OGs e ONGs
Grupo Àbáfu
Título
Data de início das atividades
Responsável pelo órgão/cargo
Telefone
Atividades/Serviços
Imagens do grupo "Abáfu
Ensaio, oficinas e apresentações religiosas e culturais buscando resgatar e lembrar a cultura, percussão, os batuques africanos. O grupo tem característica transitória, com alterações freqüentes de membros e de sedes de ensaios.
Perfil dos membros
Parceiros
Histórico
A criação do Àbáfu remete às oficinas do Inverno Cultural da UFSJ de 2001. Entre encontros e desencontros, chamou Lênis, Rino, Mucambo, até se tornar Àbáfu.
O Àbáfu é um grupo de percussão e ritmos afro-brasileiros, criado em 2007 em São João del- Rei, por um grupo de amigos interessados nas manifestações com raízes africanas e seus ritmos musicais. Tem como ritmo predominante, o maracatu, tradição popular da cidade de Recife, mas desenvolve também outros ritmos como a ciranda, o afoxé e o congado.
Desde sua formação, o grupo tem como propósito participar de manifestações religiosas, como festas de congado e cultos afro-brasileiros (Festa do Divino, Dia da Consciência Negra). Além disso, tem participado de eventos culturais, através de cortejos, como o Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del- Rei, o Festival de Inverno e Mostra de Cinema de Tiradentes.
Principais problemas/dificuldades da área atuante
O grupo carece de um local coberto para ensaios, maior divulgação e incentivo financeiro para arcar com gastos de transporte dos membros e instrumentos quando das apresentações e ensaios.
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Maior incentivo cultural às atividades de preservação da memória afro-descendente do município.
Info
Tipo de sustentabilidade econômica: eventuais cachês das apresentações e doações dos membros.