São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Data de início das atividades

A Instituição foi criada através da Lei Governador Juscelino Kubitschek, em 1951 e foi inaugurado em 1953, iniciando então suas atividades.

Responsável pelo órgão/cargo

Prof. Anthony Claret Moura Neri, Diretor

Endereço

Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro, CEP 36307-340, São João del-Rei-MG

Telefone

032 3371 7672

Email

conservatoriosjdr@gmail.com

Website

www.conservatoriosjdr.com.br

Atividades/Serviços

Fotos Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Melhores Práticas: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier investe em qualidade e eficiência


Brasão do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011.
Foto: Alzira Agostini Haddad

Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade, cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.

A instituição é uma escola pública na qual ingressam crianças a partir dos 6 anos de idade, com objetivo de aprender música, através dos seus diversos instrumentos musicais. Além disso, há uma biblioteca com diversas partituras e CD´s que está aberta a todos os interessados para realização de pesquisa.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

O público alvo é bastante diversificado, compreendendo crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade, principalmente os que fazem parte de atividades musicais e culturais da cidade.

Agenda

A rica e variada agenda cultural está sempre exposta e atualizada junto ao site www.conservatoriosjdr.com.br, através da TV Campo de Minas e de jornais impressos como é o caso da Gazeta e Grafite.

Publicações

O que pode ser destacado é o fato deste conservatório ter sido o primeiro dos 12 conservatórios estaduais e, por isso, serviu e serve de referência para todos os outros, pois seus trabalhos destacam-se no Estado.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

A instituição não tem nenhuma restrição em relação ao atendimento ao cidadão, pois os ingressos são tanto crianças de 6 anos de idade até pessoas da terceira idade. O período de inscrição é sempre nos meses de janeiro e março.

No Sistema de Busca do Portal SJDRT digite Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier para ter acesso a todas as iniciativas, apresentações e eventos desta importante instituição de nossa cidade!

Perfil dos membros

A Direção do CEM São João del-Rei está a cargo do Prof. Anthony Claret Moura Neri; violinista, bacharel e licenciado pelo Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro. Seu Vice-diretor é o Prof. Mauro Santos; flautista e violinista, Licenciado pelo Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro e Bacharel em Flauta Transversal pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Gestão de Julho 2007 a Junho de 2019 e Janeiro 2023: Anthony Claret Moura Neri
Gestão de Junho de 2019 a Dezembro de 2022: Mauro André Santos

Além da diretoria: 1725 alunos/73 Professores/3 Especialistas da Educação/1 Secretária/5 Auxiliares de Secretaria/2 Bibliotecárias/9 Auxiliares de Serviços Gerais

No Cadastro de Julho de 2010, registrou-se:

Diretor e Vice-Diretor
. Profa. Salomé Viegas, flautista e pianista, Mestre em Performance Musical pela UFMG, Licenciada em Flauta Transversal pela UNInCOR e Bacharel pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

. Prof. Luciano Andrade, violonista, Bacharel e Licenciado pelo Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro.

Além da diretoria: 1700 alunos/106 professores/8 secretários administrativos/3 bibliotecários/8 auxiliares de serviços gerais

Parceiros

As orquestras são-joanenses, bandas musicais, Atitude Cultural, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Governo de Minas Gerais, que é o responsável pela Instituição.

