São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Grupo Teatral Senhor dos Montes . GRUTSEM

Data de início das atividades

Década de 1960.

Responsável pelo órgão/cargo

Luiz Bonifácio Lucas, diretor do Grutsem.

Endereço

Praça Eduardo Rodrigues Vale, 122. Senhor dos Montes

Telefone

032 3371 7253

Email

oreportermateria@oi.com.br

Atividades/Serviços

Aulas de artes cênicas gratuitas para pessoas de qualquer idade. O Grutsem realiza peças de teatro, filmes e montagens bíblicas; além de participar da confecção de Tapetes de Rua.

Artigos sobre o GRUTSEM:
Semana Santa, Paixão de Cristo, fé e barroco naif nas ladeiras de São João del-Rei: GRUTSEM . Antônio Emílio da Costa

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Comunidade de São João del-Rei e interessados em artes cênicas.

Agenda

O Grutsem prepara peças temáticas para apresentar nas festas de Semana Santa, Festa Junina, Natal e jubileus.

Publicações

Filmes em DVD: A Flor do Campo; O Ouro de Chico-Rei, A Chica Rainha do Tijuco; Em Belém Nasceu Jesus; A Sedução de Salomé; A Praça da Alegria; Em Nome de Deus (participação de Benito Mussolini, ator do Grutsem).

***

Gente das Vertentes . Luiz Bonifácio da Silva

Jornalista, radialista, idealista, professor, ator, diretor, dramaturgo, artista plástico, produtor cultural, marido, pai, colecionador de livros e pioneiro em várias áreas, o personagem do Gente das Vertentes do mês de maio é conhecido por muitos feitos. Seja pelo jornal “O Repórter Sanjoanense” ou por seu papel na criação e desenvolvimento do Grupo Teatral do Senhor dos Montes (GRUTSEM), Luiz Bonifácio da Silva é um nome muito conhecido na cidade.A vida de Luiz foi bastante agitada. Durante 35 anos trabalhou com artesanato em estanho. Depois, seguindo para o jornalismo, atuou em jornal impresso, rádio e televisão, fez faculdade de Letras e foi autodidata em vários setores – inclusive em sua paixão, que o seguiu desde a infância: as Artes Cênicas.O gosto pelo teatro era tamanho que, na década de 1960, ele criou sua própria companhia, o GRUTSEM. O grupo não recebia nenhum incentivo da prefeitura e era formado por atores voluntários que, por muitas vezes, investiam nas produções já sabendo que não haveria lucro algum. Eram talentos encontrados na própria cidade, atuando de forma independente – principalmente nas apresentações anuais da Semana Santa.Para esses artistas, Luiz Bonifácio foi mais do que um colega ou diretor: foi um professor. “Tudo o que eu sabia, tentava passar aos meus alunos e muitos se tornaram bons atores, a ponto de que começamos a apresentar em cidades fora de São João del-Rei e começamos a fazer filmes”, dizia Luiz.Simplicidade era a palavra chave nas peças e nos filmes dirigidos por ele. Qualquer lugar se tornava cenário para suas produções: a casa onde morava, as paisagens naturais e as ruas da cidade – principalmente o Bairro Senhor do Montes.Com o passar do tempo, mais e mais atores foram se juntado ao elenco e o criador do grupo já chamava o bairro de “Hollywood são-joanense” – devido ao grande número de espetáculos e companhias teatrais que por lá se formavam. Nas palavras de Luiz: “Tenho orgulho de dizer que o pioneirismo foi do GRUTSEM, que começou a fazer peças aqui na mais tenra idade, fazendo com que as pessoas fossem se desenvolvendo como artistas.”

Atuação do GRUTSEM na Semana Santa, 2010 – Foto: Alzira Agostini H.

E foi por ser pioneiro em muitos aspectos que Luiz acabava por se meter em encrencas. Em 1996 causou problema para a cidade e para si mesmo ao cortar a transmissão do canal SBT e exibir clandestinamente as produções que realizou com o cinegrafista Vanderly durante a Semana Santa. A administração municipal teve de arcar com as complicações do episódio e a emissora de Silvio Santos acabou por ficar um bom tempo fora do ar em São João del-Rei. O caso atraiu a Policia Federal, que interrogou Luiz e os demais envolvidos no caso. O fato, no entanto, gerou um resultado positivo: incentivou o surgimento da primeira emissora de televisão municipal – a qual, claro, contou com os trabalhos do dramaturgo do Senhor dos Montes.Segundo sua filha mais velha, Angélica Borges, o jornal quinzenal lançado por Luiz Bonifácil era um dos principais meios de divulgação do comercio local. Ele tinha acordos com vários estabelecimentos: em troca de anúncios recebia refeições gratuitas, andava na Maria Fumaça e assistia a peças de teatro, entre outras coisas.O amor pela arte em geral, cultivado por Luiz desde cedo, era fruto da influência familiar. Seu pai, artista plástico foi quem primeiro o incentivou e como resultado o dramaturgo também pintou uma série de quadros – que ainda hoje decoram a casa da família, já foram expostos no Memorial Tancredo Neves e vendidos para vários estados do Brasil.Luiz Bonifácio faleceu em 24 de Setembro de 2015, com 75 anos. Sua importância no contexto cultural da cidade ultrapassou seu círculo de amizades e família e foi muito além do bairro onde morava. Em 2014, sua atuação foi reconhecida pela ONG Atitude Cultural, que o homenageou por seus 35 anos de produção cultural. Recentemente, o produtor local João Paulo Guimarães lançou o documentário “O Pai do GRUTSEM”. O teatro de São João del-Rei continua vivo e os filmes Luiz Bonifácio continuam sendo assistidos online – seu legado continua ativo. Produções audiovisuais com participação de Luiz Bonifácio da Silva:Filme “Seresteiros, Poeta e Boêmios”Filme “O Velório da Catifunda”Peça da Semana Santa “Via Sacra da Ladeira”Por Brenda Guerra e João Victor Militani—

