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Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem . Jomtien . 1990
Coleção Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz . UNESCO
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Cursos de graduação à distância UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei
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Da Cultura à Transformação Social: Seminário
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Esporte, educação e cidadania
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São João del-Rei terá unidade do Cândido Tostes - ILCT
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Mais informações
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São João se destaca em resultados do Proalfa
Por Gazeta de São João del-Rei em 26/04/2014

Os níveis de alfabetização e letramento dos alunos da rede pública em São João del-Rei bateram recordes em 2013 e cresceram, em média, 5,6 pontos no grau de proficiência em comparação a 2012. A conclusão é resultado do último exame ligado ao Programa de Avaliação de Alfabetização (Proalfa) aplicado em 29 escolas com participação de mais de mil crianças matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental.

Exame é aplicado anualmente para crianças com idades entre 8 e 9 anos. Resultados motivam professores e alunos - Foto: Gazeta
Exame é aplicado anualmente para crianças com idades entre 8 e 9 anos. Resultados motivam professores e alunos – Foto: Gazeta

Na avaliação ligada às competências de Língua Portuguesa aplicada no final do ano passado, o desempenho das instituições de ensino são-joanenses superou a média de Minas Gerais tanto nas instituições estaduais (com 619,4 pontos gerais e 633,4 locais) quanto nas municipais (com 568,2 gerais e 689,8 locais). Além disso, segundo comparativo divulgado pela Agência Minas, o município conquistou o segundo melhor desempenho entre as regionais do Campo das Vertentes.

Ações
Para a diretora da Superintendência Regional de Ensino (SRE) em São João del-Rei, Maria Aparecida Mendes, os resultados das instituições de ensino são-joanense são consequência de esforços coletivos da comunidade escolar, além da aplicação e gestão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), do Governo de Minas. “Cada vez mais temos insistido em ações integradas, na participação da família nas atividades educacionais, por exemplo. Além disso, temos buscado mapear e conhecer melhor cada estudante. No caso do PIP, ele se baseia no acompanhamento individualizado de cada aluno, no diagnóstico de cada necessidade e no atendimento de cada demanda educacional. Esse tratamento pessoal faz toda a diferença no desenvolvimento dos alunos”, comentou.

O grau de participação das instituições assistidas pela SRE também foi motivo de destaque. Na edição mais recente do Proalfa, mais de 97% dos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental prestaram o exame em São João. Número que superou novamente a média estadual, de pouco mais de 90%.

Destaques
De acordo com números do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), a Escola Estadual Idalina Horta Galvão, no Bairro Senhor dos Montes; e a Escola Municipal Maria Teresa, no Centro, tiveram os melhores desempenhos registrados em São João del-Rei. A primeira conseguiu índice médio de 698, enquanto a segunda obteve resultados de 689,8. A Escola Estadual Aureliano Pimentel, na Avenida Leite de Castro e a Escola Municipal Bom Pastor vieram logo depois, com 676,4 e 660,8 pontos cada.

Todas superaram os índices estaduais. No entanto, segundo o diretor educacional da SRE, Dêner Reis, um dos maiores méritos foi a melhora no rendimento de cada instituição. A Idalina Galvão, por exemplo, impulsionou os resultados do Proalfa em mais de 58 pontos em relação ao exame de 2012. “Quando alcançamos resultados como este não só apontamos que nossos alunos estão lendo e escrevendo antes dos 8 anos de idade, como também mostrando que essas crianças são capazes de se superar ano após ano”, frisou.

Exatamente por isso, a SRE diz que já começa a se preparar para o Proalfa em 2014, mas sem negligenciar as atividades da agenda escolar de 2014. Uma delas é o “Dia D” marcado para o período entre 14 e 17 de maio, no qual os resultados do exame em 2013 também serão colocados em pauta junto à comunidade para traçar novos planos voltados aos desempenhos em sala de aula.

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Senac Minas inaugura unidade em São João del-Rei
Por Gazeta de São João del-Rei em 27/07/2013

As aulas das primeiras turmas da unidade Senac de São João del-Rei começam no dia 5 de agosto e as inscrições já estão abertas. A unidade foi inaugurada no dia 23 de julho e funciona na Rua Marechal Deodoro, nº 131, Centro.
Laboratório de venda em São João é o 1º a ser implantado em MG

A novidade para a sede em São João fica para o Laboratório de Vendas, o primeiro a ser implantado no Senac-MG, que foi destacado pelo diretor de escola do Senac de São João del-Rei, Heider Diniz Rocha. “Esse laboratório é um sonho antigo do SindComércio. É um espaço onde as pessoas podem vivenciar o ambiente de uma loja para treinar o dia a dia de um estabelecimento comercial. Atendendo a um pedido do Wainer Haddad, implantamos o primeiro Laboratório de Comércio do Senac de Minas Gerais. Tudo o que  os alunos aprenderam em sala de aula, poderão aplicar no laboratório”, afirmou.
A sede irá oferecer, a princípio, 11 cursos do Programa Senac de Gratuidade nas áreas administrativa, turística, de Saúde e de Imagem Pessoal. Entre as opções pagas, serão oferecidos 32 cursos de capacitação nos segmentos de Beleza, Comércio, Design, Gestão, Hospitalidade, Idioma, Informática, Saúde e Turismo. Mas conforme Rocha, a equipe já estuda a implantação de cursos técnicos e de pós-graduação até o princípio do próximo ano.
Além do investimento em infraestrutura, a inauguração do Senac irá gerar novas vagas de emprego em São João del-Rei. Foram admitidos dez profissionais para a equipe administrativa e em torno de 20 novos orientadores de cursos serão selecionados.
Segundo o diretor regional do Senac Minas, Luciano de Assis Fagundes, uma das premissas da Fecomércio é a interiorização. “Fazer com que as nossas atividades cheguem em todos os 853 municípios do Estado, seja através das unidades fixas como a que está sendo inaugurada em São João ou por meio das carretas móveis. A unidade de São João é inaugurada com uma nova metodologia, uma visão mais moderna, mais humanizada para que nossos alunos tenham oportunidade de se sentir parte integrante da unidade”, comentou.