Histórico

A inauguração do Conservatório, em princípio denominado Conservatório Mineiro de Música de São João del-Rei, se deu a 1 de março de 1953. A instalação dos cursos, com a aula inaugural, em 21 de março de 1953, no auditório da ZYI-7, Rádio São João del-Rei, proferida pelo Dr. Belizário Leite de Andrade Neto. Em 1960 passou a funcionar em prédio próprio situado na Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro.
É uma escola da Rede Estadual de Ensino, sendo, portanto o Estado de Minas Gerais sua entidade mantenedora. O primeiro diretor do Conservatório foi o Prof. Vicente Ferreira da Silva (1953-1956), sendo sucedido pelo Prof. Emílio das Chagas Viegas (1956-1959), Prof. Sílvio de Araújo Padilha (1959-1969), Dr. Pedro de Souza (1969-1977), Prof. Abgar Antônio Campos Tirado (1977-1992), Prof. Hélio Magalhães de Oliveira (1992-1994), Prof. José Eustáquio Pimenta (1994-1998), Prof. Paulo Rodrigues de Miranda filho (1998-2007), sendo o atual diretor Prof. Anthony Claret Moura Neri.
Inicialmente foi criado para dar suporte às orquestras bicentenárias da cidade: Lira Sanjoanense (1776) e Ribeiro Bastos (1790), hoje continua com este propósito, mas ampliou muito sua área de atuação, abrangendo a formação de músicos para grupos diversos como: bandas de música, grupos de câmara, de música popular, de música sacra, etc.
O Conservatório participa ativamente dos eventos comunitários locais e da região onde se localiza. A participação é efetiva quando solicitado nas Escolas, entidades públicas e privadas, comemorações cívicas e religiosas. Mantém também parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, em diversos eventos. Acredita-se que o Conservatório, com as diversas ações realizadas, possa ser considerado uma das molas propulsoras, não somente da área cultural, mas também da educacional e do lazer da região.
Fonte: www.conservatoriosjdr.com.br

***

Aula inauguiral do Conservatório . 1953
Acervo Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


2ª Audição de alunos . 03/12/1954
Coral Maior . Em Vozes da Primavera . Solista Salette M. Lopes da Silva
Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


2ª Audição de alunos  . 09/12/1954
Alunas de Piano e Canto da Prof. Dona Mercês Bini Couto
Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


Bênção do Piano . Dom Delfim, Padre Francisco Tortoriello, prefeito Nilson José Lombardi, diretor Sílvio Padilha
1966 . Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


Comemoração do Dia das Mães . 1966
Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


Construção do prédio do Conservatório . Década de 50
Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


Empregados que trabalharam na construção do prédio do Conservatório
Década de 50 . Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


Recital de Piano . Abgar Campos Tirado e Magdalena Tagliaferro
Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei


Solenidade de Formatura . Década de 1980
Na foto, Abgar Campos Tirado e Frei Seráfico
Acervo: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Fonte: Facebook/A Antiga São João del-Rei

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Segundo o atual diretor, a instituição não passa por grandes dificuldades, mas o que existem são pequenos problemas de gestão, internos, mas que são facilmente resolvidos dentro da equipe.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Faz-se necessário organizar uma agenda cultural unificada para a cidade de São João del-Rei, na qual os eventos serão melhor distribuídos e divulgado para o acesso e conhecimento de todos.
E, também, falta um apoio maior por parte do Governo Municipal em relação às bandas e orquestras do município, pois a maioria o faz por amor, pela tradição e são muito pouco valorizados.

Info

Tipo de Sustentabilidade econômica:
Por ser uma entidade estadual, a principal via de fomento é o Governo do Estado de Minas Gerais.

www.mostracem.com.br : o Conservatório promoveu o III Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais, recebendo os outros 12 do estado, possivelmente entre os dias 21 a 26 de novembro deste ano. 

Mais informações

Conservatórios de Minas Gerais preservam cultura secular do estado
 
Único estado do Brasil com ensino público de música, Minas tem 12 Conservatórios Estaduais voltados para crianças, jovens e adultos 

Patrimônio histórico da humanidade, a musicalidade típica da cultura popular mineira envolveu, ao longo de mais de 300 anos, compositores, instrumentistas e cantores de diversos espaços, como igrejas, coretos das praças, teatros, festas, bailes, saraus e serenatas em sua construção. A sonoridade versátil de Minas Gerais inspirou o ex-governador de Minas Gerais (1951 a 1955) e ex-presidente do Brasil (1956 a 1961), Juscelino Kubitschek (JK), a propor, na década de 1950, a criação de Conservatórios Estaduais de Música (CEM’s).

Hoje, Minas Gerais é o único estado do Brasil que integra o aprendizado em música na rede pública de ensino e conta com 12 Conservatórios Estaduais de Música, geridos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), localizados no interior do Estado, voltados para crianças, jovens e adultos. Atualmente, os CEM's têm 31.281 alunos regularmente matriculados. 

