São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto de Educação Patrimonial MAS/Atitude Cultural/SESI DN

Descrição

Associação Amigos de São João del-Rei . MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei
As ações deste projeto se desenvolvem desde 2013 em parceria com a Atitude Cultural e o patrocínio do SESI DN

Ações sócio-culturais desenvolvidas em 2017/2018/2019:


Ações sócio-culturais desenvolvidas em 2016:


Ações sócio-culturais desenvolvidas em 2015:

HOMENAGENS/2015: 4


Ações sócio-culturais desenvolvidas em 2013:


Em parceria com a Atitude Cultural, foram homenageados os parceiros do projeto e realizadas as seguintes ações culturais: Resumo atividades:

Visita Virtual . MAS multimídia
Em constante mutação, a plataforma interativa de visitação virtual aos museus foi adotada pela Era Virtual e tem como principal objetivo ampliar consideravelmente o alcance sociocultural das exposições. A estratégia baseia-se em dois pilares: modernizar a linguagem com intuito de potencializar a comunicação com as crianças e jovens e democratizar o acesso utilizando-se da internet e da distribuição gratuita de dvd-roms. No processo de transposição do real para o virtual a equipe da Era Virtual trabalhou em um modelo de visitação em que o internauta pudesse “entrar” no espaço a ser experienciado, além de brincar e jogar. Um videogame do mundo real com conteúdo educativo.  

Site . Facebook . Blog MAS

Com objetivo de divulgar as ações realizadas pelo projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais, além de proporcionar aos internautas conhecer um pouco mais sobre o museu e o projeto foram criados o Site (museudeartesacra.com.br), Blog (masdesjdr.blogspot.com.br) e Facebook (www.facebook.com/massjdr). Através destes endereços são disponibilizadas e atualizadas informações e fotos do Museu de Arte Sacra e do projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais.

Gráfica Escola/Rápida MAS
Funcionando desde Julho de 2013, a Gráfica Escola do Museu de Arte Sacra oferece um trabalho de qualidade e contribui na educação profissional. Este projeto oferece um curso para alunos que aprendem como usar a máquina e também recebem orientações sobre como confeccionar as peças que são produzidas, através da arte-gráfica. O projeto da GráficaEscola/Gráfica-rápida propõe diversas atividades no âmbito cultural, histórico, turístico, econômico e pedagógico. São produzidas peças gráficas, e é realizado um mapeamento, divulgação e interação do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei com a comunidade e visitantes. Visa também, celebrar parcerias com diversos outros museus e instituições da cidade para uma maior fruição, democratização e sustentabilidade das ações planejadas conjuntamente.

Arquivo Eclesiástico
Projeto André Dangelo
Projeto para o condicionamento do acervo documental do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei. Segundo André Dângelo, autor deste projeto, os materiais de construção, de acabamento e de equipamentos obedecem a rigorosas especificações de segurança contra acidentes, agressão ambiental e biológica e assegura uma boa conservação do acervo. O mobiliário é metálico, fabricado em São João del-Rei com estantes instaladas em fileiras geminadas, prateleiras e armários. Recomendando climatização adequada, com monitoramento constante da (UR). Em anexo, o MAS-Museu de Arte Sacra disponibiliza uma área de trabalho e pesquisa para o público confortável, espaço multiuso que também abriga exposições temporárias e diversas ações culturais, também sede da Associação Amigos de São João del-Rei.

Inventário do Acervo
Coordenador técnico: Aluízio Viegas
Equipe: Angela Márcia Chaves e Letícia (estagiária)

Todo acervo do MAS está sendo inventariado, catalogado, fotografado digitalmente, e medido. Foi adquirido um sofware para essa finalidade que é implantado nos principais museus do brasil. A parte histórica foi acervo também está sendo implementada nas fichas catalográficas, e  integrarão um Banco de Dados e Imagens único da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Cópias deste trabalho serão entregues às irmandades co-proprietárias deste rico acervo.

Plano e ações de Segurança/Parceria IBRAM

Foi adquirido e implantado  um novo equipamento Stand Alone com a gravação de todas as câmeras dos prédios - exposição, administração e reserva técnica. Foi contratada uma empresa se segurança eletrônica para monitoramento 24 horas contra invasão, roubo e incêndio. Foram instalados botões de segurança em pontos estratégicos que acionam a central em caso de ameaças eminentes, proporcionando maior segurança aos funcionários e visitantes. Também foram instaladas fechaduras eletrônicas proporcionando maior segurança da reserva técnica e da sala de conservação.

