São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Escola Garcia de Lima será referência estadual . Programa Reinventando o Ensino Médio

Descrição

O Ensino Médio de duas instituições em São João del-Rei e Bom Sucesso vai começar com nova estrutura curricular em 2013. A partir de fevereiro, quem estiver matriculado no 1º ano regular nas escolas Doutor Garcia de Lima e Benjamin Guimarães, respectivamente, vai contar com novas disciplinas na grade curricular como parte do programa Reinventando o Ensino Médio.

Projeto será implantado em 2013 e atenderá, em um primeiro momento, apenas alunos do 1º ano do Ensino Médio - Foto: www.ufsj.edu.br / Divulgação

Projeto será implantado em 2013 e atenderá, em um primeiro momento, apenas alunos do 1º ano do Ensino Médio – Foto: www.ufsj.edu.br / Divulgação

A iniciativa foi criada pelo Governo do Estado e implantada como projeto-piloto em instituições públicas na região metropolitana de Belo Horizonte em 2012. Com os bons resultados, a ação vai ser expandida para diferentes regionais mineiras e vai beneficiar as duas escolas do Campo das Vertentes. “Elas contam com o maior número de alunos matriculados no Ensino Médio dentro do nosso setor, que abrange atualmente 19 municípios”, explicou a superintendente da Regional de São João del-Rei, Maricea do Sacramento Santos.

O programa do Governo de Minas tem como objetivo reestruturar e dinamizar a educação do antigo 2º grau. Com isso, além da base curricular tradicional os adolescentes aprenderão, em sala de aula, competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho. “Não se tratam de conteúdos profissionalizantes. O Ensino Médio não será necessariamente técnico, mas será possível desenvolver aptidões essenciais para atuações empregatícias”, explicou Maricea. Cada escola pioneira na expansão do Reinventando o Ensino Médio vai ministrar matérias ligadas aos contextos e necessidades do cenário em que estão inseridas. No caso de São João del-Rei as áreas abrangidas serão Comunicação Aplicada, Informática e Turismo, beneficiando mais de 350 estudantes do 1º ano. “Por enquanto o programa vai atender os anos iniciais do Ensino Médio. Mas em 2014 o alcance dele será expandido, até que o 3º ano também conte com a nova grade”, disse a superintendente de Ensino.

Mais aulas
Com a nova grade, os adolescentes matriculados no 1º ano do Ensino Médio passarão de cinco para seis horários diariamente com aulas ministradas pelos próprios professores das instituições. Em 2013, com a expansão do programa do Governo do Estado, 90 escolas irão aderir ao cronograma expandido. Todos os professores já passaram por treinamento específico que incluiu, ainda, diretores e supervisores das instituições.

Uma das educadoras participantes foi a professora de Língua Portuguesa Rosilane Aparecida da Silva, da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima. A partir do próximo ano letivo ela será responsável, também, pela disciplina de Comunicação Aplicada do programa Reinventando. “Fui ao treinamento e saí de lá com uma motivação ainda maior para entrar em sala de aula, o que vai ser refletido diretamente nos alunos. Essas mudanças são muito importantes porque o modelo educacional do nosso Ensino Médio era antigo, muito focado em conteúdos, sem atender às expectativas dos alunos que estão em contato com a tecnologia e têm anseios sobre o mercado de trabalho. Agora vamos desenvolver competências dinâmicas e de grande importância na vida dos nossos estudantes”, explicou Rosilane.

Para o diretor da instituição são-joanense, Arnaldo Lourenço Jaques, a implantação do programa vai criar um ciclo de positividade para toda a comunidade escolar. “Falamos em atender os estudantes, mas os benefícios serão para todos. Teremos professores oferecendo perspectivas novas, continuamente treinados, com aulas mais atrativas e maior motivação em sala. Consequentemente, haverá alunos mais interessados, podendo interagir melhor e preparados para o mundo fora dos muros da escola. Tudo isso vai confluir em um ambiente educacional muito melhor e em retornos inclusive para os pais também”, explicou Jaques.
Outras informações pelos telefones (0**32) 3379-8150 e (0**32) 3371-7605.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 07/12/12

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.