OGs e ONGs
Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
Título
Data de início das atividades
Responsável pelo órgão/cargo
Representante para contatos
Endereço
Telefone
Website
Suporte
Atividades/Serviços
Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.
Mais informações
Circuito Trilha dos Inconfidentes entrevista Mariana Resende
Trilha dos Inconfidentes Convention & Visitors Bureau . Projeto pretende fortalecer turismo nas Vertentes
ICMS Turístico . São João del-Rei e região . Minas Gerais
Melhores Práticas Turismo em São João del-Rei e região
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Agenda
A Trilha dos Inconfidentes apoia institucionalmente todos os eventos desenvolvidos por seus parceiros, sejam eles as prefeituras ou iniciativa privada.
Melhores Práticas
Calendário de Eventos 2008
Confecção de banners do circuito – projeto de divulgação
Realização de cursos de aperfeiçoamento em parceira com o SENAC
Projeto Empório das Vertentes
Projeto Bem Vindo Cicloturista
Projetos Rodoviária de Prados e Rodoviária de Carrancas
Saneamento Básico em Carrancas
Georeferenciamento do Circuito
Melhoria da via de acesso à Usina Elétrica de Conceição da Barra de Minas
Sinalização indicativa de pontos turísticos nos municípios do circuito
Restauração Igreja Conceição da Barra de Minas
Apoio ao XI Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Apoio ao Projeto “Melhoria da Estrada Parque dos Fundadores na Serra São José”
Publicações
Calendário de eventos 2008
***
Trilha dos Inconfidentes mudam de endereço
A pequena sede do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, localizada no porão de uma casa na Rua Marechal Bittencourt, nº 15, no Centro Histórico de São João del-Rei, vai mudar de lugar. A nova instalação será a menos de um quarteirão da antiga, na Avenida Getúlio Vargas, nº 242, ao lado do Solar da Baronesa. A distância é pequena, mas as mudanças são grandes. O espaço é cerca de quatro vezes maior que o atual.
Se hoje a estrutura é composta por apenas uma sala onde é feito o atendimento aos turistas e são realizadas pequenas exposições de artesanato, na nova localização serão vários cômodos para abrigar o escritório, a sala de reuniões, a área de comercialização de artesanatos e o local destinado a exposições, que serão realizadas uma vez por mês com escultores, fotógrafos e demais artistas da cidade e dos municípios no entorno.
Nova sede é quatro vezes maior e fica ao lado do Solar da Baronesa, no Centro Histórico de São João del-Rei. Mudança deve acontecer em janeiro.
Mais divulgação
A mudança deve ocorrer ainda no início de janeiro de 2012. Segundo a gestora do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Mariana Resende, o objetivo de todo esse processo é aumentar a divulgação da entidade. “A gente vai em busca de uma visibilidade maior, de estar mais perto do turista para poder divulgar os atrativos dos municípios”, explicou.
Mariana também disse que, com o trabalho de publicidade, a estimativa é de que o tempo de permanência dos visitantes na região cresça. “O turista investe em uma média de duas a três diárias. Se incrementado o turismo regional, esse total deve aumentar para pelo menos quatro dias e gerar mais renda para os hotéis e restaurantes, por exemplo”, comentou.
Outros serviços
O centro de atendimento da nova sede continua a funcionar de segunda a sexta-feira e vai contar com um funcionário bilíngue. Hoje a média é de 31 atendimentos por mês, considerada baixa pelo Circuito Turístico. Com a mudança, espera-se que ela aumente em pelo menos 35%.
A nova sede faz parte do planejamento estratégico que vai de 2011 a 2014, por isso ela está inserida nas metas de preparação da região para a Copa do Mundo no Brasil. “A ideia é que o circuito cresça cada vez mais e que tenhamos uma equipe maior”, explicou Mariana. Para uma das funcionárias da trilha, Ruzza Lage, a nova localização vai possibilitar uma aproximação maior com os turistas. “Acredito ser possível promover um atendimento ainda superior às necessidades percebidas, visando inclusive o crescimento de demanda previsto para os anos seguintes com a Copa”, disse.
