Festival da OPL doa livros para a biblioteca do Caburu
Por Gazeta de São João del-Rei em 19/01/2013
Poesia, fotografia, música e… carinho. Com essa proposta, a Orquestra Popular Livre (OPL) de São João del-Rei movimentou a agenda do centro cultural que leva seu nome e garantiu, ainda, mais de cem obras literárias para a biblioteca pública de uma comunidade local. Desde domingo, 12, as prateleiras de um espaço no Caburu estão preenchidas com dezenas de livros didáticos e de literatura doados no último sábado, 11, como ingresso alternativo para o I Encontro Afetivo Cultural.
Bastava entregar um exemplar na entrada da sede da OPL, com temática variada, para ter direito a participar de evento multicultural com diferentes artistas locais mostrando o que fazem de melhor. O encontro foi resultado de parceria entre uma produtora, um grupo de Lafaiete (MG), a Trilha dos Inconfidentes e a própria OPL. “Essa foi uma prévia do que vai acontecer aqui em abril. Daqui a dois meses faremos um grande sarau de poesias ao mesmo tempo em que faremos exposições e lançamentos de livros. Dessa forma, chamamos a atenção para a variedade, promovemos cultura e chamamos a atenção para questões sociais de forma participativa, com artistas e público engajados”, explicou o atual presidente e regente da OPL, João Carlos Oliveira.
Novos trabalhos
E os trabalhos da Orquestra com esse viés vão continuar. Com 43 músicos, o grupo vai homenagear a APAE são-joanense no próximo Carnaval através do bloco Recordar é Viver, ainda em fase de organização e definição de agenda. No ano passado, o tema do desfile do cortejo, ao som de marchinhas, foi o Albergue Santo Antônio. “Quando levamos essas pessoas para os desfiles não o fazemos somente para entreter. Na verdade, chamamos a atenção para elas e para o trabalho que as beneficia, além de permitir que interajam. É isso o que falta: que as pessoas se unam e vistam a camisa em prol dos outros”, disse Oliveira.
A sede da OPL fica na Rua Getúlio Vargas, nº 242, no Largo do Carmo, no prédio do Solar da Baronesa. Outras informações pelo telefone (0**32) 9954-9154.
***
Além de apresentar-se na íntegra como orquestra a OPL subdividi-se em grupos menores e desenvolve vários projetos e atividades artísticas destacando-se:
. "DEL REY BIG BAND"
Com a formação clássica das Big Band's a banda é formada por alunos, professores do conservatório local e músicos da região. O repertório vai dos clássicos de bandas do gênero tais como Sumertime, Missão Impossível, The pink panther e outros...A Del Rey Big Band foi apadrinhada pelo virtuoso trompetista José Carlos Barroso (Barrosinho - fundador da antológica Banda Black Rio) que compôs o tema "O balanço de São João del Rei" trabalha na captação de recursos para a produção do seu primeiro CD.
. "BANDA BOEMIA CLUBE"
A Banda Boemia Clube surgiu em 2007 dos encontros informais de estudantes da UFSJ nas tradicionais festas da Republica "Xanana" em São João del Rei.Naturalmente o trabalho foi amadurecendo e ganhando espaço no cenário musical da cidade e região. A partir de 2008 a Boemia Clube se reestrutura e intensifica suas atividades passando a integrar a Orquestra Popular Livre. No repertório a banda faz uma viajem pelo universo do samba interpretando músicas de compositores tais como Cartola, Adoniran, Noel Rosa, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Gonzaguinha, Tom Jobim e composições próprias. Visite o site: www.boemiaclube.com.br
. "SOTAQUE MUSICAL"
Os músicos Elísio Pascoal e João de Oliveira conheceram-se ainda na década de 70. Desde então, o duo têm dedicado-se a estudos e pesquisas sobre música instrumental, ao mesmo tempo que recebem influências de um ícone do gênero: o multiinstrumentista Hermeto Pascoal. Em 2008 o duo apresenta "Sotaque Musical" um espetáculo de música instrumental que traz no repertório releituras de clássicos, pérolas esquecidas da mídia e composições inéditas. Participações especiais de outros músicos, na percussão e no contrabaixo têm sido comum em "Sotaque Musical". Com arranjos elaborados e uma combinação de timbres de instrumentos como flauta transversal, flauta de pífano, violão, viola caipira, cavaquinho, bandolim e muita percussão, explorando com maestria a diversidade rítmica, harmônica e melódica dos vários sotaques musicais brasileiros.