Os primeiros seis Conservatórios foram criados por JK nas cidades de Diamantina (1970), no Vale do Jequitinhonha, Juiz de Fora (1955) e Visconde do Rio Branco (1956), ambos na Zona da Mata, Pouso Alegre (1954), no Sul de Minas, São João del-Rei (1953), no Campo das Vertentes, e Uberaba (1967), na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A institucionalização dos Conservatórios foi realizada somente em 1961, com a entrada do governador Magalhães Pinto, quando o Estado reiniciou os procedimentos de autorização para o funcionamento das escolas. A institucionalização nos moldes atuais ocorreu em 2011.

O objetivo central do visionário JK para os Conservatórios Estaduais de Música era a ampliação da formação de profissionais e apreciadores de música envolvendo compositores, cantores e instrumentistas, buscando ampliar a cultura do povo mineiro. Agora, 65 anos depois do pontapé inicial, as escolas são uma realidade e uma opção de formação profissional - a nível médio.

Os espaços trabalham por meio de audições, exercícios práticos e concertos, possibilitam que os estudantes participem de cursos como: 1) educação e sensibilização musical, abrangendo a formação inicial na área da música; 2) formação profissional a nível médio, com canto, técnica em instrumento; 3) cursos livres, com duração máxima de um ano letivo para atender as demandas específicas de capacitação de professores e requalificação de profissionais da música; 4) oficinas de curta duração, onde são trabalhados temas e assuntos relacionados à música ou à educação musical; 5) além de atividades em conjunto, visando o incremento da produção artística e cultural local dos Conservatórios, principalmente por meio da organização de grupos musicais para apresentações regionais.

As vagas disponíveis nos CEM's são destinadas, em sua maioria, aos alunos matriculados ou egressos das escolas públicas de educação básica, com faixa etária entre 6 anos e 15 anos. Os jovens e adultos que apresentam nível de conhecimento e formação superior – em cursos técnicos ou superiores – na área da Música podem ser beneficiados em cursos livres de curta duração ou oficinas previstas nas programações de cada escola.

Os Conservatórios fundados desde a década de 1950 estão localizados nas cidades de São João del-Rei (1953) – o primeiro conservatório do Estado -, Visconde do Rio Banco (1953), Juiz de Fora (1955), Pouso Alegre (1954), Leopoldina (1956), Montes Claros (1962), Ituiutaba (1967), Uberaba (1967), Uberlândia (1967), Diamantina (1970), mais um espaço em Uberlândia (1985), e Varginha (1985). Contudo, é possível dizer que a música de Minas ecoa para muito além dos limites de nossa serras e montanhas, capaz de encantar e de inspirar novos talentos. 

Os primeiros Conservatórios 

Entre as primeiras escolas fundadas em Minas Gerais, está o Conservatório Padre José Maria Xavier, localizado na cidade de São João del-Rei, no Campo Das Vertentes. O espaço foi o primeiro a ser oficialmente institucionalizado, e em 1º de março de 1953 deu-se a instalação dos cursos e a aula inaugural. Em 1960, passou a funcionar no atual edifício, situado na Rua Padre José Maria Xavier, 164, no Centro da cidade.

Criado inicialmente para dar suporte às orquestras bicentenárias da cidade, a “Lira Sanjoanense” (1776) e a “Ribeiro Bastos” (1790), atualmente, além dar continuidade a este propósito, ampliou sua área de atuação, e agora abrange a formação de músicos para grupos diversos, como bandas, grupos de câmara, grupos de música popular e de música sacra, afirma a supervisora Cristina Moraes.

Segundo a aposentada Mariluse Ferreira de Andrade e Silva, 71 anos, o aprendizado em música é um complemento em sua formação tradicional como professora de filosofia. Ela estuda flauta transversal e teoria musical na escola. "Hoje vejo a música como um estudo que completa a formação humanista de qualquer pessoa. Como professora de filosofia ao longo da vida, percebo que a sensibilização que a música proporciona agrega na formação individual e, consequentemente, na social", observa a aluna.

Para a pianista profissional, ex-aluna e atualmente professora de piano do Conservatório de São João del-Rei, Ananda Carolina Nicolau de Almeida, 34 anos, o estudo de música na rede pública do Estado definiu sua trajetória de vida. "Entrei no Conservatório aos sete anos de idade, fui alfabetizada em música ao mesmo tempo que na escola tradicional. Sou muito grata por ter estudado no Padre José Maria Xavier, onde descobri minha vocação. Hoje leciono na escola e posso enriquecer a vida de outros estudantes e futuros profissionais", comemora Ananda.