O Circuito
Na sede do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes o turista pode adquirir informações sobre os municípios integrantes e receber materiais promocionais, como mapas, folders institucionais e calendários de eventos.
A entidade abrange 20 cidades que resguardam parte significativa da história de Minas Gerais e do país e são ricas em manifestações culturais, artesanatos, paisagens e cachoeiras. O circuito é cortado pela Estrada Real e recebeu esse nome porque nove dos 23 inconfidentes mineiros residiram na Comarca do Rio das Mortes, que tinha como sede a Vila de São João del-Rei.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 31/12/2011
Dados
Inventário Turístico dos municípios - parceria com IPTAN, à disposição no endereço do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
Contatos:
Gestora:
circuito@trilhadosinconfidentes.tur.br
Contribuições, repasses, pagamentos, apoios e outros:
financeiro@trilhadosinconfidentes.tur.br
Divulgação de eventos, notícias e outros:
comunicacao@trilhadosinconfidentes.tur.br
Compartilhe fotos, documentos, ação/projeto cultural . registramos colaboração e créditos
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal
Perfil dos membros
A Entidade conta com Diretoria Executiva composta por Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Tesoureiros e 1º e 2º Secretários. Além de Conselho Fiscal composto por 3 Membros Efetivos e 3 Membros Suplentes. Todos os membros são sócios ou representantes legais dos sócios.
Parceiros
Parceiros Iniciativa pública, Prefeituras Municipais, Iniciativa Privada, Associaçãoes Comerciais, Associações de Classe, Instituições de Ensino etc
Histórico
Fundada em 25.08.2000 como Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes com a finalidade de desenvolver turisticamente a região. Posteriormente, por força estatutária, tornou-se uma Associação passando a denominar-se Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. A referência aos inconfidentes se dá pois os municípios que compões a associação têm em comum a vertente histórica da Inconfidência Mineira. Nada menos do que 13 dos 24 inconfidentes viviam na região.
Principais problemas/dificuldades da área atuante
- Necessidade de qualificação
- Melhoria na infra-estrutura básica
- Pouco envolvimento dos municípios do entorno
- Poucos parceiros envolvidos na roteirização
- Pouco investimento/apoio para Manifestações Populares
- Pouco envolvimento da iniciativa privada
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico-cultural da cidade
- As ações devem ser mais focadas em produtos turísticos vendáveis
- Devemos disponibilizar na internet informações a cerca do Circuito, como número de UH’s, restaurantes, roteiros, etc, que deve ser constantemente atualizado
- Operacionalizar o Circuito de forma mais incisiva, principalmente através de folheteria
- Deve-se firmar a imagem institucional do Circuito (a marca desde o sabonete do hotel até o selo do artesanato)
- Incentivar os estabelecimentos a se cadastrarem no MTUR
- Detectar melhor o diferencial e torna-lo experiência única
- Apostar na formação de guias através de parcerias com SENAR, IEF, SENAC, SETUR, etc.
- Investir em sinalização turística
- Realizar trabalho para que a comunidade em geral se sinta pertencente ao Circuito
- Deve ser feito um plano de MKT para trabalhar a promoção e venda do destino
- Parceria com Empresa Júnior para elaboração de Planejamento Estratégico e facilitação de diálogo entre poder público e privado
Info
Através de um conjunto de informações e diagnósticos obtidos em serviços e consultoria e assessoria especializadas, o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes elaborou um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional 2007/2010. Seu objetivo é o de facilitar a estruturação turística da região, através de um modelo de gestão pública descentralizado, coordenada e integrada, estimulando a mobilização e integração de todos os envolvidos na cadeia produtiva. Articulando com seus parceiros institucionais e toda a sociedade a execução dos projetos propostos a Trilha dos Inconfidentes irá contribuir para que a região esteja mais bem estruturada turisticamente fazendo-a competitiva e sustentável, para conquistar maior participação no mercado.
Entrevista Instituto Virtual do Turismo
Data da coleta dos dados
Responsável pelas informações
Galerias
Ver | Título |
---|---|
Ver | Diversos |