. "AULAS DE MÚSICA"
Além de apresentar-se regularmente a Orquestra Popular Livre mantêm gratuitamente em sua sede aulas de percepção musical e dos seguintes instrumentos: flauta transversal, flauta doce, saxofone alto, saxofone tenor, clarinete, violão popular, violão erudito, guitarra elétrica, contrabaixo, cavaquinho, bandolim, viola caipira, acordeom, teclado, bateria e percussão.
. "1º FESTCONSER"
Com objetivos de divulgar a música popular e revelar novos talentos, a Orquestra Popular Livre idealizou e desenvolve em parceria com o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e o apoio da Universidade Federal de São João del Rei o "FESTCONSER"- 1º Festival da Canção do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier.
. "MANGABEIRA, ALMA DE MÚSICO."
É um projeto artístico-cultural desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas da Orquestra Popular Livre destinado ao resgate, preservação e difusão da obra do musicista sãojoanense Francisco Mangabeira da Silva e tem objetivos de editar em livro a biografia, fotos e catálogo de partituras do acervo musical de Francisco Mangabeira. O projeto reuniu partituras de composições, arranjos e transcrições. Recuperou os documentos danificados e pretende produzir além do livro um CD com o 1º registro fonográfico da obra do artista.
. "PROJETO SABÃO DA CIDA"
Os rios são poluídos por agrotóxicos, resíduos industriais, de lixões e lançamento de esgoto doméstico sem tratamento. Em São João del Rei que não possui uma estação de tratamento de esgoto o problema se agrava com a quantidade de óleo de cozinha depositado em nossas águas. Desde agosto de 2008 o "Projeto Sabão da Cida" coleta esse óleo de cozinha em garrafas "Pet" e reutiliza-o na fabricação de sabão em barra e sabão líquido em parceria com a ARTI - Associação de Reciclagem Tijucana e UFSJ e toda a produção ou possível lucro obtido com a venda dos produtos é doado a associações sem fins lucrativos.
. "INFORMATIVO PAPO & COMPASSO"
Com o objetivo de divulgar principalmente as atividades do conservatório, durante dois anos (2006-2007) a equipe da Orquestra Popular Livre idealizou e editou gratuitamente o informativo mensal "Papo & Compasso" (com tiragem de 1000 exemplares) do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier que teve sua produção interrompida ao final da verba disponível para impressão gráfica.
. "QUERO DIZER QUE MANUELZÃO FOI BOI"
Uma ópera popular com direção musical de João de Oliveira e direção cênica de Klaas Kleber encenada no Teatro Municipal de São João del Rei em 2005. O sucesso de público e crítica envolveu uma produção com mais de 30 participantes.
. "CORAIS E OFICINAS DA REDE MUNICIPAL"
O projeto foi desenvolvido nas escolas da rede municipal de São João del Rei com a Associação de Assistência ao Menor. O trabalho teve duração de um ano e ministrava aulas de canto coral, oficina de percussão e oficina de fabricação de papel a partir de fibras vegetais.
. "CACHOEIRA DOS SETE METROS"
A Orquestra Popular Livre - OPL e a Organização Patrimonial Turística e Ambiental - OPTA estabeleceram uma parceria no projeto "Cachoeira dos Sete Metros". Objetivando a aquisição de um terreno de aproximadamente 90.000 metros quadrados (temos o direito de compra) para inicialmente construirmos uma Sede para a Orquestra (já recebemos doação de grande parte do material de construção), uma Lutheria para fabricação e reparo de instrumentos musicais (já adquirimos todas as máquinas necessárias ao funcionamento), uma Fábrica de Sabão (Projeto Sabão da Cida desenvolvido em parceria com a UFSJ), Horto Florestal Sustentável incluindo um Orquidário para exposição e reflorestamento da Serra do Lenheiro, Criatório de Húmus de Minhoca e uma Horta Comunitária. O referido terreno é cortado pelo Córrego do Lenheiro que se encontra em estado precário recebendo esgoto sem tratamento e todo tipo de lixo que se acumula nas encostas poluindo as águas e provocando enchentes. O abandono dessa área, que poderia ser explorada com turismo ecológico, além de ameaçar o meio ambiente facilita a ocupação desordenada que vem tornando o local violento. O projeto pretende fazer uma parceria entre a Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Orquestra Popular Livre - OPL e Organização Patrimonial turística e Ambiental - OPTA e se firmar como modelo de desenvolvimento sustentável na região.
