São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

ONG Atuação

Data de início das atividades

17 de dezembro de 2005

Responsável pelo órgão/cargo

Presidente: Rodrigo Pereira Assessora de imprensa: Lívia Guimarães Carvalho

Endereço

Rua São José, 108 - Tejuco

Telefone

032 8415 8333

Email

assessoriadeimprensaongatuacao@hotmail.com pre.atuacao@gmail.com

Website

www.ongatuacao.com (em fase de construção) Orkut: Parceria ATUAÇÃO e UFSJ Twitter/ongatuacao

Atividades/Serviços

Pré-vestibular  e preparatório para concurso a preços acessíveis, aula de Hip Hip, assessoria de imprensa (que busca melhorar a imagem do bairro Tejuco) e biblioteca comunitária.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Público jovem e para os são-joanenses em geral, principalmente os moradores do bairro Tejuco.

Melhores Práticas

Projetos . Melhores práticas desenvolvidas:
Aulas de dança, curso pré-vestibular e preparação para concursos públicos para a comunidade do bairro Tejuco.

Publicações

Duas publicações na Folha das Vertentes, disponíveis em:
http://www.folhadasvertentes.com.br/default.asp?pagina=integra&cd_materias=868&cd_jornais=51 
http://www.folhadasvertentes.com.br/default.asp?pagina=integra&cd_materias=787&cd_jornais=49

Jornal das Lajes – periódico de Resende Costa, disponível em:
http://www.jornaldaslajes.com.br/paginas/integra/integra.asp?p=noticias&codigo=299

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Para participar do pré-vestibular, procurar Elen ou Carolina de segunda a sexta-feira entre 16h30 e 22h30. Para participar da dança de Hip Hop, procurar Sayonara nos domingos pela manhã. Para utilizar os serviços de assessoria de imprensa, procurar Lívia nas quintas e sextas-feiras, entre 14h e 16h, sempre na própria ONG Atuação.

Perfil dos membros

Possui oito membros efetivos, 10 professores do pré-vestibular e alguns voluntários do curso de Comunicação Social da UFSJ, que trabalham na assessoria de imprensa. 

Parceiros

UFSJ – Curso de Comunicação Social – jornalismo
Patrocinadores: Cal Tiradentes, Construtora Baccarini e Supermercado Athenas
Comunidade local

Histórico

A ONG Atuação surgiu da iniciativa de Lívia Guimarães Carvalho, atual assessora de comunicação da entidade. Lívia, ainda com dezoito anos, participou do Parlamento Jovem em Brasília no ano de 2005, onde conheceu jovens de diversos locais do país que exerciam algum tipo de serviço social voluntário. Muitos desses jovens possuíam e administravam suas próprias ONGs, o que despertou em Lívia a idéia de criar uma organização em sua cidade.
Ao retornar para São João del-Rei, Lívia reuniu vizinhos e amigos que também se preocupavam com o desenvolvimento da cidade e do bairro e, juntos, fundaram a ONG Atuação, em 17 de dezembro de 2005. No início, ofereciam curso pré-vestibular gratuito e aulas de dança na Escola Estadual Iago Pimentel, mas devido a alterações na direção da escola, se viram obrigados a mudar para o Oratório São Caetano. Nessa época, ainda não possuíam sede própria, o que só foi acorrer alguns anos depois, quando a ONG se transferiu para a Rua São João.
A sede da organização é um galpão médio, tomado por mesas, estantes de livros e cadeiras escolares. É lá que funcionam todas as atividades da ONG, em um espaço dividido para abrigar a sala de aula, o espaço para a dança, a mesa da assessoria e a pequena biblioteca comunitária. Esta última sofre com a falta de espaço e de estantes, obrigando a ONG a enviar muitos dos livros doados por moradores para a biblioteca do APAE.
Segundo Lívia, a maior preocupação da entidade é com a educação. Por este motivo, os serviços sociais prestados estão na maioria das vezes voltados para esta área, e o maior projeto da ONG é justamente o pré-vestibular. Apesar de enfocar principalmente o público jovem, a organização possui alunos de diversas faixas etárias e se compromete com todo o bairro Tejuco.
Entretanto, a ONG já passou e passa por inúmeras dificuldades financeiras e com a falta de voluntários, o que limita sua ação e, por vezes, quase impediu seu funcionamento. Mas, por fim, Lívia se orgulha em afirmar que todos trabalham para manter a ONG Atuação por “amor à causa”.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

A ONG Atuação passa principalmente por problemas com relação à falta de voluntários. Muitas atividades não podem ser executadas pelo fato de poucas pessoas efetivamente participarem da entidade, o que limita sua ação. Além disso, existe o problema financeiro, já que a ONG não recebe qualquer verba da prefeitura e não possui muitos patrocínios.

Info

Tipo de sustentabilidade econômica:
Algumas parcerias com o comércio local através de patrocínios, ajuda da comunidade e arrecadação do pré-vestibular.

Os professores são pagos por hora/aula e não são voluntários. Apesar disso, cobram um preço muito abaixo do piso salarial.

Data da coleta dos dados

13 de agosto de 2010

Responsável pelas informações

Lívia Guimarães Carvalho e Carolina Argamim Gouvêa
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.