Segundo o secretario municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Pedro Leão, a sede própria do Senac em São João irá fortalecer a rede de organizações e entidades ligadas à questão do empreendedorismo e do turismo. “O município ganha muito com essa sede, já que a instituição é reconhecida nacionalmente. Os cursos ofertados pelo Senac também serão uma facilidade para a qualificação profissional dos são-joanenses em uma época em que todo o país irá receber turistas de todas as partes do mundo a partir do ano que vem com a Copa do Mundo”, disse.
Instalada em um antigo hotel da cidade, a unidade do Senac tem três andares e capacidade para atender até mil alunos. No local haverá quatro laboratórios, que serão usados para as áreas de Beleza e Imagem Pessoal, Saúde e Informática. Um deles irá funcionar como um salão-escola, equipado com 18 cadeiras de cabeleireiro, penteadeiras e  cadeira para lavagem de cabelo, além de outros equipamentos e acessórios.

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Teatro ensina novo acordo ortográfico
Por Gazeta de São João del-Rei em 29/06/2013

Alunos dos ensinos Fundamental e Médio de São João del-Rei e Tiradentes, com idade entre 11 e 17 anos, tiveram a oportunidade de revisar as normas do Novo Acordo Ortográfico de uma maneira bem diferente com o projeto Na ponta da língua. Através de uma peça teatral que combina elementos como música, dança e fantoches, os estudantes puderam relembrar as novas regras ortográficas de maneira lúdica. “Nosso público-alvo são os pré-adolescentes e adolescentes, mas é claro que, se sobrar espaço, alunos de outras séries podem participar”, disse a coordenadora da iniciativa, Janaína Ercolin. Peça teatral esteve no Polivalente, em Matosinhos, no dia 24/06/2013.

Ensino alternativo
Cada apresentaçã é feita para 250 alunos. Apesar de o Acordo Ortográfico da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ter entrado em vigor há quatro anos, em janeiro de 2009, até hoje as dúvidas em relação às mudanças permanecem. “Às vezes os professores vêm falar com a gente agradecendo e dizendo que através de uma forma lúdica é muito mais fácil para eles ensinarem. Acho que as pessoas entendem de forma mais prática através do teatro”, disse Janaína.
Na segunda-feira, 24, a Escola Estadual Governador Milton Campos (Polivalente) recebeu três apresentações da peça. “Esse e outros projetos estão sendo viabilizados no intuito de que haja aprendizagem de forma dinâmica, criativa. É uma parceria que temos com o SESI/Senai e todo ano trazemos uma coisa diferente para eles. Dessa vez foi o Na Ponta da Língua, mostrando como a reforma ortográfica em geral pode ser vista de forma mais lúdica”, disse a diretora da instituição, Adriana Leitão, destacando a complexidade da Língua Portuguesa, independente do acordo.
Para a aluna Aadany Safira de Oliveira, a apresentação ajudou bastante a entender as mudanças. “Eu achei bem interessante. Eles transmitiram uma coisa boa pra gente e deram vários exemplos para compreendermos melhor, de uma forma bem humorada”, afirmou.

Trajetória
O projeto é uma iniciativa do sistema SESI e já beneficiou mais de 30 mil alunos. “Já fizemos apresentações em Goiás, na Paraíba, no Mato Grosso do Sul e, agora, pela segunda vez, estamos em Minas Gerais”, explicou Janaína.
Além de São João del-Rei e Tiradentes, Barbacena também recebeu o projeto na última semana e, nos próximos dias, será a vez de Mariana, Ouro Branco e da região metropolitana de Belo Horizonte. “Depois paramos para as férias escolares e voltamos, mas ainda não sabemos as cidades”,  explicou a coordenadora do Na ponta da língua.
Ela ressaltou ainda que o projeto atende tanto escolas do SESI quanto instituições municipais e estaduais. Quem  se interessar em receber a apresentação deve entrar em contato através do site www.napontadalinguaportuguesa.com.br ou através da Gerência de Cultura do SESI-MG pelo telefone (0**31) 3241-7181. O pré-requisito, segundo Janaína, é que a escola tenha uma quadra coberta, onde será montado o teatro.
Quem não viu a apresentação pode acessar uma cartilha explicativa sobre as novas regras ortográficas, além de músicas e vídeos, na página oficial da iniciativa.

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Região pode ter Ensino integral ampliado

Por Gazeta de São João del-Rei em 15/06/2013

O número de escolas em tempo integral deve ser ampliado na região. Esse foi o principal resultado da reunião do Comitê Regional Central do projeto Governança em Rede. Realizada nesta semana em São João del-Rei, a iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), busca a integração das políticas públicas.
“A ideia é chegarmos às regiões e nos reunirmos com responsáveis por diversas áreas como educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento social que estão executando políticas públicas para discutirmos no mesmo espaço os projetos que estão desenvolvendo e buscar um trabalho de forma integrada. Detectamos que isso é muito benéfico para o cidadão”, afirmou o gerente do Governança em Rede, Leonardo Carvalho Ladeira.
Reunião do projeto Governança em Rede realizada pelo Governo de Minas em São João del-Rei.