Educação Patrimonial com escolas

Visitas orientadas para alunos das escolas de SJDR . Pic nic no Museu . Tour no Centro Histórico . Parceria UFSJ/IBRAM/Super. Reg. Ensino/Secr. M. Educação

Este projeto mescla cultura, educação, conscientização e saber através da realização de visitas guiadas com escolas do município de São João del-Rei e região ao MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR.
Cada visita acontece em momentos diferenciados: A visitação ao MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR, quando os alunos recebem informações sobre o MAS através da pedagoga Ana Cristina Ferreira, que coordena esta ação.
Integra a visita-guiada, um piquenique no MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR e discussão sobre cultura e identidade, quando os alunos participam de uma roda de conversa e debatem sobre diversas palavras-chaves, como “cidadania”, “patrimônio”, “preservação”, entre outras. Refletem em uma ficha sobre o projeto e registram em uma frase esta experiência, algumas frases são selecionadas e disponibilizadas no Facebook e no Blog do Projeto MAS do projeto. Recebem de presente material pedagógico e uma “Pasta de documentos”, para que possam guardar os seus documentos, fotos etc, incentivando-os a se organizarem e a cuidar melhor de seus arquivos.  Em seguida, fazem um tour pelo Centro Histórico, passando por alguns dos principais pontos turísticos de São João del-Rei, como:  Rua Santo Antônio, Igreja do Rosário, Solar das famílias Neves e Lustosa, Memorial Dom Lucas Moreira Neves, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Igreja Nossa Senhora das Mercês, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Centro Cultural da UFSJ-Universidade Federal de SJDR etc, onde as visitas são complementadas com oficinas práticas de arte-educação. As fotos das visitas são disponibilizadas no site, Facebook e no Blog do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei: atividades culturais.

Jogos didáticos-pedagógicos
Ana Cristina Ferreira e Diego Meneses de Souza
Para complementar as ações do projeto pedagógico CEAR foram desenvolvidos jogos pedagógicos de eduicação patrimonial para as escolas parceiras. Jogo da Memória, Quebra-Cabeça etc. Esses jogos também em versão virtual serão disponibilizados na internet.

Exposições e Concertos musicais didáticos
Projeto que consiste na realização de concertos musicais com grupos/artistas de São João del-Rei, da região e até internacionais. As apresentações são sempre gratuitas e abertas ao público.
A ação já realizou belíssimos concertos em São João del-Rei, com artistas como Padre Miguel Bou e Tereza de Assis/Itália, que se apresentaram no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier no Lançamento Oficial do Projeto Pedagógico; o grupo Capela del-Rei, que se apresentou na revitalizada Capela do Divino; as irmãs Maria Amélia e Salomé Viegas; o cravista, Antônio Carlos Magalhães, de Belo Horizonte, entre outros. Algumas destas apresentações integraram a programação do 26º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei.

Exposições
O Museu de Arte Sacra possui sua exposição permanente, com peças que pertencem a Irmandades de São João del-Rei e constantemente saem do Museu para participar de atividades na cidade, como procissões etc. Além da exposição permanente o museu recebe exposições temporárias sendo a última a exposição "Devoções de Nhá Chica".

Lojinha MAS
Documentários / CD's / Livros / artesanato: adquira produtos culturais de SJDR

A Lojinha MAS funciona na recepção do MAS-Museu de Arte Sacra. Lá os visitantes encontram diversos produtos culturais de São João del-Rei, como livros, artesanatos, CD's etc.

Grupo Fibra Real/Coleção Passado Presente
A coleção Passado Presente traz para as peças o registro das vivências, memórias, histórias e paisagens da cidade de São João del-Rei, contado por meio dos saberes, da criatividade e das habilidades do grupo de artesãos Fibra Real. Como em uma expedição por sua própria cultura, estes artesãos buscaram, nos detalhes da arquitetura histórica, nas lendas, crenças e tradições, nas festas populares e na paisagem nativa, as cores, formas e histórias que inspiraram a criação de sua primeira coleção. 

Folder coletivo . Painéis de sinalização turístico-cultural . jogos americanos:
Divulgar a enorme quantidade de produtos e de bens culturais de São João del-Rei é o objetivo dessa iniciativa. Para facilitar e diminuir o custo a ideia foi desenvolver peças de divulgação de forma profissional, bilíngue e  possibilitando que pousadas, hoteis e restaurantes pudessem adquirir as quantidades necessárias de folders para suprir a necessidade desse tipo de material de divulgação em seus estabelecimentos. Estendendo esta ideia painéis de sinalização e jogos americanos com mapas e diversas informações da cidade complementam e fortalecem este projeto coletivo.


