Banco de Imagens
. Atitude Cultural projetos sócio culturais
Tapete de Rua/Flores de São João del-Rei . Histórico, técnicas, materiais, medidas etc
São João del-Rei integra o Mapa Mundial de Tapetes de Rua/Flores artísticos
Lei Nº 6.054, declara como Patrimônio Imaterial os Tapetes de Rua das festas religiosas de São João del-Rei | Março de 2024
Lei Nº 23.903, Tapetes de Rua/ornamentais: Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Semana Santa Atitude Cultural
Documentário Semana Santa em São João del-Rei Brasil . Tapetes de Rua/Flores
Homenageados pela Atitude Cultural
Projeto Delícias de antigamente
Linguagem dos Sinos de São João del-Rei
Semana Santa em São João del-Rei/programação tradicional
Registre/cadastre gratuitamente o seu projeto, ong, arte, entidade, pesquisa, artigo, agenda cultural etc/contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados
Este portal é voluntário e colaborativo: contribua, curta e compartilhe!
Veja também
Semana Santa Atitude Cultural 2014 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2013 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2012 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2011 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2010 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2009 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2008 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2007 . São João del-Rei
Semana Santa Atitude Cultural 2006 . São João del-Rei
Semana Santa Cultural 2005 NAC . São João del-Rei
Semana Santa Cultural 2004 NAC . São João del-Rei
Semana Santa Cultural 2003 NAC . São João del-Rei
Semana Santa Cultural 2002 NAC . São João del-Rei
Semana Santa Cultural 2001 NAC . São João del-Rei
Mais informações
Tapete de Rua São João del-Rei 2022, 2023 | Maryana Rela, Adriano Alves e equipe
Tapetes embelezam a cidade de São João del-Rei na Semana Santa . TV Alterosa
Vídeo Tapetes de Rua . Semana Santa Cultural 2014
Vídeo Tapetes de Rua 2013 . TV Integração
Vídeo Oficina Tapetes de Rua/Flores . Semana Santa Cultural 2013 . Largo São Francisco
Tapetes de Rua . Antônio Gaio Sobrinho
Tapetes de Rua . Antônio Emílio da Costa
Tapetes de Rua no Brasil e no mundo
Brasil al "Tapete"
Semana Santa . Jota Dangelo
Semana Santa 09: Irmandades, garantia de manutenção das tradições . Antônio Gaio Sobrinho
Plantas da Semana Santa . Luiz Cruz*
Coisas da quaresma e da Semana Santa . Marcelo Álvaro de Souza
Semana Santa: o Brasil não sabe, Minas perde . Hélio Fraga
Semana Santa ameaçada? Suely Campos Franco
Resistindo ao Passar do Tempo. Tradições da Semana Santa não são mais entendidas . Aluízio Viegas
Retratos da Semana Santa . Antonio Emilio da Costa
Semana Santa, Paixão de Cristo, fé e barroco naif nas ladeiras de São João del-Rei: GRUTSEM . Antônio Emílio da Costa
Você quer ver como era a Semana Santa de São João del-Rei há mais de cinquenta anos? . Antônio Emílio da Costa
Palmas para nossa maestrina soberana . Antonio Emilio da Costa
Irmãos Silva . escultores, entalhadores e pintores de Arte Sacra
Semana Santa de São João del-Rei: Crônica do Ofício de Trevas da Quinta-feira Santa . Francisco Braga
Semana Santa de São João del-Rei: Crônica do Domingo de Ramos . Francisco José dos Santos Braga
Vídeo Cidades Históricas Semana Santa em São João del-Rei
GRUTSEM Grupo Teatral Senhor dos Montes | Grupo Arte de Rua | OLAV-Oficina Livre de Artes Visuais | Grupo Lendas São-joanenses | Trupizupi Cia Teatral
Mestre Carlos Magno de Araújo, homenageado Semana Santa Cultural 2010 . Foto: Cláudio Lopes
Com a participação crianças, de artistas locais e da comunidade, os Tapetes de Rua de São João del-Rei em várias praças e bairros, são famosos pela sua beleza e riqueza de detalhes.
No Largo São Francisco, destaque para os trabalhos dos artistas plásticos Carlos Magno de Araújo, Fernando Pedersini, Lucas Araújo, Thiago Monteiro, Jaime Vieira, Wilson do Rio das Mortes, Delcy Batista Vieira, Potto, Paulinho Pintor, Cida Lima, Hugo Agostini Haddad, Samuel Marcelino, Klass Cleber, Conrado entre outros. No ano 2008, a Atitude Cultural cria uma nova técnica de moldes para os Tapetes de Rua, antes de madeira ou papelão, agora com lonas ou carpetes finos cortados a mão ou a lazer.