O gerente destacou ainda que, apesar da possibilidade de ampliação, algumas escolas estão com vagas ociosas. “O Governo já tinha previsto um aumento de recursos para investir no tempo integral, mas há vagas disponíveis porque alguns pais não concordam que os filhos fiquem nas instituições o dia inteiro. Estamos discutindo quais e se existem outros motivos para definirmos como vamos trabalhar essa questão”, comentou.
Durante o encontro foram apresentados os dados da região para que todos os órgãos envolvidos possam verificar a melhor maneira de desenvolver seus projetos. “São João del-Rei está inserida na região Central que foi dividida em três devido à sua extensão. Ao todo são 158 municípios. Fizemos uma primeira reunião na região de Curvelo, depois em Sete Lagoas e agora estamos em São João”, disse Ladeira.

Região Central
Com 158 municípios e população de 6,9 milhões de pessoas, a Região Central possui o maior valor do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas, com R$166 bilhões em 2010, o equivalente a 47,5% do total do Estado.

O projeto
O Governança em Rede foi instalado pelo Governo de Minas em 2011 e possui dez comitês que abrangem e estão em funcionamento em todo o Estado, gerenciados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Os comitês são integrados por representantes do Governo do Estado com atuação nas regiões, como gestores locais das secretarias e órgãos das áreas de saúde, educação, segurança, agronegócio, transportes e obras, entre outros.
Nas reuniões são debatidos temas importantes, considerados prioritários para a região, e que poderão ter uma atenção especial, além de acompanhamento do Governo de Minas, por meio dos projetos e programas que o Executivo Estadual já desenvolve em todo território mineiro.

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Governo de Minas divulga documento que tira dúvidas e mostra avanços da Educação no Estado

Material aborda temas como o piso nacional, jornada de trabalho, educação física no Ensino Fundamental, entre outros pontos

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão divulgaram, nesta semana, um documento com perguntas e respostas para tirar dúvidas com relação à Educação no Estado. O material aborda temas como o piso nacional da educação, a jornada de trabalho do professor da rede estadual, a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre outros pontos. Além disso, traz infográficos que mostram os resultados e a evolução dos indicadores da Educação de Minas Gerais.
O documento demonstra, por exemplo, que Minas Gerais garante aos professores da rede estadual salários muito acima do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o valor inicial do salário do professor com graduação (nível mínimo para ingresso na carreira) é de R$ 1.386 para uma jornada de 24 horas semanais – o que significa que Minas paga a seus professores, com licenciatura plena, salário inicial 47,42% superior ao piso nacional.
Outro ponto que ainda gera dúvidas e que é abordado minuciosamente no documento é a jornada de trabalho dos professores da rede estadual. Além de explicar as vantagens da lei que regulamentou em Minas a jornada de trabalho que destina 1/3 do tempo (8 horas) para atividades extraclasse e os outros 2/3 (16 horas) em sala de aula, o documento esclarece as particularidades da jornada do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
São tratados ainda temas como processo de concessão de aposentadoria, demanda e oferta de vagas do Ensino Médio e a abrangência dos principais programas do Governo de Minas para a Educação.
Para conhecer o documento na íntegra, com todas as perguntas e respostas sobre a Educação em Minas, é só acessar o portal da Agência Minas. O endereço é http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/governo-de-minas-divulga-documento-que-esclarece-duvidas-e-mostra-avancos-da-educacao-no-estado/

Marcílio Lana
Coordenador da Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Educação . Governo de Minas Gerais. (31) 3915-3671/9737-4146
https://www.educacao.mg.gov.br
. http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs . http://www.facebook.com/educacaominas

Fonte: Agência Minas . Junho de 2013

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O patrimônio da histórica cidade de Tiradentes está recebendo investimentos. Isso porque o Instituto Histórico e Geográfico (IHG) da cidade, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), obteve recursos de R$3,9 milhões provenientes do respaldo financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa verba será destinada para um projeto de Educação Patrimonial, a elaboração de um Plano Diretor para o município e a iniciativa de restauro da Igreja de São João Evangelista.
Segundo o presidente do IHG tiradentino, David Nascimento, o procedimento para a requisição da verba foi realizado mediante assinatura de um contrato com proponentes e o BNDES. A partir daí, foi encaminhado um pedido ao banco que, após aprovar o projeto, enviou uma minuta de contrato, contendo ações já estipuladas. Nascimento explicou que é realizado um cronograma de desembolso, explicitando gastos previamente agendados. De acordo com o presidente do instituto, o valor total será enviado por parcelas e, até o presente momento, já foram liberados R$780 mil.

Atividades
As três obras previstas pelo planejamento acontecem simultaneamente e cada contrato é feito com previsão de um ano, com a possibilidade de que sejam realizadas possíveis alterações. Um dos fatores colocados em pauta na proposta é a conscientização da população tiradentina. O Projeto de Educação Patrimonial visa trabalhar com os moradores de Tiradentes por meio de oficinas voltadas para os diferentes segmentos populares. “É importante conscientizar para que não haja a necessidade de intervir com restauração”, frisou Nascimento, lembrando que a iniciativa terá durabilidade de dois anos e deverá resultar na publicação de dois livros.
A segunda ação será a elaboração de um Plano Diretor para a cidade de Tiradentes. Para sua realização foi assinado, no dia 3 de abril, um contrato com a Fundação João Pinheiro. Dias depois, ocorreu a liberação da quantia de R$20 mil. Dinheiro que, segundo Nascimento, foi destinado para a mobilização da equipe. Já a Igreja de São João Evangelista contará com a restauração completa do monumento por meio da manutenção de dois segmentos: os elementos artísticos, que englobam itens como imagens, altares e retábulos; e os componentes da parte civil, em que serão reestruturados elementos como telhados, forros e pisos.