Em sua trajetória a Orquestra Popular Livre participou de eventos, projetos artístico-culturais e sócio-ambientais e diversas apresentações musicais destacando-se:
2008
. X Inverno Cultural de São Gonçalo do Bação - MG
. XIII ENEH - Encontro Nacional dos Estudantes de História - UFSJ
. Exposição "Ser Sementes" de Márcia Guimarães - XX! Inverno Cultural da UFSJ
. 1ª Festança do Ribeirão do Eixo - Itabirito - MG
. "1ºArraia dos Ranca a Tampa" - São João Nepomuceno - MG
. Parque de Exposição de São João del Rei - Calourada Cultural
. Old Deck Musical Pub - São João Nepomuceno - MG
. Bar São Jorge "Samba Bixo" - São João del Rei - MG
. Bar São Jorge "Sambar & Love" - São João del Rei - MG
. Espaço Cultural Magia da Terra - Carrancas - MG
. Domo - Pub's Bar - São João del Rei - MG
2007
. Baile de Máscaras da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei - MG
. Grito de carnaval do Bloco Carnavalesco Unidos do Ferverão / Athletic Club -SJDR
. XX Fórum Estadual de Turismo / Athletic Club - São João del-Rei - MG
. IV Baile de Máscaras do Aluarte Piano Bar / Tiradentes - MG
. Abertura do Desfile Oficial do Carnaval de São João del-Rei - MG
. Gravação do programa musical da Rede Minas de televisão - São João del Rei Capital Brasileira da Cultura - 2007
. Cerimônia de Casamento / Villa Paolucci - Tiradentes - MG
. 3º Inverno Cultural de Caxambu - Caxambu - MG
. Semana de Psicologia - UFSJ - Teatro do Campus Dom Bosco
. Taz Mania DrinK's
. Athletic Club "Festa do Bar Pantanal"
. Bar São Jorge "Quinta Universitária"
. Bar São Jorge "Batucada de Bamba"
. EMEL - Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras - UFSJ
2006
. VI Fórum Mineiro de Psicanálise - São João del-Rei / Centro Cultural do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei.
. XV Encontro Regional de História /Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) - Campus Santo Antonio - UFSJ
. Apresentação em prol da COVSIPA/UFSJ (Comissão Organizadora da Viajem ao Simpósio Internacional do Piauí de Arqueologia) - Salão do Atlhetic Club
. "Alice" Exposição de pinturas de Lígia Vellasco - Centro Cultural da UFSJ
. Café Soberano - São João del-Rei
. Semana da Música / Festa de Santa Cecília/Teatro Municipal de S. J. del-Rei
. Feira do Comércio Industria e Mostra Cultural /Associação Comercial e Industrial e Universidade Federal de S. João del-Rei - Tendas piramidais na Av. Hermínio Alves.
. 1º Vertentes Musicais da Universidade Federal de São João del-Rei.
