São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Cursos da UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei são destaques do Guia do Estudante

Descrição

Psicologia leva cinco estrelas. Dez cursos de graduação recebem o selo "Melhores Universidades 2012"

O Guia do Estudante (GE) divulgou os cursos universitários que, após avaliação, foram "estrelados" para a publicação GE Profissões Vestibular 2013. Esses cursos recebem destaque no guia e um selo "Melhores Universidades 2012". Na UFSJ, destaque para Psicologia, que recebeu cinco estrelas. Outros nove cursos da Federal de São João também se destacaram e ganharam estrelas. São eles: Educação Física, Engenharia Mecânica, História e Pedagogia, com quatro estrelas; e Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia Elétrica, com três estrelas.

O coordenador do curso de Psicologia da UFSJ, professor Wilson Camilo Chaves, recebeu a notícia com entusiasmo, mas não se surpreendeu. "Há quatro anos recebemos três estrelas, nos anos seguintes passamos para quatro, e desde então tínhamos o objetivo de alcançar cinco estrelas", lembra, citando a boa avaliação também no Enade - em 2006 foi considerado o quinto melhor curso do país, recebendo nota máxima.

O curso, segundo o coordenador, destaca-se por um corpo docente qualificado, reconhecido nacionalmente; pela tradição de décadas; e pela força no ensino, na pesquisa e na extensão. Os alunos realizam estágios em diversas empresas, e os egressos costumam ter excelente desempenho em processos seletivos e concursos públicos. Camilo ressaltou também a atuação da Perfil Consultoria Jr., gerenciada por alunos da Psicologia.

"Toda a comunidade está de parabéns. Temos muito orgulho de estar à frente do curso de Psicologia", declara Camilo, que acredita na repercussão do Guia do Estudante para os candidatos dos próximos vestibulares. "Sempre figuramos entre os cursos mais procurados no vestibular. Acredito que os candidatos consultam o guia, que há muitos anos faz essa avaliação com seriedade", complementa.

O Guia circula nas bancas a partir de 25 de outubro.
Mais informações sobre o curso de Psicologia: http://www.ufsj.edu.br/copsi/

Critérios de avaliação
A avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante consiste em uma pesquisa de opinião conduzida por uma equipe de jornalistas com professores e coordenadores de cursos. São atualizados os dados das instituições; definidos os cursos que serão avaliados (em 2012, foram mais de 11 mil); coletados dados sobre instalações, titulação do corpo docente e produção científica, dentre outros; a partir das informações obtidas, os profissionais avaliam os cursos; e, por fim, uma consultoria técnica do Ibope define a nota, após minimizar os riscos de distorções através do descarte da maior e da menor nota, da conferência do histórico de avaliação e de outros métodos que culminam com a verificação da PricewaterhouseCoopers.

Publicada em 05/09/2012
Fonte: ASCOM

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.