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Projeto Um computador por aluno: Tiradentes integra projeto do Ministério da Educação

O projeto Um Computador por Aluno (UCA) chegou a Tiradentes e deve beneficiar estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto prevê a entrega de mais de 150 mil computadores portáteis a 300 escolas distribuídas em cidades de todo o país. Tiradentes é a primeira delas e já começou a receber as 1.367 unidades que devem garantir a inclusão digital e contribuir para o aprendizado de crianças e jovens.
Os números foram fornecidos pela secretária municipal de Educação, Magda Amália Marostegan. De acordo com ela, os laptops serão distribuídos nas sete escolas municipais e uma estadual presentes na cidade, e poderão ser utilizados por alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio dessas escolas. “A zona rural se inclui nesta ação e também vai ser beneficiada. Isso graças à internet que já chegou a todas as regiões do município com a implantação do projeto Tiradentes Digital, em 2006”, lembrou Magda. Os professores devem ser beneficiados pela novidade tecnológica.
A ideia, segundo o Ministério, é avaliar o impacto do uso das tecnologias da informação sobre o nível educacional. Proposta que para a secretária de Educação já é sinônimo de ganhos expressivos no âmbito do município. “O computador tem sido uma ferramenta muito atrativa, capaz de despertar o interesse, motivando e incentivando as crianças a estudarem. Para os professores, a presença dos computadores também tem garantido aperfeiçoamentos como a possibilidade do acesso a novidades em tempo real”. Resultados que ainda podem ser confirmados a partir da observação de outros aspectos. “Em nosso município não temos registrado casos de evasão escolar, o que também pode ser atribuído à utilização dessas tecnologias já que nossas escolas já contavam com laboratórios de informática antes dos laptops”, ressaltou Magda.
Pelas normas definidas pelo MEC, cada aluno deverá ter acesso a um laptop educacional que possui capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, 512 megabytes de memória, tela de sete polegadas, além de ser equipado para conexão à internet sem fio. Os equipamentos ainda possuem garantia de um ano e sistema de segurança especial, que desativa seu funcionamento caso a máquina fique muito tempo fora da escola só podendo ser reativado quando a mesma retornar à instituição.
“Em um primeiro momento, os alunos só poderão usar os laptops nas escolas, porque são máquinas diferentes e é preciso que eles passem por uma fase de capacitação. Os professores também vão ter preparo para lidar com as novas ferramentas. Só depois os estudantes poderão levá-los para casa”, informou a secretária de Educação destacando que a infraestrutura necessária para receber os computadores, como a colocação de armários, já foi preparada pela secretaria.
Segundo o MEC, Tiradentes e as outras cidades que receberão os computadores do UCA foram definidas pelas secretarias de educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 24/04/2010




EM MINAS GERAIS

 

Pesquisa por Amostra de Domicílios em Minas Gerais (PAD-MG) . FJP e Banco Mundial Bird - domicílio; características dos moradores; educação; saúde; trabalho; rendimentos; gastos individuais, e juventude
Site disponibiliza arquivos multimídias para educação
Escolas de excelência

Educação apresenta dados que revelam melhoria nos níveis de proficiência dos alunos em Minas
Nesta terça-feira (18), secretária Ana Lúcia Gazzola divulgará novos resultados do Proalfa, segundo os quais 92,3% dos alunos mineiros com oito anos já sabem ler, escrever e interpretar textos 

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, realiza nesta terça-feira (18), às 10h, na Cidade Administrativa, entrevista coletiva para anunciar os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2013, aplicado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
As avaliações de 2013 comprovam que 92,3% dos alunos de oito anos de idade da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais estão no nível recomendável de alfabetização e letramento, ou seja, sabem ler, escrever e interpretar textos com desenvoltura. O resultado é histórico. Desde o início da aplicação do Proalfa, em 2006, é primeira vez que o patamar dos 90% foi atingido e ultrapassado.
Os dados mostram ainda um crescimento expressivo de cinco pontos percentuais no nível recomendável de proficiência em língua portuguesa dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública estadual na comparação com os resultados de 2012 (87.3%). Mas se compararmos com o primeiro resultado, em 2006, o salto é ainda mais expressivo. Naquele ano, o Proalfa verificou que o percentual de alunos no padrão recomendável de leitura era de 48,6%. 

O Proalfa é um sistema de avaliação desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O programa avalia as habilidades e competências de leitura e escrita dos alunos mineiros nos três primeiros anos do ensino fundamental. É o CAEd que aplica os testes nas escolas e consolida os dados. As provas são aplicadas em todas as escolas da rede estadual e também são oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) a todas as redes municipais de ensino mineiras.

