São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Centro de Referência de Educação Infantil (Cerei)

Descrição

Está prevista para a próxima sexta-feira, 5 de março, a inauguração do Centro de Referência de Educação Infantil (Cerei) da Secretaria Municipal de Educação. O espaço será destinado a atendimentos a crianças que apresentem dificuldade de aprendizagem comprovada por avaliação médica e análise do currículo pedagógico.
“Temos uma grande demanda de alunos com déficit de aprendizagem. Hoje, cerca de 15% dos nossos alunos são portadores de necessidades especiais, sejam elas comprovadas ou não”, informou a psicóloga do Centro, Antônia de Fátima Lima. .
Apesar da demanda, inicialmente o Centro atenderá aproximadamente 100 crianças e adolescentes. De acordo com o secretário Municipal de Educação, Delço de Oliveira, a prefeitura não possui recursos para abranger a todos os alunos que necessitam do auxílio em São João del-Rei e região. “Somos obrigados por lei a incluir essas crianças na sala de aula e já estamos fazendo isso desde o ano passado. Porém, em relação ao Centro, não temos condições de abarcar a cidade toda e, por isso, preferimos restringir às crianças das escolas municipais”.
O Cerei contará com a atuação de duas psicólogas, duas pedagogas, um fonoaudiólogo, dois auxiliares administrativos e um auxiliar educacional que se encarregarão das necessidades específicas de cada aluno. As atividades serão realizadas em horários alternativos às escolares e, segundo o secretario Municipal de Educação, a periodicidade do atendimento será flexível de acordo com o desempenho individual dos alunos.
Para a pedagoga do Cerei, Heliane Maria Braga Sbampato, a matrícula de crianças com necessidades especiais dentro das escolas convencionais não é suficiente para garantir o sucesso do processo de aprendizagem. A educadora defende que o auxílio especializado é o que garante a inclusão de fato. “Não adianta a criança ser incluída apenas socialmente, é preciso que haja também uma inserção pedagógica e esse é o principal objetivo do Centro”, explicou.
De acordo com Antônia, a inexistência do Centro de Referência fazia com que muitos alunos fossem encaminhados equivocadamente para instituições destinadas a crianças com dificuldades que nem sempre estavam relacionadas aos problemas específicos que cada uma apresentava. “O grande diferencial do Cerei é o atendimento centrado na aprendizagem. Hoje, na cidade, muitos estudantes que apresentam déficit de aprendizagem são encaminhados para o Núcleo de Saúde Mental, para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ou entidades filantrópicas. Entretanto, essas instituições não são voltadas para as necessidades desses alunos, que muitas vezes não têm nenhum problema de saúde mental. Essas casas não têm a obrigação de focarem na questão da aprendizagem, mas acabam absorvendo essa demanda para não deixaram esses alunos desamparados”, desabafou.
O Centro funcionará em um espaço alugado, na Rua Barão de São João del-Rei, n° 26, Bairro Matosinhos.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 27/02/2010

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.