. Teatro do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier
. Comemorações de Fim de Ano da Associação Comercial e Industrial de S. João del-Rei
. Festa de Confraternização da 37º Subseção da OAB. - São João del-Rei
. CLIPMANIA - Gravação para programa da TV Campos de Minas - São João del-Rei
2002 a 2005
. Baile de Aniversário do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha (2002)
. Teatro do Conservatório Estadual de Música Pe José Maria Xavier (2002)
. Semana do Autista APAE de São João del Rei (2003)
. Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei
2003
. Reinauguração do Teatro Municipal de São João del-Rei (2003)
. 50 Anos do Conservatório Est. de Música Pe José Mª Xavier-S. J. del Rei - MG (2003)
. Almoço de Confraternização do Lar do Idoso - Tiradentes - MG (2003)
. Projeto "Mangabeira, alma de músico", resgate e difusão da obra do compositor e arranjador são-joanense Francisco Mangabeira da Silva
. Ópera Popular "Quero dizer que Manuelzão foi boi", Teatro Municipal de São João del-Rei (2004)
. Projeto 1º Circuito MPB - música na praça - São João del-Rei (2004)
. Trilha Sonora na Exibição de Imagens de Leonardo Lara - Teatro Municipal (2004)
. 17º e 18º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (2004/2005)
. 11º e 12º Encontro de Halley Davidson - Tiradentes (2004/2005)
. Mostra de Cinema - Tiradentes (2004/2005)
. Festival de Gastronomia de Tiradentes (2004/2005)
. Dia Internacional da Mulher-Salão Nobre da Prefeitura Municipal de S.J. del-Rei (2005)
. Semana da Música /Festa de Santa Cecília /Teatro Municipal de S. J. del-Rei (2005)
. Apresentação Musical - Multi-Espaço - Resende Costa - MG (2005)
. 1ª Feira da Solidariedade /São João pela Paz (2005)
. Centenário do Instituto Gammon - Lavras - MG (2005)
Coordenação
João Carlos de Oliveira (Teté), nasceu na cidade do Rio de Janeiro e aos 13 anos de idade já freqüentava os Movimentos Culturais: "Pé de Vento" e "Panela de Pressão", nos subúrbios cariocas. Em 1980 concluiu o Curso de Ritmo e Som na Escola de Música Villa-Lobos/RJ onde conhece o músico Elísio Pascoal e começam estudos e pesquisas sobre música instrumental, ao mesmo tempo que recebem influências de um ícone do gênero: o multinstrumentista Hermeto Pascoal. Enquanto violonista especializou-se com Turíbio Santos, Edelton Gloeden e Léo Soares. Buscando sempre aprimorar-se como músico, vem complementando o seu vasto curriculum com oficinas, cursos e whorkshops. Sempre vinculado a projetos de grande importância, vem exercendo um brilhante trabalho como compositor, arranjador e instrumentista.Idealizou e dirigiu o Projeto "Corais e Oficinas da Rede Municipal"(Associação de Assistência ao Menor - São João Del Rei) de caráter artístico e social. Atua como músico e presidente da Orquestra Popular Livre e Diretor Musical e guitarrista da Del Rey Big-Band, ambas formadas por alunos e professores do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier em São João Del Rei, onde vem exercendo a função de professor de Música desde 1986 até a presente data.É bacharel em violão pelo Conservatório Brasileiro de Música/RJ com Licenciatura Plena em Música pela Universidade Vale do Rio Verde/MG e é pós-graduado em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.
Experiência profissional
. Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier - professor (1986 a 2009)
. Orquestra Popular Livre - presidente e músico fundador (2002 a 2009)
. Del Rey Big Band - guitarrista e arranjador (2002 a 2009)
. Sociedade Universitária Nuno Lisboa/RJ - professor de Educação Musical (1992)
. Prefeitura Municipal de Barroso - professor de violão popular (1995)
. Lira Ceciliana de Prados/MG - professor de violão erudito (1997)
. Oficina de Arte Maria Tereza Vieira/RJ - serígrafo (1992/3)
. Secretaria de Educação e Cultura de São João del Rei - regência coral (1998)
. Instituto de Educação do Trabalhador- professor de Habilidade de Gestão (1997)
Cursos e oficinas
. Curso de Ritmo e Som - Escola de Música Villa-Lobos/RJ - (1979/80/81)
. Curso de Execução Musical e Atualização Pedagógica-Lira Ceciliana / Prados (1986)
. Master Class com: Turíbio Santos, Edelton Gloeden e Léo Soares.
. Oficina de Orquestra Popular - UFMG - (2002)
. Bacharelado em violão - Conservatório Brasileiro de Música/RJ (2002)
. Licenciatura Plena em Música - Universidade Vale do Rio Verde/MG (2004)
. XIV Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) - "Educação Musical e Diversidade: espaço e Ações Profissionais". (2005)