Coletiva de Imprensa: Divulgação dos resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2013.Data: Terça-feira  - 18/02/2014
Local: Cidade Administrativa – Prédio Minas - 11º andar – Sala 06 . Horário: 10h  

Outras informações: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação
Tel: (31)3915-3670 / 3915-3671 / e-mail: acs@educacao.mg.gov.br

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Reinventando o Ensino Médio chega a todas as escolas estaduais

Anúncio feito pelo governador Antonio Anastasia tem o objetivo de levar novo modelo a todas as escolas da rede estadual que oferecem esse nível de ensino 

Minas Gerais, mais uma vez, demonstra seu pioneirismo no campo da educação, ao propor a universalização do Reinventando o Ensino Médio, programa que busca aproximar do mercado de trabalho, por meio de disciplinas profissionalizantes, alunos do ensino médio. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20/05) pelo governador Antonio Anastasia, durante a abertura de evento, no Minascentro, em Belo Horizonte, para mais de 2 mil diretores de escolas estaduais, que receberão capacitação durante três dias.
Para o governador de Minas, é preciso que o Estado dê mais atratividade ao ensino médio, despertando no aluno sua vocação profissional. Segundo Antonio Anastasia, o ensino médio, neste momento, deve ter uma atenção especial. Além de enfrentar a questão da evasão escolar, o programa também atua na melhora da qualidade do ensino.
“Conseguimos reduzir de maneira bastante veemente a evasão. Mas ela ainda preocupa muito no ensino médio. E, mais do que isso, nos preocupa a qualidade. Por isso, esse projeto é ambicioso e pretendemos oferecer aos nossos alunos uma alternativa para sua pré-profissionalização. Despertar neles vocação, dar a eles mais um apoio no mercado de trabalho”, disse.
O Reinventando o Ensino Médio, já implantado como piloto em 133 escolas da rede pública estadual, será universalizado, a partir de 2014, quando será levado a todas as escolas estaduais que têm esse nível de ensino. A universalização faz parte da estratégia do Governo de Minas de consolidação da qualidade da educação pública do Estado. Somam-se a essa iniciativa, a ampliação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), o compartilhamento de sua metodologia para as redes municipais de ensino e a criação da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, a Magistra.
O objetivo é transformar a estrutura curricular, propondo uma relação entre o mundo da escola e o mundo do trabalho. Para isso haverá flexibilização curricular, implantação de temas transversais, realização de atividades extraclasse e extraescola, uso intensivo de tecnologias de informação e, principalmente, a integração de áreas de empregabilidade ao Currículo Básico Comum (CBC) do estudante. Dentro do novo modelo, as estratégias didático-pedagógicas visam contribuir para o desenvolvimento dos alunos, incentivar a continuidade dos estudos ou para aproximar os estudantes do mundo do trabalho. 

Mudança de paradigma

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzolla, o programa é único no Brasil e demonstra mais uma vez o pioneirismo de Minas na área educacional.
“O programa Reinventando o Ensino Médio é hoje o melhor e o único programa integrado, sistêmico que fará, de fato, uma mudança de paradigma de modelo no ensino médio no país. Não há similar no Brasil. Nenhuma outra secretaria está implementando um programa tão ousado, tão arrojado e já com indicadores tão positivos, como este. E os diretores e diretoras de escola, abraçando este programa, darão às gerações que se seguirão às atuais um verdadeiro legado. Entregaremos aos jovens e adolescentes de Minas Gerais um programa que faz sentido, um ensino médio que terá significado para suas vidas”, afirmou.
Cada escola passará por adequações na infraestrutura, incluindo implantação ou modernização de laboratório de informática com, pelo menos, 20 computadores e conexão de internet, com investimento de R$ 26 mil por escola. Ainda este ano, cada professores do ensino médio vai receber tablet educacional de sete polegadas. Serão 62.541 tablets, com investimento de R$ 17,4 milhões em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os diretores de escolas estaduais também vão receber um tablet, com investimento do Governo de Minas de R$ 1,7 milhão.
ó em 2013, para a realização do programa nas 133 escolas, o investimento do Governo do Estado é de mais de R$ 30 milhões, além dos gastos com pessoal. A estimativa é de que, em 2014, sejam investidos cerca de R$ 120 milhões na universalização do Reinventando, incluindo capacitações e equipamentos.
Durante a cerimônia, o governador Antonio Anastasia e a secretária Ana Lúcia Gazzolla entregaram um tablet ao diretor da escola Estadual Governador Milton Campos, Jefferson Gonçalves Pimenta.
Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia destacou os avanços na área da educação. Minas Gerais está em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano). No ensino médio, a rede estadual é a terceira melhor do país. Recentemente, pesquisa da Fundação Lemann demonstrou que Minas Gerais concentra a maioria das escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade, dentre aquelas que atendem a alunos de baixo nível socioeconômico. Das 215 escolas públicas selecionadas, em todo Brasil, 109 delas estão localizadas no estado.
Para Antonio Anastasia, os resultados são considerados excepcionais, pois Minas Gerais é um estado heterogêneo, “que guarda ainda dentro de nossas fronteiras maiores desigualdades regionais”.
“É algo excepcional, quase revolucionário. E esse motor, esse combustível, se dá pelo trabalho dos diretores e diretoras, dos professores, das professoras, dos pais, dos especialistas, dos servidores técnico-administrativos, de todos que se dedicam à comunidade educacional de nosso Estado, em Minas Gerais”, disse. 

Novo modelo

Com o Reinventando o Ensino Médio os estudantes terão a oportunidade de contato com disciplinas que abordam conteúdos ligados ao mundo do trabalho. As escolas poderão escolher três entre dez opções de áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada; Empreendedorismo e Gestão; Meio Ambiente e Recursos Naturais; Tecnologia da Informação; Turismo; Estudos Avançados em Ciências; Estudos Avançados em Linguagens; Estudos avançados: Humanidades e Artes; Desenvolvimento Agrícola e Sustentabilidade; e Saúde: Familiar e Coletiva. Atualmente, os alunos das escolas que já receberam o Reinventando o Ensino Médio contam com sete áreas de empregabilidade.
As disciplinas ofertadas nessas áreas não são profissionalizantes, mas reforçam a base cognitiva dos estudantes, beneficiando a perspectiva para futura atuação no mercado. Em função dos novos conteúdos, a carga horária do ensino médio será ampliada de 2,5 mil horas/aula nos três anos, para três mil horas/aula - por meio da adoção do sexto horário. 