O Conservatório participa ativamente dos eventos locais e regionais de São João del-Rei (UFSJ). Os grupos musicais participam de comemorações cívicas e religiosas em escolas e entidades públicas e privadas. Mantém parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, em diversos eventos. O Conservatório, com as diversas ações realizadas, pode ser considerado como uma das molas propulsoras da área cultural, educacional e do lazer da região.

Outro Conservatório Estadual de Música fundado - entre os seis primeiros - e uma das primeiras escolas oficialmente instituídas na década de 50 e 70, respectivamente, está o Conservatório Lobo de Mesquita, localizado na cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Em funcionamento desde 1951 e oficialmente instituído em 1971, possui vários grupos musicais, como o “Ad Libitum”, o “Lukerê”, o coral “Eny Assumpção Baracho”, o coral infantil “Chochofrê”, a “Orquestra de Cordas Dedilhadas”, a "Orquestra Experimental", e o “Grupo e Quarteto de Sax”.

Ao longo de toda sua história o Lobo de Mesquita esteve presente nos eventos culturais, religiosos, sociais e políticos de Diamantina e região, realizando projetos e ações como a “Cantata de Páscoa”, a “Apresentação da Família”, o “Concerto Lobo de Mesquita”, o concurso “Pequenos Cantores, Grandes Talentos”, o “LoboFest”, o “Concurso de Guitarra”, a “Semana Lobo de Mesquita”, o “Circuito de Corais”, o show “Missa dos Quilombos” e o “Recital de Natal”.

Sob direção de Vanessa Carballo Baracho Mota e dos vice-diretores Advânia Cardoso e Felipe Almeida, hoje a escola atende a 1.630 alunos e conta com 48 professores, uma supervisora e 12 funcionários. Os cursos de bateria, cavaquinho, contrabaixo elétrico, flauta doce, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, teclado, trombone, trompete, violão, violino e violoncelo são oferecidos ao público. 

De acordo com a diretora da escola, a importância dos Conservatórios está alinhada com o nascimento da proposta, elaborada pelo seu mentor, Kubistchek. “Os Conservatórios são importantes para levar cultura à sociedade e impulsionar o desenvolvimento dos estudantes através de uma atividade lúdica”, afirma Vanessa. 

Avanço 

No início de 2015, a Secretaria de Estado de Educação se reuniu com diretores e representantes de grupos de apoio aos Conservatórios. No encontro, foram apresentadas demandas específicas de cada unidade de ensino no interior do Estado. A nova gestão da secretaria, realizada pela secretária de Educação, Macaé Evaristo, deliberou a criação de um grupo de trabalho com participação representativa dos Conservatórios para tratar de suas especificidades.

De acordo com a diretora de Projetos Especiais dos Conservatórios Estaduais de Música, Ivonice Maria da Rocha, o grupo de trabalho ainda está em fase definições. O grupo tomará, ainda neste semestre, decisões sobre quem serão os representantes e quais políticas educacionais serão implantadas nas escolas.

A diretora aponta boas perspectivas na atuação do grupo. “Temos uma expectativa muito positiva, os Conservatórios atuam no desenvolvimento cultural de Minas e do Brasil, mas não têm sua dimensão de atuação reconhecida. Com o conhecimento das necessidades de cada escola, o grupo de trabalho poderá avaliar os quesitos individuais para o avanço da formação e da produção artística e cultural das escolas”, afirma Ivonice.

“A arte é diferenciada no sentido do avanço social, e isso gera uma disposição integral de todos os agentes do governo de Minas Gerais para solucionar as possíveis lacunas no direcionamento das escolas para o avanço", completa a diretora.

Link para fotos: http://agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galerias/minas-gerais-e-pioneira-na-formacao-em-musica-pela-rede-publica-de-ensino-basico-2/

Crédito: Divulgação/Conservatórios . 03/2015
 

Data da coleta dos dados

Julho de 2010 | Atualizados em Março de 2023

Responsável pelas informações

Ana Maria Biavati Guimarães/Equipe da Atitude Cultural (2010) e em 2023, Mauro André Santos
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.