São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projetos de Educação e Desenvolvimento Social . São João del-Rei

Descrição

Mosaico

Quem passa pela rua Juventino Benfenatti, na Vila Nossa Senhora de Fátima pode contemplar o resultado da restauração do muro de mosaico, que retrata a São João del-Rei histórica com seus elementos como a ponte da cadeia, a maria-fumaça, casas coloniais e até as palmeiras do São Francisco. O muro de mosaico, inaugurado em 2009, no aniversário de 11 anos da Cia foi idealizado como comemoração e coordenado pelo designer e artista plástico Hélcio Queiroz, que recebeu colaboração dos membros da ManiCômicos e de moradores da comunidade para executar a obra. Ao todo 100 pessoas estiveram envolvidas no projeto de arte. A restauração foi a primeira ação da Cia. ManiCômicos, neste ano em que  ela completa 15 primaveras. E mais uma vez, com a ajuda de algumas pessoas e sob as ideias do figurinista, artista e integrante da Cia. o muro ganhou novas cores e uma nova vida.
Por Gazeta de São João del-Rei em 02/02/2013

Projeto Educação e Desenvolvimento Social

é um amplo projeto que busca desenvolver de diversas formas a educação e a sociedade. Através de trabalhos pedagógicos, fóruns e incentivo à leitura, contempla vários projetos menores voltados para a educação de crianças, jovens e adultos.
Ao mesmo tempo, incentiva uma dinâmica social e gera emprego e renda, através de coletivos de bordado e papel reciclado.
Sempre trabalhando com os princípios de Paulo freire, se baseia na prática dos valores da solidariedade e do aprendizado coletivo. Além disso, preocupa-se em oferecer uma educação cultural, patrimonial e ambiental.
Pela amplitude de seus objetivos e pela variedade de atividades, divide-se em vários projetos:

. Gabirobinhas
É um coletivo de bordados que possui como objetivo geração de emprego e renda para mulheres de Ritápolis, cidade vizinha de São João del-Rei. Através do bordado essas mulheres encontraram não só a possibilidade da independência financeira, mas também participaram de feiras em diversos municípios e venceram o prêmio UNISOL do Banco Real, recebendo recursos para a ampliação das atividades. Além disso, é oferecida aula de computação.
Parcerias: Prefeitura de Ritápolis; Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Educação de Ritápolis.
Obs: Esse projeto está em fase de instalação também em São João del-Rei, no bairro Tejuco.

. Empório do Papel
É um coletivo que trabalha com produção de papel reciclado e produtos artesanais de papel. Possui como objetivo geração de trabalho e renda para moradores do bairro Tejuco, em São João del-Rei.
Parcerias: Escola Municipal Dr. Kleber Filgueiras

. Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita em Espaços Educativos Escolares e Não Escolares
É um trabalho realizado em escolas e em projetos sociais que busca despertar o gosto pela leitura e escrita em crianças e adultos. No momento, o projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Dr. Kleber Filgueiras, na Casa Assistencial Semente do Amanhã e na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado).
Parcerias: Escola Municipal Dr. Kleber Filgueiras; Casa Assistencial Semente do Amanhã; APAC.
Obs: O projeto conta com o auxílio de uma bolsista cedida pelo PROEX – UFSJ.

. Brinquedoteca Social
Procura resgatar a importância dos brinquedos e das brincadeiras, além de oferecer um espaço onde crianças podem aprender e serem estimuladas brincando. Também realiza atividades que trazem a memória de brincadeiras tradicionais, como a pipa.
A Brinquedoteca funciona, atualmente, junto à Casa Assistencial Semente do Amanhã, mas futuramente será transferida para a Escola Municipal Dr. Kleber Filgueiras, quando as obras desta forem finalizadas.
Parcerias: Casa Assistencial Semente do Amanhã e Escola Municipal Dr. Kleber Filgueiras.

. Fórum Vertentes de Ensino de Jovens e Adultos
O Fórum das Vertentes é um encontro mensal que reúne cerca de 24 municípios da região em torno de discussões relacionadas ao ensino, realizando uma formação continuada de professores e educadores de jovens e adultos. Tenta encontrar resoluções para os impasses da área, lutar pela educação, discutir e divulgar políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos.
Reúne professores, dirigentes, secretários municipais de educação, superintendência regional de ensino e diversas outras entidades da área da educação.
Parcerias: APAE São João del-Rei; AMVER; APAE de São Vicente de Minas; Sind-UTE – São João del-Rei; Superintendência de Ensino de São João del-Rei; Incubadora Tecnológica de Coletivos Populares da UFSJ; Centro Tecnológico para o Artesanato da UFSJ.

. Sala Laboratório Paulo Freire
É um espaço, na UFSJ, onde funciona o primeiro seguimento do Ensino Fundamental para faixa etária acima de 30 anos. É também onde são realizadas reuniões sobre educação de jovens e adultos e grupos de estudo.

. Parceria com a Casa Assistencial Semente do Amanhã
O projeto Educação e Desenvolvimento Social trabalha em conjunto com a CASA, dando-lhe não só apoio, mas contribuindo efetivamente para sua realização.
CASA: http://www.saojoaodelreitransparente.com.br/organizations/view/72

Em vários desses projetos, como na Casa Assistencial Semente do Amanhã e no EJA, é ministrado um curso de Educação Patrimonial, que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do patrimônio histórico de São João del-Rei. Para isso, são realizadas atividades educativas e culturais, visitas a museus e igrejas, estudo das lendas e do folclore local.

Contato
Telefone : 032 3371 3871 e 032 3379 2439
E-mail: nejavertentes@yahoo.com.br e lucinha.ufsj@gmail.com

Histórico

A idéia de trabalhar com educação de jovens e adultos e com desenvolvimento social veio de Maria Lúcia Guimarães, através de sua experiência como professora de uma turma de adultos nas Águas Santas, Tiradentes. Na época, Maria Lúcia ajudava Dalva Signorelli, defensora árdua da alfabetização de adultos, que trabalhava sem qualquer recurso e ajuda financeira.
Após a morte de Dalva, Lúcia resolveu montar seu próprio projeto de educação, aliando-o a ações de desenvolvimento social. Assim, criou vários projetos com o auxílio da Universidade Federal de São João del-Rei, onde leciona no curso de Pedagogia.
Após algum tempo de realização de projetos sociais e educacionais, Lúcia resolveu costurá-los em um único “tecido”, criando o projeto Educação e Desenvolvimento Social. Este, também conhecido como “projeto guarda-chuva” é financiado pelo Programa de Extensão Universitária do MEC/Sesu e atende diversos setores sociais e educativos.

Produção

Curso de Pedagogia – Universidade Federal de São João del-Rei

Coordenação

Maria Lúcia Guimarães (responsável)
Maria Betânia Guimarães (responsável)
José Luiz Oliveira (membro)
Paulo Roberto Varejão (membro)

Patrocínio

O projeto é financiado pelo Programa de Extensão Universitária – PROEXT MEC/Sesu.

Parceiros

AMVER
ITCP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
CTPA
IHG
APAC
Secretaria Municipal de Educação dos municípios das Vertentes
CASA . Casa Assistencial Semente do Amanhã
Museu Regional de São João del-Rei
APAE
Superintendência de Ensino
IPHAN
Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.