São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Orquestra Pró-Arte Jovem . OPA Jovem

Data de início das atividades

29 de maio de 2007.

Responsável pelo órgão/cargo

Rodrigo Sampaio, fundador e regente, coordenação da professora Lígia Velofich.

Endereço

Rua Rossino Baccarini, 328 – Tijuco

Telefone

32 8875-6750 (Rodrigo)

Email

opajovem@hotmail.com

Atividades/Serviços

Fotos Orquestra Pró-Arte Jovem . OPA Jovem

Realiza um ensaio por semana, aos sábados, das 09h às 11h, na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos. A OPA dedica-se ao trabalho de formação de músicos para as demais orquestras existentes na cidade e divulgação da música erudita.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Estudantes de música e comunidade em geral. Repertório mais voltado ao erudito, com algumas mesclas de popular.

Agenda

Três concertos ao ano: um em maio, comemorando o aniversário da OPA, em julho, em Caxambu, pelo Festival de Inverno, e, em novembro, pela Semana da Música.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Comparecer aos ensaios na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos, Praça Carlos Gomes, 75 – Carmo. Ter uma iniciação musical em instrumentos de cordas, violino, viola, violoncelo ou contrabaixo. A partir de 11 anos.

Perfil dos membros

Atualmente, a orquestra possui, em sua formação, 20 instrumentistas, além da professora coordenadora Lígia Velofich e do regente Rodrigo Sampaio.

Violino I
Rafael Ribeiro
Luiza Chaim
Henrique Rodrigues
Urias Helber
Lígia Velofich
Fernanda Souza 

Violino II
Marcela Oliveira
Jordana Abdalla
Thaíla Stephanny
Larissa Cipriani
Isadora Chaim
Maíra Nascimento
Anna Luíza Santos
Geiciane Rios 

Viola
Jonas Meirelles

Violoncelo
Clarissa Miranda
Isaac Moreira
Contrabaixo
Célio Silva

Parceiros

Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, Sociedade de Concertos Sinfônicos e Orquestra Ribeiro Bastos.

Histórico

A Orquestra Pró-Arte Jovem (OPA Jovem) foi fundada em 29 de Maio de 2007. Criada para ser uma orquestra de cordas, sua formação inicial possuiu 12 instrumentistas, sendo apenas violinos. Realizou seu concerto de estreia em 21 de novembro de 2007, com a participação de músicos convidados.
Em 2008, com o ingresso de novos integrantes, o grupo chegou à formação completa com naipes de violinos I e II, viola, violoncelo e contrabaixo. Dentre os diversos concertos realizados no ano, destaque para sua estréia no Teatro Municipal de São João del-Rei.
A OPA Jovem realizou diversas apresentações em São João del-Rei e em Barbacena. Tendo se apresentado, ainda, em Coronel Xavier Chaves (2008), em Congonhas (2008) e no Festival de Inverno de Caxambu( 2009), totalizando mais de 20 apresentações.
A OPA Jovem tem por objetivo a formação de novos músicos. No início, foi realizado um trabalho de leitura de partituras, arranjos e transcrições, passando a prática em conjunto, e com o crescimento de capacidades técnico-musicais. Atualmente, a OPA Jovem executa obras originais dos grandes mestres da música. Fruto deste processo de formação, vários destes músicos, além de atuar pela OPA Jovem, participam também das orquestras bicentenárias e da Sociedade de Concertos Sinfônicos, contribuindo, assim, para a manutenção da tradição musical são-joanense.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Falta de recurso e de patrocínios para que a orquestra tenha sua sede e para que possa investir na formação de músicos por meio da distribuição de bolsas de incentivo ao estudo.

Info

Sustentabilidade econômica: Não recebe nenhum tipo de política de incentivo. Os músicos são voluntários e os subsídios são feitos por meio de concertos pagos.

Telefones úteis da área

Sociedade Sinfônica: 3372-1244

Data da coleta dos dados

13 de dezembro de 2011.

Responsável pelas informações

Rodrigo Sampaio.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.