São João del-Rei sempre cultivou a arte dos Tapetes de Rua/Flores, a OLAV-Oficina Livre de Artes Visuais, um grupo de amigos e artistas plásticos, deu a este ofício uma forma mais apurada e artística. Vários grupos como o Grupo Arte de Rua, a Oficina Artes da Terra/Patrícia Monteiro, muito contribuíram com esta tradição, integrando este projeto e outros projetos próprios.
O projeto Semana Santa Cultural e Tapetes de Rua/Flores iniciou-se no ano 2.000 com o NAC-Núcleo de Assessoria Cultural. Coordenadores até o ano 2002 por Alzira Agostini Haddad, Suely Campos Franco e Adenor Simões Coelho. Até 2005: Alzira e Suely. De 2006 a 2014, a Atitude Cultural, dando continuidade a diversas ações socioculturais e a confecção de oficinas-viva de Tapete de Rua/Flores com crianças, entidades e grupos de vários bairros, contribuindo para que esta tradição possa continuar sendo realizada através de gerações.
A participação de toda a comunidade se faz presente - as floras da cidade participam elaborando seus tapetes com flores naturais, várias entidades socioculturais integram também este projeto: Oficina Artes da Terra, OLAV-Oficina Livre de Artes Visuais, Coopertur- Cooperativa de Condutores de Turistas de São João del Rei, GRUTSEM-Grupo Teatral Senhor dos Montes, Grupo Bairro Bela Vista, Grupo Calanquê, APAC-Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, Conservatório de Música Padre José Maria Xavier, Lendas São-joanenses, Instituto Apoiar entre outras.
Elegemos motivos do patrimônio local para a confecção dos Tapetes de Rua, além dos motivos religiosos que são retratados tradicionalmente. Turistas vindos de todos os lugares do mundo ficam encantados com a beleza e singularidade destes tapetes.
Na Semana Santa são confeccionados lindíssimos Tapetes de Rua também no Largo do Rosário, pela Oficina Artes da Terra; no Largo do Carmo, pelo Grupo Arte de Rua; no Bairro Senhor dos Montes, pelo Grupo de Jovens e em outros locais da cidade. Crianças, artistas, grupos diversos, comunidade se unem em torno desse objetivo comum e aos poucos, serragens, terra, flores naturais, folhas, sementes e areias pigmentadas de diversas cores, transformam-se em verdadeiras obras de arte.
Em 2015 a Atitude Cultural trabalha na transição sustentável desta tradição, passando o projeto aos seus principais equipes parceiras: Grupos Lendas Sanjoanenses/Rumos em Rotas (responsável pelo Tapete de Rua entre as palmeiras da Igreja SF), Grupo Calanquê/Milena Lopes (responsável pela Oficina Viva de Tapetes de Rua); a Associação Tapetes de Rua e os artistas, que fazem da arte do Tapete de Rua, uma referência nacional, sob a coordenação de AASJDR-Associação Amigos de São João del-Rei; MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei e a Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal.
Esperamos que as instituições, pessoas, entidades e empresas continuem a fazer os seus Tapetes de Rua em frente as suas casas, nas suas ruas e praças - unindo-se aos vizinhos e amigos. Iniciativas como esta identificam novas lideranças, artistas e atores socioculturais, possibilitando que esta linda tradição seja preservada, vivenciada e multiplicada.
Tapetes de Rua, velas e colchas nas janelas - aí vem a procissão!
DICAS E PASSO A PASSO NA CONFECÇÃO DE TAPETES DE RUA/FLORES ATITUDE CULTURAL:
- Organizar as equipes de trabalho
- Planejar os desenhos, o projeto e os moldes. Pode-se fazer moldes mais baratos com papelão e também com lonas de banners reciclados, que é mais fácil de desenhar, recortar e de se utilizar. Aconselhamos que a parte impressa seja pintada de cinza, para que - na hora da foto - não polua o registro fotográfico ou videográfico. A Atitude Cultural desenvolveu a técnica de se fazer um projeto no computador com moldes em carpetes ou lona/materiais similares, por ser muito prático e durável e poder ser cortado à laser ou à mão. Aconselhamos o reuso dos moldes mas sempre inovando e criando mais detalhes para diferenciar os Tapetes.