Planejamento e preparação

Durante três dias, a partir desta segunda-feira (20/05), os diretores participarão de palestras e seminários discutindo a metodologia utilizada no Reinventando, bem como os Núcleos de Apoio Pedagógico do Ensino Médio (Napem), criados no início deste ano, para acompanhar e auxiliar as escolas na implantação do projeto, solucionando dúvidas e orientando diretores e professores. Cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado conta com, ao menos, um Napem, com dois educadores por núcleo, totalizando mais de 100 educadores atuando nos núcleos em toda Minas Gerais.
Em 2014, com a universalização, serão beneficiados cerca de 380 mil estudantes em todo o Estado, que iniciam o ensino médio. O número de alunos vai aumentar, ano a ano, até 2016, quando todos os estudantes do ensino médio estarão integrados ao novo modelo.

Alunos protagonistas

No ano passado, o Reinventando foi introduzido, em forma de projeto piloto, em 11 escolas estaduais de Belo Horizonte. Este ano, a iniciativa foi ampliada para outras 122 escolas.
Trinta e três estudantes dessas escolas estão participando na produção e execução do evento de implantação da universalização. Eles cursam disciplinas de três áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada, Turismo e Tecnologia da Informação. Os estudantes da Comunicação Aplicada farão atividades no acompanhamento do evento, como ações de cerimonial e apoio aos trabalhos de cobertura jornalística. Os alunos do Turismo vão ajudar na recepção e ambientação dos convidados e os alunos de Tecnologia da Informação terão a oportunidade de conhecer os bastidores da produção televisiva, acompanhando todo o processo de captação e transmissão do evento para internet.
Toda a programação do evento, incluindo as palestras e a programação cultural, poderá ser acompanhada ao vivo pela internet. Em parceria com a Rede Minas de Televisão, o Governo de Minas possibilitará que todos os interessados possam acompanhar a sequência de capacitações e apresentações sobre o Reinventando o Ensino Médio ao vivo pelo endereço www.educacao.mg.gov.br/aovivo.

Fonte: Agência Minas . 21/05/2013
 

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Placas com o resultado do Ideb 2011 começam a ser distribuídas para escolas de todo o Estado
Placas deverão ser afixadas em mais de três mil escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental até o início do ano letivo 

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) iniciou esta semana a distribuição das placas com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, que serão afixadas em mais três mil escolas estaduais mineiras que ofertam o ensino fundamental. O material começou a ser enviado para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) esta semana, que farão a entrega das placas às escolas de sua abrangência. 

As placas trazem o índice obtido pelas escolas naqueles níveis de ensino avaliados pelo Ideb. O índice é calculado ao fim de cada ciclo de ensino, gerando resultado para o 5º e 9º anos do ensino fundamental - que marcam, respectivamente, o fim dos anos iniciais e o último ano dos anos finais do ensino fundamental - e também há um Ideb para o 3º ano do ensino médio. No ensino médio, contudo, o índice é calculado de forma amostral e, por isso, não gera resultados por escola. 

A orientação da Secretaria é que as placas sejam afixadas em locais de ampla visualização para o público externo e interno e sem excesso de sol ou chuva. Além disso, é imprescindível que todas as placas estejam devidamente instaladas até o retorno das aulas. 

Algumas escolas estaduais de Belo Horizonte já receberam suas placas. A instalação das placas nas fachadas das escolas é feita a partir de uma parceria do Governo de Minas com o Sistema Fiemg e com o Instituto Minas pela Paz. 

Resultados na rede

Além da instalação das placas com os resultados do Ideb, os desempenhos das escolas estaduais também podem ser consultados pela internet. Está disponível, no site da Secretaria, um ambiente virtual no qual o usuário pode ter acesso aos índices obtidos pela escola de seu interesse.

O internauta deve digitar o nome da escola e selecionar a localidade e pode, então, saber qual foi o Ideb obtido pela escola em 2011. O interessado também pode verificar o Ideb da instituição nos últimos três índices (2007, 2009 e 2011) e conhecer o histórico da escola na avaliação. Para acessar os resultados pela internet basta digitar o endereço www.educacao.mg.gov.br/ideb.

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Estudo da Fundação Lemann revela que metade das escolas públicas que ofertam ensino de qualidade são de Minas

Denominado “Excelência com Equidade, o levantamento avaliou resultados de escolas que atendem 
a alunos de baixo nível socioeconômico. Das 215 instituições selecionadas, 109 são mineiras

