OGs e ONGs
Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco
Título
Data de início das atividades
Responsável pelo órgão/cargo
Endereço
Telefone
Atividades/Serviços
Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.
Imagens da Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco
A banda desempenha as atividades religiosas, participando de todos os convites da Diocese, em procissões, além de atividades cívicas, como o Desfile de 07 de setembro, e atividades sociais, como nos eventos de comemoração do Natal. Dentro do sistema educativo salesiano, o objetivo da banda é incluir o adolescente no mundo das artes e da cultura, bem como socializar, disciplinar, educar e profissionalizar. O método de educação é o sistema preventivo salesiano: dar ao jovem uma ocupação terapêutica. A base dessa educação e formar um bom cristão e um honesto cidadão. Essa filosofia é aplicada independentemente da orientação religiosa dos músicos.
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Melhores Práticas
Os projetos desenvolvidos visam a formação educacional e cultural. A banda possui uma escolinha de música que ensina 30 crianças. As aulas são ministradas todos os dias da semana, de manhã e a tarde. A intenção é preparar novos músicos para suprir a grande rotatividade que atinge a banda.
Publicações
“Coroinhas de Dom Bosco” celebra 40 anos
Associação busca patrocínio para gravar CDAAssociação de Coroinhas de Dom Bosco, ligada à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, comemora 40 anos de existência em 2012 e quer marcar a data com o lançamento de um CD e a publicação de partituras de canto gregoriano. Isso porque, além das quatro décadas de ensino litúrgico e participação ativa de adolescentes nas celebrações católicas, o aniversário irá simbolizar a tradição de levar às ruas, durante a Semana Santa, um dos poucos corais com apresentação desse tipo de música fora dos mosteiros.
O projeto da iniciativa já foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, mas precisa de apoio do empresariado para ser colocado em prática. Idealizado pela musicista e cantora lírica Elisabete Mendonça Silva, a proposta prevê oferecer cursos de dicção, Gramática Latina e Liturgia Católica, além de técnicas vocais e instrumentais para os 70 coroinhas em atividade na paróquia. Tudo isso em um período de 11 meses. "Nesse tempo cada um dos cantores desenvolveria suas habilidades e se prepararia para a gravação do CD", explicou Elizabete.
Casada com Dimas Luiz doa desenvolver a ideia dois anos atrás. Embora residindo em São Paulo há mais de uma década, a musicista que já atuou nas Semanas Santas são-joanenses como Verônica queria fazer mais pela cultura do município. O objetivo, segundo a integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, era tirar os coroinhas cantores do anonimato e dar visibilidade a um trabalho considerado inovador. "Com a divulgação do CD e das partituras, preservaremos a memória do grupo e poderemos apresentá-lo país afora. O canto gregoriano é coral de adolescentes. Esse é um. diferencial são-joanense que não pode ficar restrito à cidade", defendeu Elisabete.
Antes de ser avaliado pelo Ministério da Cultura, o projeto havia sido enviado para outros órgãos, sem receber aval positivo. "Foram meses de batalha até que ele fosse aprovado através da Lei Rouanet. Foi uma alegria imensa", disse a mentora da iniciativa. Mas o trabalho não termina por aí. "Precisamos do patrocínio de empresários ou interessados em apoiar movimentos culturais para começarmos os cursos. Estamos correndo contra o tempo para iniciarmos os trabalhos efetivamente", comentou a musicista.
A Lei Rouanet foi assinada em 1991 e permite que pessoas físicas ou jurídicas apliquem parte do Imposto de Renda devido em patrocínio de ações culturais. Além de incentivar manifestações artísticas, a organização ganha em visibilidade junto ao público. Outras informações sobre o projeto pelo e-mail betecanto@bol.com.br ou pelo telefone (O**11) 3277-1564.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 23 de Abril de 2012
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
O jovem que se interesse em participar da banda deve ter o interesse em fazer música e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino.
Perfil dos membros
A banda possui, hoje, 40 músicos, a faixa etária varia de 07 a 23 anos.
Parceiros
Atitude Cultural e Paróquia de Dom Bosco, que cede o espaço de ensaio da banda.
Histórico
A banda foi criada para proporcionar aos jovens uma educação musical e cidadã, com a preocupação de socializar, disciplinar, educar e profissionalizar. A Associação São-joanense de Assistência ao Menor (ASAM), que prepara os adolescentes para o mundo do trabalho, teve que realizar alterações legislativas para acompanhar as diretrizes governamentais. Com isso, a entidade mudou seu estatuto para que contemplasse, também, as atividades culturais e sociais de aprendizagem, dedicando-se à música e ao artesanato. Dessa forma, foi criada, dentro da ASAM, a Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco.
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Rotatividade de músicos, que deixam a banda. Não há nenhum tipo de financiamento ou apoio permanente, seja público ou privado.