei, de André Bello e mais diversas peças gráficas do projeto Ser nobre é ter identidade.
Fim de ano e Férias Cultural em São João del-Rei . resumo . Atitude Cultural
Encontros e Manifestações Culturais . diversos
Homenageados . Atitude Cultural
Projeto Delícias de antigamente
Encontros de Folia de Reis e Pastorinhas
Tapete de Rua/Flores São João del-Rei
Exposições itinerantes/presenciais e virtuais "Ser nobre é ter identidade . Atitude Cultural"
Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti
Exposição de Enxovais Antigos
Exposição Marcos Mazzoni: Minas Inconfidente
Exposição: A Imigração Italiana em São João del-Rei . Minas Gerais
Exposição Ser nobre é ter identidade . 10 anos de arte e cultura local: São João del-Rei é 10!
Exposição Ser nobre é ter identidade . Estrada Real Brasil . Atitude Cultural
Exposição Ser nobre é ter identidade . Estrada Real Brasil . Caminho Santiago Compostela Espanha
Exposição Virtual Ser nobre é ter identidade . Capital Brasileira da Cultura . Atitude Cultural
Exposição Virtual Ser nobre é ter identidade . São João del-Rei & Tiradentes . Estrada Real Brasil . Atitude Cultural
Exposição Virtual Ser nobre é ter identidade . São João del-Rei Antiga . Complexo Cultural Ferroviário
Exposição Interativa Virtual Ser nobre é ter identidade . Carnaval de antigamente em São João del-Rei
Exposição Virtual Ser nobre é ter identidade . Carnaval de São João del-Rei na década de 70 . fotos Victor Bello
Exposição Virtual . Relembranças . Arquivo Jota Dangelo
Instalações Cenográficas no Largo São Francisco . São João del-Rei
Projeto . Delícias de antigamente
Tudo pode ser brinquedo . NAC . 2001 . Largo São Francisco

Patrocínio oficial:
Patrocínio das ações culturais:
. CEMIG . Governo do Estado de Minas Gerais

. CIF/LSM, patrocinou e co-patrocinou o programa até o ano 2007, quando passa a assumir a manutenção paisagística e a Iluminação natalina do Largo São Francisco até 2011.
. O Banco do Brasil patrocinou estas ações culturais no ano de 2005 e integrou como parceria nas ações culturais de 2007.
. O Programa de Revitalização de São João del-Rei 'a partir de 2007 se amplia e se realiza no Largo de Rosário e em outras áreas da cidade, sendo patrocinado pela CEMIG . Governo do Estado de Minas Gerais

. Este projeto conta com o incentivo da Lei Rouanet/Lei de Incentivo Federal, do Ministério da Cultura

.
Associação Amigos de São João del-Rei
. Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei
. Associação das Escolas de Samba Blocos e Ranchos . Aesbra
. Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos . APADEQ
. Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - APAC
. Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
. Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del-Rei - AMAREI
. Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei . ASAP
. Associação dos Blocos e Bandas de São João del-Rei
. Associação Movimento Força Jovem
. Associação Tapetes na Rua . ATR
. Banda de Música Theodoro de Faria
. Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco
. Batalhão de Infantaria de Montanha - Regimento Tiradentes . 11º
. Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Ameida
. Centro Comunitário Dona Zinha (atividades encerradas)
. Centro Cultural Feminino
. Centro de Referência Musicológica José Maria Neves - CEREM
. Companhia Teatral ManiCômicos
. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei
. Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
. Cooperativa de Condutores de Turistas de São João del Rei
. Corpo de Bombeiros de São João del-Rei . MG . 4º PEL BM/4º BBM
. Corporação de Artesãos de São João Del-Rei - Bárbara Bella artes e artesanatos
. Folia de Reis de Mulheres Vila Jardim São José
. Folia de Reis de São Gonçalo
. Folia de Reis do Matias
. Folia de Santos Reis de Barroso
. Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate Paus
. Grupo Àbáfu
. Grupo de Inculturação Afro-descendentes Raízes da Terra
. Grupo Teatral Senhor dos Montes . GRUTSEM
. Instituto Apoiar . Associação de Apoio as ONGs
. Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei
. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artítisco Nacional - 13ª Superintendência Regional
. Lendas São-joanenses
. MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei
. Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves
. Memorial Tancredo Neves
. Museu Regional de São João del-Rei
. ONG Atuação
. Opção Saudável . Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco
. Orquestra Popular Livre
. Orquestra Pró-Arte Jovem . OPA Jovem
. Orquestra Ribeiro Bastos
. Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis
. Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosáro
. Orquestra Lira Sanjoanense
. Prefeitura Municipal de São João del-Rei - MG
. Programa Música XXI . DMUSI/UFSJ
. Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
. Secretaria Municipal de Educação
. Secretaria Municipal do Meio Ambiente
. SESI/SENAI . São João del Rei . Sistema FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
. Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal de São João del-Rei. SAB
. Sociedade de Amigos do Bairro Senhor dos Montes
. Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei
. Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei . 34ª
. Universidade Federal de São João del-Rei . UFSJ

Parceiros Institucionais nestes 10 anos:

