São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Programa Papo Legal: antidrogas

Descrição

Antidrogas lança programa Papo Legal em escolas públicas
Extraído de: Governo do Estado de Minas Gerais - 24 de Novembro de 2008

O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (24), o programa Papo Legal, que vai levar às escolas públicas informações sobre drogas por meio de palestras, oficinas e atividades diversas.
O programa foi lançado no Instituto de Educação, em Belo Horizonte. Nesta terça-feira (25) será a vez da Escola Estadual General Carneiro II, em Sabará, receber o programa. Em seguida, ele será levado para a Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves (26), para a Escola Estadual Cecília Dolabela Portela Azeredo (27), em Lagoa Santa e para a Escola Estadual Governador Milton Campos, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes.

O subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, informou que o programa será levado a escolas de todo o Estado. Ele destacou a importância do programa como uma ação de intervenção, a ser construída com a participação de alunos, educadores e comunidade. "A idéia inicial do programa é que seja bem estruturado, com boas parcerias com terceiro setor e com uma linguagem jovial. Diálogos sem paradigmas e idéias pré-concebidas com os adolescentes e jovens sobre a reflexão e a promoção de ações conscientes e críticas que garantam a reflexão sobre prevenção do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas", destacou Benevides.

Rappers

O evento contou com a presença do rapper MV Bill, Vitor Onofre do Afro Reggae e Cris do Morro, coordenador do projeto "Vozes do Morro", do Servas em parceria com o Governo de Minas, diz estar muito satisfeito de participar de um projeto tão inovador. "É um programa que faltava no Estado porque, invés de combater, o diálogo com os jovens é preventivo", afirma Cris.
O Coordenador do Afro Reggae no núcleo Vigário Geral, Rio de Janeiro, Vitor Onofre falou sobre o projeto que coordena e os resultados positivos do Afro Reggae no Vigário Geral. Vitor destacou ainda que "a idéia do Papo Legal é acreditar que as coisas podem mudar de verdade. É conversar com as pessoas que convivem com estes problemas no cotidiano. Empresas privadas, sociedade, mídia e governo trabalhando juntos vai resultar numa verdadeira mudança da prevenção".
Para o Rapper MV Bill, co-autor de diversos livros e vídeos, nos quais explora os assuntos sobre violência urbana, o Programa Papo Legal "é um projeto contrário aos outros existentes hoje, que na maioria ataca a conseqüência, que é o jovem já com a arma na mão e utilizando drogas, que é um caminho quase sem volta. Mas, acredito, que este seja um projeto vai atacar as causas com um diálogo sincero para evitar a conseqüência no futuro".

Título: Antidrogas lança programa Papo Legal em escolas públicas
Autor Secretaria de Estado de Governo Data 24/11/2008
Links
Arquivos
Fonte: Lúcia Sebe/Secom MG

Autor: Secretaria de Estado de Governo

Mais informações:

São João del-Rei e Santa Cruz integram o "Programa Papo Legal"

Uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Terra da Sobriedade, uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), trouxe para os municípios de São João del Rei e Santa Cruz de Minas o programa Papo Legal, direcionado para a comunidade, o qual pretende, através da participação da população, identificar, fortalecer e propor novas ações de prevenção ao uso de drogas.
Segundo o agente de prevenção do programa, Maurício Rafael Moreira, este trabalho acontece em sete regiões do Estado. Destas seis estão na região metropolitana de Belo Horizonte: Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e nas localidades da Pampulha, Venda Nova e Norte da capital mineira. "São João del Rei e Santa Cruz de Minas são as únicas cidades do interior que foram contempladas com o programa Papo Legal", explicou Moreira.
Ainda de acordo com o agente de prevenção, o projeto pretende construir uma rede de diálogos entre as instituições como: Conselho Tutelar, Polícia Militar, Juizado da Infância e Juventude, entres outros e a comunidade. "Unindo as instituições já formadas e a população poderemos encontrar mais facilmente maneiras de combater o tráfico e uso de drogas entre nossos jovens", ressaltou.
O coordenador do programa Papo Legal e também superintendente técnico da Oscip Terra da Sobriedade, Ronaldo Guilherme Vitelli Viana, disse que este trabalho busca a prevenção do uso de álcool e drogas ilegais. "Vamos identificar os problemas nas comunidades, verificando quais as necessidades de cada uma. Depois desse levantamento, vamos desenvolver um programa que ajude nossos jovens a se livrarem destes vícios", ressaltou Viana.
A primeira reunião na região ocorreu no último dia 14, na Câmara Municipal de Santa Cruz de Minas. A próxima deverá acontecer dia 18 de junho, quinta-feira, na Escola Municipal Professora Luzia Ferreira, também em Santa Cruz de Minas.
O termo para a criação do programa Papo Legal foi assinado dia 17 de março deste ano, entre o Governo de Minas e a Oscip, e sua implantação nas comunidades contempladas começaram dia 14 de abril.
A Terra da Sobriedade existe há 15 anos e atualmente atende 14 pessoas que moram na região de Belo Horizonte e mais 12 que passam o dia no local. "Junto com essas pessoas, recebemos também seus familiares. Pois o nosso lema é construir uma família dentro da família", explicou.

O programa

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria do Estado Esporte e Juventude (SEEJ), o programa Papo Legal se divide em dois eixos. A primeira linha, que surgiu em 2008, é voltada para as escolas, na qual professores e alunos são capacitados para lidar com a abordagem e a prevenção do uso das drogas. Agora, em 2009, a SEEJ lançou o "Papo Legal na Comunidade", onde serão instituídas comissões locais de prevenção ao uso de drogas. Nesta categoria foram escolhidas seis localidades que compõem Belo Horizonte e sua região metropolitana e mais as cidades de Santa Cruz de Minas e São João del Rei.
As atividades desenvolvidas serão compostas por ciclo de debates, seminários para capacitar as comunidades, oficinas para elaborar projetos temáticos e eventos comunitários preventivos

Fonte: Gazeta de São João del-Rei


Fonte: Jus Brasil Notícias

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.