São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Opção Saudável . Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco

Responsável pelo órgão/cargo

Responsáveis pela loja "Opção Saudável": Alzira Agostini Haddad e Eliane Agostini Monteiro | Coordenação do Espaço Cultural: Alzira Agostini Haddad

Endereço

Avenida Tiradentes e Rua Arthur Bernardes, Centro de São João del-Rei Atividades encerradas

Histórico



Imagens de Opção Saudável e o Espaço cultural "Ao Cachimbo Turco"

A loja de produtos naturais e espaço cultural iniciou suas atividades em 12/04/1983, pelas irmãs Alzira Agostini Haddad e Eliane Agostini Monteiro, onde várias palestras, pesquisas, exposições, oficinas, campanhas etc foram realizadas.
Suas instalações foram primeiramente na Avenida Tiradentes e em 1993 mudou-se para a Rua Arthur Bernardes em dois endereços: no prédio onde nasceu o Presidente Tancredo Neves, imóvel que pouco depois se destruiu em um incêndio e no sobrado "Ao Cachimbo Turco", nome da antiga loja que ocupava o imóvel erguido em 1888 na antiga Rua do Comércio, hoje Arthur Bernardes, onde se vendia material escolar, instrumentos musicais, livros. O seu proprietário, o Sr. Armando B. da Cunha não media esforços para conseguir livros, louças, partituras, todo o tipo de material - mesmo os importados, para os seus clientes.
O "Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco" foi inaugurado em 1993 com uma exposição de objetos que eram vendidos na antiga loja, emprestados pela comunidade.
"Ao Cachimbo Turco" foi uma grande referência comercial na época e um cachimbo de metal compunha a sua fachada. O mesmo cachimbo, doado pela família do Sr. Paulo Bitar, restaurado pelo artista plástico Luiz Carlos Frank, foi recolocado na fachada no mesmo dia da inauguração deste espaço cultural.
Esta inauguração contou com a apresentação de Paulo Miranda, violino e Ariel, violão, e a exposição de artes plásticas dos artistas: João Quaglia, João Bosco Marques e Fernando Campos.
Várias outras exposições de artes plásticas, de artesanato, palestras, apresentações musicais e vídeo-clips foram realizadas neste local e diversas oficinas: de alimentação natural, papel reciclado, papel machê, batik, cartões artesanais entre outras.
Espaço também para práticas de Yoga, RPG, dança e arte educação.

A loja Opção Saudável e o Espaço cultural funcionavam no mesmo espaço. Por 15 anos comercializou produtos naturais, brinquedos pedagógicos, artesanato, roupas artesanais, oferecia cursos de culinária natural anualmente.
Uma das pesquisas realizadas foi a Pesquisa Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo . Atitude Cultural / Folder com o resultado da pesquisa entregue 'a comunidade.
Esta loja e o Espaço Cultural encerraram as suas atividades em 1998.

As ações sócio-culturais continuam através da Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social.


Livro de Receitas de Alzira Agostini Haddad e Ligia Simões Coelho

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.