São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Escola de Educação Básica e Profissional "Dona Sinhá Neves" . Fundação Bradesco/São João del-Rei

Descrição

A Escola de Educação Básica e Profissional "Dona Sinhá Neves" foi inaugurada em 3 de março de 1985. Está no bairro da Cohab, em São João Del Rei, que faz divisa com o Município de Santa Cruz de Minas. Tem uma área construída de 3.688,84 m2.

Os cursos disponíveis são Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos modalidades Ensino Fundamental e Médio via Teleducação, Alfabetização de Adultos, Educação Profissional (principalmente com cursos na área de Artesanato e Informática para a Comunidade). A proposta pedagógica da Escola fundamenta-se em concepções construtivistas, numa visão dialética como forma de estimular o processo de desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Há, portanto, constantes momentos de diálogo, de formação, de discussão e debate para desconstruir e reconstruir conceitos, no desenvolvimento dos projetos pedagógicos.

São favorecidas as produções e exposições de idéias, os contatos com diferentes fontes e estilos de informação, a ampliação dos recursos tecnológicos como ferramentas para o trabalho educativo. A escola conta com 11 salas de aula, setor administrativo-pedagógico, biblioteca, laboratório de ciências, dois laboratórios de informática, gabinete odontológico, cozinha industrial, oficina de papel reciclado, oficina pedagógica para cursos profissionalizantes, sala de recursos audiovisuais, pátios de recreação; nesses ambientes complementa-se o trabalho iniciado em sala de aula.

Os professores procuram criar situações de aprendizagem que orientem a construção do conhecimento científico. Várias dessas situações acontecem nos projetos, dos quais um dos mais notáveis é o de Reciclagem de Papel. Ao longo do ano, são produzidos diversos tipos de papel, utilizando como matéria prima boa parte do papel recuperado dentro da própria Escola. Para os alunos, o projeto rende criatividade, investigação, espírito empreendedor e a ajuda a construir valores como a relação sustentável do homem x meio-ambiente.

Fonte: Fundação Bradesco

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.