OGs e ONGs
Banda de Música Theodoro de Faria
Título
Data de início das atividades
Responsável pelo órgão/cargo
Representante para contatos
Endereço
Telefone
Website
Suporte
Atividades/Serviços
Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.
Facebook da Banda Theodoro de Faria/vídeos etc
Semana da Música 30 anos . Banda Theodoro de Faria . 110 anos/2012 . artigo
30ª Semana da Música 2011 . 14 a 22 de Novembro de 2011 . Programação
Semana da Música 30 anos . Banda Theodoro de Faria . 110 anos/2012 . Alzira Agostini Haddad
Banda Theodoro de Faria espalha noite e dia música e alegria pelas ruas de São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa
30 anos de Semana da Música . Walquíria Domingues
Theodoro de Faria ensina música e preserva tradição . Walquíria Domingues
Brasão da Banda Theodoro de Faria. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011 . Foto: Alzira Agostini Haddad
Banda Teodoro de Faria . Foto Alzira Agostini Haddad
Mais fotos antigas e atuais da Banda Theodoro de Faria
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Agenda
Semana Santa
Organizadora da Festa de Santa Cecília padroeira dos Músicos
Melhores Práticas
Publicações
Edição de DVD`s nos anos de 2005 e 2006
Dados
A Banda de Música Teodoro de Faria, fundada em 1902, entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública conforme legislação municipal, e com CNPJ 19.664.655/0001-92, com sede própria situada na Rua Santo Antônio, 289, bairro Tejuco, em São João del Rei, é a responsável pela realização dos eventos da já tradicional Semana da Música de nossa cidade.
Neste ano de 2011, a Semana da Música chega a sua trigésima edição. Temos então um marco de suma importância, já que nossa cidade conhecida como Terra da Música, tem neste evento a participação de diversas instituições musicais.
É um valioso momento para a manifestação de nossa identidade musical. È também o momento propício para a divulgação da música de nossa região, estimulo aos nossos músicos e convite à comunidade para que venha a participar de nossas corporações contribuindo, assim, com a conscientização sobre a necessidade de atitudes que tenham como meta a preservação de nossa prática cultural.
E ainda, não há como contar a história de nossa cidade e região sem a que seja feita referência a sua musicalidade. Constatamos a longo do tempo a existência de grandes nomes, como os compositores: Padre José Maria Xavier, Presciliano Silva, Martiniano Ribeiros Bastos, José Lino de Oliveira França, Luiz Batista Lopez, Geraldo Barbosa entre outros e soma-se a esses compositores um vasto número de músicos cujo talento levam o nome de nossa cidade para diversas partes não só do Brasil, como também para outros países.
A 30ª Semana da Música tem como público alvo toda a comunidade de São João del Rei, mais atentos a capacidade do Teatro Municipal de nossa cidade esperamos a média de 400 espectadores por dia, o que nos levará a contar, fora da solenidade religiosa, com um público em torno de três mil e seiscentas pessoas.
Em 2011 a 30º Semana da Música integra a programação do Fim de ano e Férias Cultural, uma parceria com a Atitude Cultural. Conta com o patrocínio da Cemig Governo do Estado de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo 'a Cultura, Ministério da Cultura.
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
É necessário ter no mínimo 08(oito) anos de idade e estar matriculado nas escolas regulares de ensino.
Entre em contato para se informar sobre apresentações e contratações da Banda Theodoro de Faria.
Perfil dos membros
Presidentes anteriores:
Presidente: Francisco Antônio Valim
Presidente anterior: Juanito André Sacramento
Parceiros
Histórico
Dados do Cadastro: Histórico 2023
BANDA DE MÚSICA "THEODORO DE FARIA” | SÍNTESE HISTÓRICA
Hino da Banda de Música "Theodoro de Faria" é de autoria de Geraldo Barbosa de Sousa, letra de Antônio Gaio Sobrinho
A Banda de Música "Theodoro de Faria" foi fundada em 1902, por um grupo de músicos idealistas, sob a liderança de Augusto Theodoro de Faria e teve como seu primeiro regente o maestro José Francisco Borges, vulgo "Zé Ximba".
O senhor Augusto Theodoro de Faria esteve à frente da corporação até o ano de 1917, quando passou a direção para o maestro Teófilo Inácio Rodrigues, que com o mesmo idealismo do fundador, dirigiu até bem próximo de sua morte em 1973.
Dentre seus objetivos estão a preservação e difusão da tradição musical sanjoanense, o ensino de música em geral e a participação em festividades civis e religiosas em São João del- Rei e região, o que tem cumprido integralmente nesses 121 anos de existência, chegando ao expressivo número de mais de 200 apresentações por ano.
A longevidade de sua existência se deve ao interesse que a Banda desperta na sociedade e na Escola de Música que ali funciona, com o objetivo de formar músicos que venham compor seus quadros.
