São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Programa Música XXI . DMUSI/UFSJ

Data de início das atividades

agosto de 2009

Responsável pelo órgão/cargo

Prof. Antonio Carlos Guimarães (UFSJ)

Telefone

032 3379 2550 (DMusi-UFSJ)

Email

programamusicaxxi@yahoo.com.br

Website

http://www.ufsj.edu.br/musicaxxi

Suporte

O programa no seu primeiro ano trabalhar com recursos do Departamento de Música da UFSJ da pró-reitoria de extensão da UFSJ, a partir do segundo ano o programa deverá trabalhar com recursos captados através de lei de incentivo a cultura.

Atividades/Serviços

O Programa Música XXI abriga e fomenta ações musicais do DMUSI/UFSJ, da Pró-Reitoria de Extensão e manifestações musicais diversas da comunidade com abrangência regional e inserção internacional. Estas ações, realizadas na forma de projetos, ações didáticas, cursos e especialmente eventos artísticos, terão como palco o ambiente sócio-geográfico dos diversos campi da UFSJ. A pluralidade e excelência das atividades artísticas e educacionais do corpo de professores do DMUSI/UFSJ, de seus projetos e de seus parceiros terá via de comunicação com a comunidade externa através do Programa Música XXI, não ficando portanto restritas à comunidade acadêmica. O Programa Música XXI proporcionará, outrossim, o trabalho integrado dos diversos projetos de extensão do DMUSI/UFSJ para que possam atingir de maneira mais efetiva seu público-alvo.
O Programa MÚSICA XXI oportunizará à comunidade externa a vivência musical e artística de alto nível através de seus projetos e ações. Estas serão executadas e/ou coordenadas pelo corpo docente do DMUSI e pela PROEX, com atuação inclusive nos espaços artísticos externos. As diversas formas de manifestação musical de nossa comunidade, a exemplo da atuação do corpo discente do DMUSI, da comunidade do Campo das Vertentes através de suas corporações musicais centenárias e do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier, e de iniciativas particulares no âmbito geográfico da UFSJ, como a Casa de Música de Ouro Branco, serão ofertadas à comunidade, de uma forma sistematizada e contínua, pelo programa MÚSICA XXI, que será um importante veículo de organização desta produção.

Objetivos Gerais
1. Proporcionar experiências significativas à comunidade, concorrendo para a formação de público e construção do saber artístico no nível apreciativo;
2. Oportunizar e organizar o fazer musical a jovens músicos alunos do curso de música da UFSJ e da comunidade do Campo das Vertentes;
3. Criar e manter intercâmbio cultural e artístico entre os diversos campi da UFSJ e suas respectivas comunidades, oportunizando-lhes a manifestação de seus saberes e valores artísticos;
4. Estabelecer o DMUSI como instrumento para a aproximação e fortalecimento do diálogo entre manifestações artísticas e musicais do ambiente sócio-geográfico da UFSJ.

Objetivos específicos
1- Criar séries de concertos, apresentações e shows, utilizando espaços e teatros dos Campi da UFSJ e das suas respectivas comunidades. Alguns exemplos de espaços a serem utilizados por este programa são: Solar da Baronesa (que contará com um dos pianos de concerto do DMUSI), Teatro Municipal de São João Del-Rei, Teatro Gravatá de Divinópolis, Sala de Conferências do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves etc.
2- Produzir e promover as atividades artísticas dos discentes e docentes do Curso de Música da UFSJ e de músicos e agremiações musicais das comunidades dos campi da UFSJ.

O Programa MÚSICA XXI pretende organizar séries de concertos e apresentações musicais objetivando a aproximação da UFSJ com as comunidades onde está inserida. O Programa criará uma sistemática de divulgação efetiva de suas ações e, através desta divulgação, um público constante para os concertos e conseqüentemente novos hábitos sociais de contato e acesso à cultura musical.

O projeto fundamenta-se nas teorias das Artes, mais particularmente no campo das Artes Performáticas, e da Sociologia, especialmente Sociologia da Musica.

Metodologia
1- Criação de séries periódicas de concertos, ao longo de todo ano, em espaços artísticos da UFSJ e da comunidade externa;
2- Produção e apoio a séries de concerto já existentes, a exemplo da Plataforma Jovem da Sala de Conferências do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves;
3- Realização de concertos didáticos, envolvendo explicações sobre as obras executadas;
4- Criação de uma base de dados a respeito do público participante (execução, produção e apreciação) dos concertos, e divulgação das ações do MÚSICA XXI por meios eletrônicos a partir desta base de dados;
5- Os bolsistas do MÚSICA XXI se encarregarão da produção dos eventos, envolvendo as seguintes tarefas: produção da arte do material de divulgação; divulgação dos concertos através de distribuição de folder e cartazes; divulgação por meios eletrônicos; contato com mídia local para fins de divulgação; contra-regragem; montagem dos palcos e platéias; transporte de instrumentos e acessórios; serviço de portaria nas apresentações; e quaisquer outras atividades de produção que o Programa demande.
6- Os docentes do DMUSI, o Setor de Projetos Artísticos e Culturais da Pró-Reitoria de Extensão da UFSJ e demais membros da equipe do Programa cuidarão da coordenação, curadoria e produção musical geral.

Bolsistas
Danillo Porto
Rafael Dias Belo
Viviane Fonseca

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Todos os contatos para que possamos divulgar as ações/atividades para futuros convites virtuais/em papel - nome, responsável, telef, e-mail. Comunidade acadêmica da UFSJ; comunidade de São João Del-Rei e comunidades dos campi avançados da UFSJ; Agremiações musicais das comunidades dos campi da UFSJ.

Agenda

http://www.ufsj.edu.br/musicaxxi/agenda_2010

Melhores Práticas

PROGRAMA MÚSICA XXI


Responsável pelo projeto/interlocutor na Comissão
Antonio Carlos Guimarães

Perfil dos membros

Nome

Departamento/

Unid. Adm

Docente/

Estudante/

Técnico

Função no Projeto

       

Elizabeth Pereira da Silva

PROEX

Técnico

Coordenação das atividades de produção

Antonio Carlos Guimarães

DMUSI

Docente

Curadoria, coordenação de série de concerto

Jayme Cabral Guimarães

DMUSI

Docente

Curadoria, coordenação de série de concerto

Elenis Guimarães

DMUSI

Docente

Curadoria, coordenação de série de concerto

Marcelo Parizzi

DMUSI

Docente

Curadoria, coordenação de série de concerto

Anna Parsons

Centro de Referência Musicológica José Maria Neves

Diretora do CEREM

Curadoria, coordenação de série de concerto

Parceiros

Centro de  Referência  Musicológica José Maria Neves - CEREM
Teatro Municipal de São João Del-Rei
Concurso "Segunda Musical" da Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG
Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG
Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fundação Nacional de Artes - FUNARTE
Museu de Arte Sacra

Info

Tipo de sustentabilidade econômica: O programa no seu primeiro ano trabalha com  recursos  do Departamento  de Música da UFSJ da pró-reitoria de extensão da UFSJ, a  partir  do  segundo ano o programa deverá trabalhar com recursos captados através   de lei  de incentivo a cultura.

Responsável pelas informações

Antônio Carlos Guimarães
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.