São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

São Dimas terá Centro Comunitário: reforço escolar, artesanato, esporte . Parceria UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei e Projeto Maria de Barro

Descrição

O bairro São Dimas, localizado nas proximidades do Campus Dom Bosco, é marcado por problemas sociais e ambíentais que afetam a vida de seus moradores. A incidência das voçorocas, grandes crateras no solo que contribuem para o entupimento de redes de esgoto e obstrução de rios, incluiu a comunidade no Projeto Maria de Barro, que realizou a revitalização de um terreno do local, pertencente à UFSJ.

Com a recuperação desse espaço, surgiu a ideia de construir um Centro de Convivência, no qual os moradores do bairro pudessem usufruir com atividades socioeducativas e culturais.
Foi assinado, na manhã da terça-feira, 14, o contrato de construção do Centro Comunitário no bairro São Dimas, que vai contar com um salão de eventos e uma quadra de esportes, atendendo a um antigo pleito dos moradores. O convênio está dentro do espírito da Universidade, de se aproximar da comunidade São Dimas e agir na busca de melhorias das condições de vida social dos moradares desse bairro”, afirmou o reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, que pediu ao representante da construtora AHG, Gustavo César Campos Vale, vencedora da licitação, rapidez no início das obras. 

Segundo Gustavo, na mesma data a empresa iniciaria os trabalhos no bairro. O engenheiro também solicitou à Associação de Moradores do São Dimas uma lista com indicações de nomes de 12 moradores da comunidade, pedreiros e serventes, que vão participar de uma triagem para serem contratados e trabalhar na obra. 

Através do recurso disponibilizado por um deputado federal da região, a construção, orçada em R$ 303.628,34, tem previsão para conclusão em 120 dias. O espaço, além de ser utilizado para práticas esportivas, também acolherá moradores que aprenderão artesanato e terão aulas de reforço escolar, numa parceria com a UFSJ.  "As crianças da comunidade serão atendidas e poderão ter aulas particulares gratuitas, já que a grande maioria não tem condições de pagar professores de reforço e correm o risco de perder o ano” afirmou o presidente da Associação de Moradores do bairro São Dimas, Miguel Veríssimo Silva, aposentado e morador da comunidade há 32 anos. 

Miguel reconheceu a importância da realização para a população do bairro. "Tudo é feito nas capelas do bairro. Precisamos de um espaço para realizar atividades que ocupem o tempo ocioso das crianças e onde atenderemos aos adultos que poderão realizar festas familiares, como casamentos, sem precisar pagar aluguel de salões". Para desenvolver essas atividades, é imprescindível a colaboração de voluntários, como observou Miguel: "Sonhamos com a contribuição de cada vez mais pessoas", revela. 

Fonte: Tribuna Sanjoanense . 14 a 20 de setembro de 2010

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.