Dessa Escola pode se afirmar que tem sido um celeiro musical que tem formado músicos em tal quantidade que muitos optando pelo profissionalismo, ingressam na carreira militar e tem integrado Bandas de Música das Forças Armadas e Polícias Militares em todo o país.
Atualmente a Banda de Música "Theodoro de Faria" conta com um efetivo de 35 músicos, sob a competente regência do maestro Tadeu Nicolau Rodrigues, filho do saudoso maestro Teófilo Inácio Rodrigues, auxiliado pelos maestros Geraldo Francisco das Chagas e Aldair Geraldo.
A maciça presença de jovens, no efetivo da banda, todos frutos de sua Escola de Música, e o idealismo de todos os seus componentes, são a esperança e a certeza de continuidade da corporação.
Diretoria 2023/2024
Presidente: Marcos Aurélio de Souza
Secretário: Deosdete Nascimento de Sousa
Tesoureiro: Talisson Samuel Silva
Conselho Fiscal: Antônio Vicente de Deus
Jair dos Passos Neto
Valtenci Aparecido da Silva
INTEGRANTES DA BANDA DE MÚSICA THEODORO DE FARIA
Regentes:
1. Aldair Geraldo
2. Geraldo Francisco das Chagas
3. Tadeu Nicolau Rodrigues
Flauta:
1. Talisson Samuel Silva
Clarinetes:
1. Carlos Antônio dos Santos Dias
2. Elder Geraldo da Silva Santos (músico convidado)
3. Isamara Souza Santos
4. João Pedro de Oliveira Moura
Saxofones Altos:
1. Alessandro Cristino da Silva Santos (músico convidado)
2. Antônio Vicente de Deus
Saxofones Tenores:
1. Christian Kelly dos Santos
2. Valdecir dos Santos Braga
Trompetes:
1. Celso Arcanjo da Silva
2. Francisco Augusto Valim
3. Gustavo
4. Jair dos Passos Neto
5. Juanito André Sacramento
6. Luiz Miguel Marques
7. Márcio Reis (músico convidado)
8. Samuel Trindade Souza
Trompas:
1. João Carlos Rosa
2. Marcos do Sacramento Martins
3. Valtenci Aparecido da Silva
Bombardinos:
1. Carlos Eduardo Azevedo Santos de Souza
2. Marcos Aurélio de Souza
Trombones:
1. Aldair Geraldo
2. Antônio Fernando Ferreira
3. Geraldo Francisco das Chagas
4. Matheus Henrique Assis Gomes
5. Paulo Rafael da Costa
Contra-Baixos:
1. Deosdete Nascimento de Sousa
2. Flávio Henrique Santos Cunha
Contra- Baixo Elétrico:
1. Ricardo Antônio Alves (músico convidado)
Percussão:
1. Antônio Carlos Gonçalves
2. Glauter Martins da Silva (músico convidado)
3. Gustavo José de Sousa
4. José Camilo Benedito (músico convidado)
5. Marcos Vinícios Azevedo Santos de Sou
6. Mateus Augusto das Neves Teixeira
7. Venilton Batista Lopes
Cantores:
1. Angélica Patrícia (músico convidado)
2. Francisco Marques (músico convidado)
3. Gilberto da Silva Faria (músico convidado)
4. Léo Carvalho (músico convidado)
5. Marcos Aurélio de Souza
6. Coral da APOE da Escola de Dança e Aeróbica Gisele Ventura (músico convidado)
Professores:
1. Geraldo Francisco das Chagas
2. Tadeu Nicolau Rodrigues
***
Dados do Cadastro: Histórico de 2007
Houve uma separação na Banda de Música do Ribeiro Bastos, onde entre os músicos se encontrava Augusto Theodoro de Faria, que liderando os outros, fundou uma nova banda de música. O ano era 1902 e logo a nova agremiação passou a ser conhecida por Banda do Sr. Augusto de Faria.
Idealista, logo motivou o ingresso de novos elementos entre músicos experientes e aprendizes e esteve à frente da corporação até o ano de 1917, quando passou a direção para o músico Teófilo Inácio Rodrigues que, com o mesmo idealismo do fundador, iniciou as atividades de ensino musical prático para prover a banda de novos elementos e pelo longo espaço de 56 anos lecionou música e prática instrumental com verdadeira competência e abnegação. Dessa escola pode se afirmar que ela foi um celeiro musical que formou músicos em tal quantidade que muitos, seguindo carreira militar integraram as bandas do Exército servindo em todas as unidades militares, fazendo a Banda de Música Theodoro de Faria ser reconhecida em todo o território nacional.
