São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Trem Ki Voa da UFSJ conquista segundo lugar no SAE Brasil

Descrição

A Equipe Trem Ki Voa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) voou melhor em São José dos Campos (SP), no último final de semana, conquistando o segundo lugar na classe Micro da 14ª Competição SAE Brasil AeroDesign. O evento aconteceu entre os dias 1º e 4 de novembro e reuniu 88 equipes, representando 63 instituições de ensino do Brasil e inclusive do México.

Equipe Trem Ki Voa da UFSJ se destacaram em competição nacional - Foto: Divulgação

Equipe Trem Ki Voa da UFSJ se destacaram em competição nacional – Foto: Divulgação

A UFSJ marcou presença pela 13ª vez e foi representada por três equipes: duas de São João del-Rei (Trem Ki Voa – Regular e Micro); e uma de Ouro Branco/Congonhas (NoizaVua – Micro).
Em SJDR, alunos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção participam do projeto Trem Ki Voa. “Temos processos seletivos, mas também damos muito valor a quem acompanha a ideia. Quem está sempre lá perguntando e ajudando, mesmo que seja mais com a parte prática. Consideramos muito o interesse da pessoa”, afirmou a capitã da Equipe Trem Ki Voa – Micro, Talita Silva Pinto.

“Cada uma das classes da competição tinha um tipo de carga. A nossa, que era a Micro, era bolinha de tênis; a Regular era MDF e a Advanced, água. Tínhamos que projetar e construir uma aeronave para poder voar e carregar o maior peso na competição”, disse a capitã. Ela ainda ressaltou que o resultado representa três anos de trabalho duro da equipe, que construiu o avião com madeira balsa, spruce, fibra de carbono e PET.

Talita contou ainda que como não há nenhum curso especializado em Aeronáutica na UFSJ, o projeto ensina muito aos participantes. “Temos que procurar bibliografia e chegar ao nível de faculdades que têm Engenharia Aeronáutica ou cursos específicos”, comentou, lembrando que a equipe são-joanense ficou melhor classificada do que representantes de universidades com graduação em Aeronáutica.

Menção honrosa
A equipe Trem Ki Voa – Micro recebeu menção honrosa por Aeronave com menor peso vazio em sua classe, com 525 gramas. Já a equipe NoizaVua, do campus Alto Paraopeba da UFSJ, recebeu a homenagem por Excepcional apresentação.

Vencedores
Na classe Regular, a equipe Uai Sô Fly!, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi a campeã pela quarta vez. Na Advanced, quem ganhou foi a AeroRio, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Já na Micro, a vencedora foi a Céu Azul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 355 pontos, apenas nove à frente da Trem Ki Voa.

Fonte: Gazeta São João del-Rei . 10/11/12

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.