Associação Amigos de São João del-Rei .11° Batalhão de Infantaria e Montanha . AESBRA – Associação das Escolas . Blocos e Ranchos de São joão del-Rei . Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei . Associação de Hotéis e Pousadas de São João del-Rei . CEREM . Catedral Basílica de N.S. do Pilar . Ciatur – Companhia de Turismo receptivo . Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de SJDR . Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier . Corpo de Bombeiros . COPASA . CIF – Companhia Industrial Fluminense . DAMAE . CVT – Centro Vocacional Tecnológico de São João del-Rei . Festival Gastronômico de Tiradentes . FIEMG . Gazeta de São João del-Rei . Jornal Pérolas do Samba . Folha das Vertentes . IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional . Igreja São Gonçalo Garcia . Museu Regional de SJDR . Polícia Militar de MG . Ponte entre as Culturas . Prefeitura Municipal de São João del-Rei . Paróquia NS do Pilar . Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais . Secretaria Municipal de Cultura de Prados . Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de SJDR . Secretaria Municipal de Meio Ambiente . SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social . Sindicato do Comércio Varejista . Sociedade Sanjoanense de Arte e Cultura . Trilha dos Inconfidentes . TV Campos de Minas . Tribuna Sanjoanense . Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis . Banda Sinfônica do Conservatório Estadual de Música PJMX . Banda Teodoro de Faria . Banda Tribus . Banda Zé Pereira . Bonecos Gigantes do Mestre Quati . Bruno & Fabiana . Camerata Stradivárius . Ceramistas Mirins do Rio Acima . Chico Lobo e Banda . Cia. de Inventos . Clube da Seresta . Concerto de Natal . Coopertur Cooperativa de Condutores de Turistas de SJDR . Coral ASAP . Coral Canarinhos de Itabirito Meninos Cantores . Coral do Projeto Música nas escolas . Coral Infantil Bradesco . Coral Risoleta Neves . Coral Roda Viva . Escola de Samba Bate Paus . Escola de Samba Irmãos Metralhas . Escola de Samba RC Rubro Negro . Escola de Samba São Geraldo . Escola de Samba Vem me Ver . Escola de Samba Vira-Vira . Escolas Arco Íris e Girassol . Fernando Campos . Gabriel Sater . Programa de TV “Viola Brasil” . Griffe “Ave Maria” . Grupo Calanquê . Grupo de Percussão Àbafú . Grupo de Teatro Italiano Giullari del Diavolo . Grupo Encaixa Couro . Grupo Olho da Rua . Grupo Pedacinhos do Céu e Chá de Caboclo . Grupo Pranam . Grupos de Folia de Reis e Pastorinhas . GRUTSEM - Grupo Teatral Senhor dos Montes . Irmãos Silva . Jacó . João Ramalho . Luciano de Oliveira . Foto 1000ton . Lendas sanjoanenses . Maurício Tizumba . Mestres Quati e Ginego . Oficina Artes da Terra . Oficina Viva Rendas e Bordados Gerais . OLAV Oficina Viva de Artes Visuais . OPL . Orquestra Popular Livre . Orquestra de violinos Santa Cecília . Orquestra Ribeiro Bastos . Orquestra Lira Sanjoanense . Pena Branca . Presépio da Muxinga Sebastião d'Assunção . Projeto Clareart . Rosemara Teixeira Hallak . Rede do Corpo Cia de Dança . Rogério Delayon . Site Guardiões do Patrimônio . Fernando Sodré . Trupizupi Cia Teatral . Abgar Campos Tirado . Jornal Gazeta de SJDR . TV Campos de Minas

Apoio:
A Colegial . Albergue da Juventude SJDR . Churrascaria Agostinho . Depósito Ferrotaco . Eco-lógico Serviços Ambientais . Giltur Turismo . Imagem Comunicação . Pousada Paço do Lavradio . Restaurante Yusseff . Uninter Grupo Educacional . Vereda Park Hotel . Hotel Calcinfer . FCA . Ferrovia Centro Atlântica . A Primavera Móveis . Agostinho Supermercado . Alforia Bar Café . Aplic Comunicação Visual . Arroz Beira Rio . Arroz Strek . Bolas Titan . BS Projetos e Consultoria . Café del-Rei . Cafeteria Soberano . Calcinação Vitória . Casa do Construtor . Cavalgada Cultural . Click Foto Digital . Construtora Baccarini . Café Soberano . Ducar Veículos . Delfor Motors . Expresso Vera Cruz . FaciFestas . Flora Aechmea . Flora Bacana . Flora Bom Pastor . Flora Marly . Flora Tamandaré . Flora Taroco . Hotel Calcinfer . IBEP – Companhia Editora Nacional . Império dos Jardins . Indústria e Madeira São José . JM Construções Elétricas . Lua Comunicação . Laboratório Carlos Chagas . Mineradora Ômega . New Kids Informática . O Mundo dos Retalhos Padaria Pão Quente . Parafuro e Cia . Pharmácia de Manipulação Camphora . PLENA transmissoras . Posto Vianini . Pousada Beco do Bispo . Pousada Casarão . Pousada Rotunda . Pousada Villa Magnólia . Primyl Artes Gráficas . Produtos Loredo . RDM - Rio Doce Manganês . Restaurante Cantina do Ítalo . Restaurante Chafariz . Restaurante da Filó . Restaurante Villeiros . Roddi Festas . Sabor no Espeto . Segredo Flores . Serraria Agostini . Supermercado Agostinho . Velas Mariana . Velho Chico Petiscos & Crepes

Compartilhe fotos, documentos, ação/projeto cultural . registramos colaboração e créditos

Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.