Minas Gerais concentra a maioria das escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade, dentre aquelas que atendem a alunos de baixo nível socioeconômico. Esta é uma das conclusões do estudo “Excelência com Equidade”, pela Fundação Lemann. A avaliação foi feita com base em dados da última edição da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação.
O estudo selecionou 215 escolas que garantem o aprendizado dos estudantes mesmo em condições adversas - baixa escolaridade dos pais e baixa renda, por exemplo. Todas as instituições selecionadas são públicas e 109 delas – 50,7% do total – estão localizadas em Minas Gerais. De acordo com a pesquisa, estas instituições contribuem para que os alunos de suas regiões atinjam patamares satisfatórios de desempenho educacional.
As instituições de ensino foram escolhidas por atender a uma série de critérios. O aprendizado satisfatório de pelo menos 70% dos alunos em português e matemática, ao fim do primeiro ano do ensino fundamental (5ª série), é um dos mais representativos.
As escolas selecionadas pelo estudo também deveriam apresentar evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC - de 2007 para 2009 e de 2009 para 2011, além de ter alcançado nota mínima de 6,0 na última edição do estudo, em 2011.
“O trabalho das escolas passou a ser orientado por objetivos com foco no aprendizado do aluno. O acompanhamento contínuo, não deixando nenhum aluno ficar para trás, é outra prática presente em todas as escolas analisadas, que também puderam embasar suas ações pedagógicas em dados e informações sobre o aprendizado. Além de fazer alunos e profissionais se sentirem bem, estas escolas souberam lidar com todo o contexto familiar do aluno e do próprio entorno da escola”, conclui o estudo.
Na comparação com os demais estados, o desempenho das escolas mineiras se sobressai. O segundo estado com mais instituições de ensino classificadas no estudo é Paraná, com 31 escolas, seguido por São Paulo, com 21, e pelo Ceará, com 18.

Minas na vanguarda de Educação

A pesquisa “Excelência com Equidade”, patrocinada pela Fundação Lemann, de certa forma, confirma a posição de destaque de Minas Gerais na Educação em relação ao demais estados, conforme já foi amplamente divulgado em outras avaliações. As escolas públicas de Minas ocupam, por exemplo, o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, nas últimas seis edições da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, os alunos de Minas foram os que mais ganharam medalhas.
“É claro que esse tipo de pesquisa não é nossa única fonte para elaborar políticas públicas educacionais, mas estudos como o da Fundação Lemman vêm confirmar a efetividade dos nossos projetos e ações”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Raquel Elizabete de Souza Santos.
Sobre o foco da pesquisa, a subsecretária afirma que o Governo de Minas trabalha de forma permanente para corrigir a diferença socioeconômica nas escolas públicas.  “O que nós queremos com nossos projetos e com a política pública de educação é acabar com as diferenças e só se acaba com as diferenças investindo pesado na educação”, explica Raquel Elizabete. “Queremos que as nossas crianças da região norte do Estado, como Vale do Mucuri e Jequitinhonha, tenham o mesmo nível de proficiência e aprendizagem dos alunos de regiões mais desenvolvidas, como Triângulo e região Sul do Estado.
Para atingir esse objetivo e alcançar bons resultados, o Governo de Minas estabeleceu uma estratégia de desenvolvimento do ensino básico que articula a avaliação sistemática dos resultados e ações de natureza pedagógica. A estratégia tem garantido ao sistema de educação estadual capacidade e agilidade para realizar ajustes e intervenções e, por sua vez, vem assegurando bons resultados.
Por meio do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), a Secretaria de Estado de Educação investe na  formação continuada dos profissionais da educação e mantém uma presença sistemática de equipes nas escolas, orientando, acompanhando e capacitando os professores, especialistas e diretores de escola com foco no desempenho dos alunos.
Além disso, por meio do "Dia D – Toda a Comunidade Participando”, a iniciativa estimula a comunidade escolar a participar do processo de construção do Plano Político Pedagógico de cada instituição de ensino.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002, que tem como objetivo contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores são os grandes objetivos da instituição. Para cumprir essa missão, a instituição aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação, entre eles estimular a produção de dados e informações de alta qualidade sobre educação e disseminá-los na sociedade.
Os resultados da Prova Brasil e do estudo “Excelência em Gestão” estão disponíveis no Portal QEdu (www.qedu.org.br), que reúne dados oficiais do governo federal sobre a educação no Brasil. O site, aberto e gratuito, é mantido pela Fundação Lemann e permite ao usuário buscar informações em nível nacional, estadual, municipal e por rede escolar.

Clique aqui para conferir a íntegra do estudo Excelência com Equidade

 Fonte: Agência Minas . 13/05/2013

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Educação básica de Minas é a melhor do Brasil
O Globo, Folha, Estadão e O Tempo: educação básica de Minas é a melhor do Brasil

Os avanços da educação em Minas Gerais durante os governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia foram grande destaque nos últimos dias em jornais como "O Globo", "O Tempo", "O Estado de S. Paulo" e a "Folha de S.Paulo". Eles trazem os resultados comparativos do Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb), elaborado pelo Ministério da Educação e considerado o principal indicador da qualidade do ensino no país.
A posição de Minas no ranking nacional melhorou especialmente nos anos iniciais da educação. Entre essas medidas, está a adoção do ensino fundamental com nove anos de duração, colocando as crianças mais cedo na escola em todo o estado, uma iniciativa pioneira em todo o Brasil.
Esses resultados são motivo de orgulho redobrado para todos os mineiros. Nosso Estado tem nada menos que 853 municípios e uma enorme disparidade de desenvolvimento entre suas regiões, o que sempre foi um entrave para grandes saltos na área de educação. Agora, estamos ultrapassando Estados que historicamente exibiam indicadores positivos, como Paraná e Santa Catarina. Os números positivos do Ideb comprovam que Minas está apontando o caminho certo na área de desenvolvimento social, isto é, naqueles investimentos que trazem resultados duradouros para a população em áreas como educação, saúde e transporte, entre outras.
O GLOBO: "Minas Gerais foi o estado que teve maior avanço no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): o índice mineiro referente aos anos iniciais do ensino fundamental saltou de 4,7 para 5,6 pontos, de 2007 para 2009. O acréscimo de 0,9 ponto foi mais do que o dobro da média nacional. Minas, ao lado do Distrito Federal, lidera o ranking estadual nas séries iniciais do ensino fundamental. O Rio aparece em 10º lugar, com 4,7. O último é o Pará, com 3,6. Entre as capitais, Curitiba tem o maior Ideb nas séries iniciais do fundamental: 5,7 pontos. Logo atrás vem Belo Horizonte (5,6), e Brasília e Palmas (5,4)." (05/07/2010)