- Material dos Tapetes de Rua/Flores: moldes, serragem (que deve ser tingida com certa antecedência, aconselhamos dois dias antes, pois a serragem tende a mofar), areia, pó xadrez, giz. Flores naturais são sempre uma beleza, mas precisam ser colocadas quando o sol está mais ameno, para não murcharem
- A quantidade média de serragem para o Tapete de Rua do Largo São Francisco é de 40 sacos de serragem fina (encomendar com antecedência, só pegar no máximo 8 dias antes para não mofar, levar sacos vazios para a colocação da mesma, que pode-se comprar nas padarias ou conseguir como apoio). O tapete entre as palmeiras mede em torno de 30m e a rua em frente à Igreja de São Francisco, mede em torno de 52m. A Rua da Prata tem em torno de 155m e a Rua Balbino da Cunha tem em torno de 155m também.
- Para cada 5 m de Tapete de Rua, gasta-se 2 sacos de serragem para forração/fundo
- Quantidade média de areia branca (da Ômega Mineradora 032 3371 5388): 10 sacos - dependendo do projeto e desenho do Tapete de Rua
- Pode-se utilizar terra preta para desenhos e contornos, terra especial coada (Floriculturas)
- Pó Xadrez para colorir a serragem - com 2 ou 3 dias antes, ir molhando devagar e misturando tudo. Para um saco de serragem, a medida de pó xadrez é 4 caixinhas de 250 g, dependendo do tom que se deseja. Quando a serragem tingida seca, a cor clareia um pouco. Na hora de misturar o pó xadrez na serragem úmida, quanto mais esfregar e misturar a serragem, mais a cor aparece. Aconselhamos que se coloque uma lona ou plástico por baixo para não manchar o piso. Pigmentos industriais dão uma coloração mais viva nos tapetes, tem o custo mais alto.
- Para os desenhos dos artistas melhor utilizar areia branca fina misturada com pó xadrez, a quantidade depende do tom desejado - aconselhamos fazer um Kit dos artistas (bandeja com potinhos de plástico transparentes para aparecerem as cores) para facilitar a obra dos mesmos e a coordenação geral
- Frascos de shampoo e garrafas de plásticos de amaciantes de roupa sem rótulos para os trabalhos dos artistas e equipe em geral
- Sempre guardar o material com plástico se o mesmo não tiver em um cômodo com telhado, para que não molhe e se estrague.
- Uniformes, bonés e filtro solar para a equipe sempre que possível
- Sombrinhas para os artistas (estas sombrinhas devem ser neutras e sem publicidade para não comprometerem as fotos do evento)
- Transporte e guarda do material antes, durante e depois do evento. Sugerimos também um carrinho de mão para facilitar o transporte de material no dia D
- Lixeiras simples e elegantes para o evento, limpeza total em todos os momentos e etapas de realização da obra
- Kit ferramentas: martelo, pregos grandes, barbante, tessoura, faca, giz e fita crepe etc para auxiliar na confecção dos moldes e confecção dos Tapetes de Rua
- Kit equipamentos: baldes, bacias, vassouras, rodos e pincéis
- Prever lanche e WC (papel higiênico, sabonete e toalha) para todos: um Kit de água e lanche em geladeira de isopor (copo e guardanapos), envolver a comunidade para participar de todas as etapas é o principal objetivo sempre.
- Medida para se fazer o Tapete de Rua entre as palmeiras da Igreja SFrancisco: 30m
- Medida para se fazer o Tapete de Rua na Rua em frente à Igreja SFrancisco: 63m
- Medida para se fazer o Tapete de Rua na Rua na Rua Dr. Balbino da Cunha: 200m
- Medida para se fazer o Tapete de Rua na Rua na Rua da Prata: 180m
- Interseção entre a Rua da Prata e o Largo São Francisco: 13m
Em 2015, a Atitude Cultural realiza o Projeto de Transição dos Tapetes de Rua. Equipes que integraram o "Projeto de Transição Sustentável dos Tapetes de Rua no Largo São Francisco":
- Associação Amigos de São João del-Rei
- MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei/Paróquia NS do Pilar
- Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/Prefeitura Municipal de SJDR
- Grupo Calanquê
- Lendas São-joanenses
- Associação Tapetes na Rua . ATR
- Mocidade Independente de Santo Antônio
- Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis
- Toda a comunidade de SJDR que realizam os seus Tapetes de Rua em frente às suas casas e que contribuem levando lanches, trabalhando como voluntários, colocam velas e colchas nas janelas para as procissões etc.
Patrocínio: Cemig/Governo do Estado de Minas Gerais em todos os eventos e a cada evento os patrocínios, co-patrocínios, apoios e realização registrados
Realização: NAC e Atitude Cultural . Ministério da Cultura . Lei de Incentivo Federal