Texto com informações do portal São João del-Rei Transparente, Jornal de Minas e do documentário O Pai do GRUTSEM.
Fonte: Museu Regional de SJDR

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Procura-se o fundador e coordenador do grupo, Luiz Bonifácio, as aulas eram gratuitas.
Luiz Bonifácio faleceu em 2015.


Perfil dos membros

As lideranças do Grupo são: Luiz Bonifácio e seus companheiros Flavio Costa e Benito Mussolini (in memorian)
O GRUTSEM é composto por 50 atores, os quais se encarregam de todas as funções dos espetáculos: roteiro, encenação, produção, divulgação, figurino, entre outras. Luiz Bonifácio, coordenador do GRUTSEM, afirma que o grupo estimula o desenvolvimento cultural do Bairro Senhor dos Montes, motiva as pessoas a participar de projetos sócio-culturais. “Somos vistos como pessoas de boa cultura. Estamos vendo diversos movimentos culturais nascer, isso ajuda o bairro. Todo mundo vive com mais cultura e procura a educação”. 
Vídeo Via Sacra do Senhor dos Montes . Teatro vivo da Paixão de Cristo
Semana Santa, Paixão de Cristo, fé e barroco naif nas ladeiras de São João del-Rei: GRUTSEM . Antônio Emílio da Costa

Parceiros

Atitude Cultural e Secretaria Municipal de Cultura

Histórico

Vídeo Via Sacra do Senhor dos Montes . Semana Santa Cultural 2013 . Teatro Vivo da Paixão de Cristo
Vídeo . Via Sacra da Ladeira . GRUTSEM . 2010 . São João del-Rei

A ideia da criação do Grutsem partiu do artista autodidata Luiz Bonifácio Lucas, na década de 1960, quando ele começou a buscar talentos na cidade para criar uma equipe de teatro. Desde então, o Grupo foi agregando pessoas, criando laços de convivência e motivando simpatizantes até um momento em que artistas de toda São João del-Rei participavam do Grutsem. Luiz Bonifácio chama, descontraidamente, a comunidade do Senhor dos Montes de “Hollywood” porque das aulas pioneiras do Grutsem criaram um espaço propício para o surgimento várias outras companhias de teatro. “Tenho orgulho de dizer que o pioneirismo foi do Grutsem, que começou a fazer peças aqui na mais tenra idade, fazendo com que as pessoas fossem se desenvolvendo como artistas. Quando alguém me fala que está participando de algum grupo de teatro no Senhor dos Montes, eu penso: interessante, o Grutsem que iniciou essa tradição”, conta Luiz Bonifácio.
Luiz relata que não fez curso superior de Artes Cênicas, mas procurou participar de cursos de formação teatral quando fez Letras e continuou lendo muitos livros para aprender a arte da encenação. “Tudo o que eu sabia, tentava passar aos meus alunos e muitos se tornaram bons atores, a ponto de que começamos apresentar em cidades fora de São João e começamos a fazer filmes”, lembra o criador do Grutsem.
O grupo desenvolveu suas aspirações artísticas e passou a fazer cinema. Os artistas buscaram equipamentos e começaram a filmar os escritos de Luiz Bonifácio. As gravações foram realizadas em ambientes barrocos da cidade e nos arredores de São João, aproveitando as belezas naturais dos rios e montanhas.

***



(O elenco do Grutsem muda a cada ano. O elenco acima refere-se ao ano de 2014)

Principais problemas/dificuldades da área atuante

A falta de reconhecimento pelo poder público dificulta o desenvolvimento do Grupo. Mesmo assim, seus membros buscam, na medida do possível, financiar suas produções e tentar assinar patrocínios esporádicos para a realização de suas peças.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Maior investimento na área de turismo e cultura. Uma cidade que vive da visitação de pessoas deve ter maior divulgação e amparo para receber bens seus turistas, isso inclui a limpeza das ruas, a proteção do patrimônio e o investimento nas artes.

Info

O Grupo Teatral do Senhor dos Montes promove a cultura regional em suas filmagens, lembrando os cidadãos de aspectos que devem ser valorizados, como a história de Tiradentes e a época de extração de ouro em São João.
Luiz Bonifácio afirma que o grupo estimula o desenvolvimento cultural do Senhor dos Montes, motivando pessoas a se educar. “Somos vistos como pessoas de boa cultura. Estamos vendo diversos movimentos culturais nascer, isso ajuda o bairro. Todo mundo vive com mais cultura e procura a educação”.

Tipo de sustentabilidade econômica: 
Doações, patrocínios esporádicos, investimento pessoal e verba da venda de ingressos e filmes. O Grutsem não recebe qualquer tipo de subvenção pública para manter suas atividades.

Data da coleta dos dados

03 de setembro de 2010.

Responsável pelas informações

Luiz Bonifácio da Silva

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.