O TEMPO: "Educação básica de Minas é a melhor do país, segundo MEC. Estado supera média nacional em avaliação nacional do ensino fundamental, entre 2007 e 2009. Minas Gerais foi o Estado que teve maior melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade do ensino brasileiro. Nos cinco anos iniciais do ensino fundamental, o índice passou de 4,7 para 5,6 pontos, de 2007 para 2009, no Estado. O acréscimo de 0,9 ponto foi mais do que o dobro da média nacional, em que o Ideb subiu de 4,2 para 4,6 no biênio avaliado." (06/07/2010)

O ESTADO DE S. PAULO: "MG sobe quase 1,0 e passa a liderar ranking de 1ª a 4ª. Em dois anos, o Ideb de Minas Gerais para a 4ª série aumentou 0,9, levando o Estado da 5ª posição no ranking nacional à liderança. Das 15 cidades que mais subiram, 9 estão em Minas. A melhor delas, Clarival, aumentou sua nota em 3,9, ficando com 8,2. As escolas estaduais nessa etapa também se destacam: 77% alcançaram ou passaram a meta e 29% obtiveram nota igual ou maior que 6,0. No ensino médio, Minas subiu uma posição e hoje está em 3º lugar do País." (05/07/2010)

FOLHA DE S.PAULO: "Cidades pequenas de MG e SP se destacam. Dos cem municípios mais bem colocados no Ideb, 80 estão nos dois Estados; pesquisa inclui só redes municipais. Uma das explicações, diz pesquisador, é que Estados têm mais verba e redes de educação mais estruturadas. Pequenos municípios do interior de Minas Gerais e de São Paulo dominam a lista das cidades que têm a melhor educação pública. Das cem mais bem colocadas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no quinto ano do fundamental, 80 estão nesses dois Estados, metade em cada um. Entre elas, a maior é Formiga, a 195 km de Belo Horizonte, com 67 mil habitantes." (05/07/2010)

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Plano Decenal de Educação de Minas Gerais para o período 2010/2020

Plano foi estabelecido após debate com profissionais da educação e dirigentes municipais dos 853 municípios mineiros

O governador Antonio Anastasia sancionou, nesta quarta-feira (12/01), a lei que institui o Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais, durante reunião com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, no Palácio Tiradentes. Nele estão as diretrizes e metas da educação para o período de 2010 a 2020. Além de atender à legislação federal, o Plano Decenal orienta as ações na área para atingir as metas propostas pelo governador para que a educação seja “a mola propulsora do desenvolvimento de Minas Gerais”.
A partir de 2005, a Secretaria de Estado de Educação, em colaboração com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação - Seção MG (Undime-MG), mobilizou os 853 Municípios na construção dos planos municipais de educação. Elaborados para um horizonte de dez anos, as diretrizes, os objetivos e as metas consolidados no Plano Decenal de Educação se fundamentam em estudos de diagnóstico que traçam perfis realistas de toda a educação do Estado.
O Plano também permite vincular as políticas públicas nacionais e as necessidades e expectativas regionais. Os princípios que nortearam a elaboração do documento foram a democracia, a defesa intransigente da qualidade da educação e a consolidação da equidade e da justiça social.

Ações estratégicas
O Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais define estratégias e metas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior e Educação de Jovens e Adultos. As ações estratégicas também englobam a Educação Especial, a Educação Tecnológica e Formação Profissional, Educação Indígena, do Campo e Quilombola e Educação nos Sistemas Prisional e Socioeducativo.
O Governo de Minas também pretende investir na formação e valorização dos profissionais de Educação Básica. O Plano Decenal prevê o desenvolvimento e implementação de programas permanentes de formação continuada, em serviço, para profissionais de Educação Básica, visando ao aperfeiçoamento profissional, à atualização dos conteúdos curriculares e temas transversais, à utilização adequada das novas tecnologias de informação e comunicação e à formação específica para atuação em todos os níveis e modalidades de ensino.

Financiamento e Gestão
O Plano Decenal prevê a implementação dos princípios da gestão democrática e descentralizada, com o fortalecimento dos órgãos colegiados das escolas públicas, dos municípios e do Estado. Além do aperfeiçoamento do processo de participação dos pais e da comunidade na gestão das escolas;o Plano irá assegurar a formação continuada dos diretores, dos professores de todos os níveis de ensino, e dos dirigentes das superintendências regionais de ensino, com ênfase especial na gestão dos processos administrativos e pedagógicos.

Diálogo
O Plano Decenal prevê ainda ampliação do diálogo com os dirigentes municipais, com o envolvimento das secretarias municipais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e das entidades representativas dos profissionais de educação. O objetivo é discutir e definir políticas de cooperação mútua e execução efetiva dos objetivos e metas dos Planos Decenais de Educação dos municípios.
Também será estabelecida a política de supletividade do Estado em relação aos municípios, priorizando os de maior vulnerabilidade social. O objetivo é o de aperfeiçoar a política de cooperação entre o Estado e os municípios relativa ao programa de transporte escolar, com prioridade para a Educação do Campo.

Fonte: Agência Minas   

Mais informações:
IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Minas Gerais  

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