Lutando com extrema dificuldade de recursos, Mestre Teófilo tudo fez para a continuidade da banda de música. Sua casa residencial passou a ser sede de ensaios, sala de aulas, arquivo musical, enfim: todo o movimento da banda estava ali concentrado, com sacrifício de melhor conforto para sua família. Com parcos recursos adquiria instrumentos musicais de segunda mão para passa- los para os aprendizes e pessoalmente ele consertava e mantinha todo o instrumental da banda, como também criava artifícios para a prática instrumental.
Ensinou música a todos os seus filhos e teve neles colaboradores eficientes, notadamente na atividade de cópias musicais e como instrumentistas, ressaltando Tadeu Nicolau e Teófilo Helvécio que também são a garantia de continuidade da existência da Banda de Música Theodoro de Faria.
No ano de 1954, foi oficializado o nome da banda, elaborado o Estatuto e pelo incentivo e apoio do então Pároco do Pilar, Monsenhor Almir de Resende Aquino, os componentes da banda tiveram o seu primeiro uniforme, com o apoio da comunidade.
A oficialização do nome da banda para Banda de Música Theodoro de Faria foi atendendo um pedido do Mestre Teófilo que participou da corporação desde o princípio.
A partir de 1954, tendo a banda uma diretoria; novos rumos foram tomados e, entre eles, o de se construir uma sede própria, para o que todos os componentes se uniriam e envidaram esforços, adquirindo um terreno à Rua Santo Antônio. Ressalta- se a dedicação e empenho de dois componentes da banda – Waldemar Veridiano da Silva e Henrique Clemente Fernandes – que muito fizeram para tornar realidade a construção da sede própria.
Ainda sem recursos e com mínimo apoio institucional, construiu- se a sede; e em 1967 estava pronta e para ali se transferiram os ensaios e a aula de música.
Em 1973, assumiu a direção da banda Oscar Gonçalves Filho como regente e Tadeu Nicolau Rodrigues, filho do saudoso Maestro Teófilo, dando continuidade aos trabalhos de ensaio musical, ampliando o número de musicistas.
Um dos fatores de suma importância é o curso de música ministrado na Banda de Música Theodoro de Faria. As aulas são sempre de modo individual o que facilita o aprendizado da forma mais prática possível. Aliada às primeiras noções teóricas da leitura rítmica e solfejo, inicia- se o da técnica instrumental. Assim, rapidamente, os meninos e jovens passam logo a integrar a banda de música. Dessa escola têm saído expressivos valores musicais que também passam a integrar as orquestras sacras de São João del- Rei, a Sociedade de Concertos Sinfônicos e as outras Banda de Música da cidade e região.
A maior atividade da Banda de Música Theodoro de Faria é a de abrilhantar com sua música as solenes procissões, ponto culminante das festas e solenidades religiosas sanjoanenses, para o que há um vastíssimo repertório de marchas procissionais – festivas e fúnebres – evidenciando- se as belíssimas e bem elaboradas marchas festivas compostas por José Lino de Oliveira França, notável instrumentista, mestre e compositor.
O rico e vasto repertório da corporação, é importante parte da história musical de São João del- Rei, estando nele concentrado inúmeras composições de autores sanjoanenses que atestam o excelente nível musical atingido pelos músicos que ali militaram.
Atualmente a Banda de Música Theodoro de Faria conta com um efetivo de 54 músicos predominando a maioria de jovens, que são a esperança e a certeza de continuidade da corporação pois são os frutos da escola de música e do idealismo de todos os componentes. E é composta pela seguinte diretoria para o biênio 2007/ 2008
Graças ao apoio do Governador Aécio Neves Cunha e da Fundação Banco do Brasil, com a doação de instrumentos e de dois conjuntos de uniformes a banda tem tomado um novo impulso, e está havendo um maior envolvimento da comunidade sanjoanense no sentido de apoiar e ajudar a coorporação
Presidente: Juanito André Sacramento
Vice- Presidente: Alan Lima
1ª Secretária: Tadeu Nicolau Rodrigues
2º Secretário: Antônio Vicente de Deus
1º Tesoureiro: Deosdete Nascimento de Sousa
2º Tesoureiro:Valdir José de Sousa
Conselho Artístico e Fiscal: Antônio Marcos do Nascimento; Geraldo Francisco das Chagas; Eliane Mara dos Santos.
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Info
Letra: Antônio Gaio Sobrinho
Música: Geraldo Barbosa de Souza
Composto em 1992
Salve Banda de todos querida
Parabéns nós cantamos-te pois
A cidade tu enches de vida
Desde mil novecentos e dois.
Quando passas levando harmonia
Entre alas, as rezas e os sinos
São penhores de nossa ufania
Teus dobrados, tuas marchas, teus hinos.
Despertar entre os jovens os dons
Pela música esta é tua missão
E nesta arte divina dos sons
És o orgulho fanal de São João
Nas retretas, desfiles, serestas
Tua presençá foi sempre alegria
Eis porque te cantamos em festas
Salve Banda Theodoro de Faria!