Prestação de contas do projeto ano 2015

Histórico

Desde a criação da Diocese de São João del-Rei, e em virtude de alguns critérios emanados do Concílio Vaticano II, pensou-se na criação de um museu para preservar objetos de arte sacra que por sua razão artística e por estarem obsoletos dentro de suas funções litúrgicas e/ou para-litúrgicas - deveriam ser conservados com o máximo cuidado. Na década de 1970, Monsenhor Paiva, auxiliado pelo professor Elmer Cypriano Corrêa Barbosa, professor na PUC-RJ, com o apoio do ex-Presidente Dr. Tancredo de Almeida Neves, deram forma jurídica elaborando um estatuto, visando, efetivamente, criar o Museu de Arte Sacra, agora em forma de uma Fundação. Foram tomadas algumas providências, porém, não houve os recursos financeiros imprescindíveis para a concretizar este sonho, que só pode se realizar posteriormente, com o apoio da empresa Souza Cruz, que então patrocinou todo o necessário para a implementação e manutenção: aquisição de um imóvel no centro histórico de São João del-Rei, e praticamente o reconstruiu a sede do MAS-Museu de Arte Sacra; contratou especialistas para selecionar, os objetos de arte sacra disponíveis e então se projetar todo o espaíço físico do prédio e as vitrines de exposição, sala de prataria, imaginárias. O governo de Minas Gerais deu seu patrocínio cedendo funcionária especializada em restauração para presença permanente em São João del-Rei para restauração e conservação do acervo.

O MAS passou por diversas dificuldades e ficou fechado por 10 anos. Veja histórico completo em MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei

No ano de 2009, com início no mês de agosto, o Museu foi restaurado dentro de conceitos museológicos contemporâneos, foi reaberto no dia 04 de março de 2010 com o evento Reinauguração do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, agora, com todas as condições físicas e organizacionais para seu pleno funcionamento. Esta iniciativa contou com o patrocínio do Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional - SESI/DN, com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, em continuidade às comemorações do Centenário de nascimento do ex-presidente Tancredo Neves em 2010, que, entre outras várias ações e projetos sócio-culturais realizados, restaurou e reestruturou o MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR e agora investe na sua manutenção. 

No ano de 2013, o MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR contou com o projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais 2013, aprovado pelo Ministério da Cultura, como proponente a Associação Amigos de São João del-Rei, sob a elaboração e coordenação de Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti Guimarães e Mauro André Santos, buscou ampliar e democratizar o acesso de todos a este grande e precioso legado. Contou com o patrocínio do Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional/SESI/DN.

Homenagem: 60 anos de sacerdócio do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva (1953-2013), que dedicou a sua vida em obras sociais e culturais, entre elas o MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei.

Projeto MAS-Museu de Arte Sacra 2015, desenvolvido por Alzira Agostini Haddad e Mauro André Santos, visa a realização de várias atividades e ações pedagógico-turístico-culturais, o desenvolvimento de peças gráficas, o mapeamento, a divulgação e interação do  Museu de Arte Sacra de São João del-Rei . MAS com a comunidade e visitantes. Visa também, continuar celebrando mais ações culturais com diversos outros museus e instituições da cidade de São João del-Rei, para uma maior fruição, democratização e sustentabilidade dos projetos planejados conjuntamente.
Dentre diversas ações, o fortalecimento do Projeto Gráfica Escola/Rápida MAS, o Projeto de Educação Patrimonial MAS, que conta com a parceria da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei . 34ª, da Secretaria Municipal de Educação de SJDR e da UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei, via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e o Museu Regional/IBRAM.
Integra este projeto, a visitação virtual do MAS, parceria com a Era Virtual, que já implementou esta modalidade nos principais museus brasileiros. Plataformas interativas permitem ao visitante vivenciar a tradição com o que há de mais moderno em tecnologias, no processo de transposição do real para o virtual sempre buscando um modelo presencial e virtual onde o visitante possa “entrar” no espaço a ser experienciado, além de brincar e jogar com conteúdos educativos. 

Principais objetivos deste projeto:

- Inventariar o acervo do MAS
- Projetar e implantar o arquivo eclesiástico do MAS
- Realizar atividades pedagógico-culturais
- Promover encontros, cursos, oficinas, palestras e concertos
- Exposições
- Criar e manter o site
- Produzir documentários
- Implantar a gráfica rápida
- Planejar e implantar a segurança
- Promover visitas guiadas
- Produzir material didático-pedagógico
- Produzir material turístico-cultural: folder coletivo, jogo americano, painéis turístico-cultural
- Desenvolver um Banco de Dados e de Imagens desse legado
- Criar diversas peças gráficas para divulgação do MAS e seus parceiros
- Visitação Virtual
- Plataformas interativas
- Lojinha MAS com produtos culturais de São João del-Rei

Mais informações:

Semana Santa em São João del-Rei: programação cultural 2015 MAS/SESI DN/CEMIG . de 02 a 05/04
Concerto “Ave Marias" . Grupo Áurea Música 
Exposição "Arte Sagrada: imagens da Catedral" . Abertura
Projeto MAS 2015/SESI DN 2015 . Lançamento Oficial
MAS multimídia: tecnologia interativa
Semana Santa e Tapetes de Rua em São João del-Rei/vídeos e fotos: exibição contínua no MAS
Projeto “Anjos del-Rei”
Entrevista sobre Confecção de Tapetes de Rua/TV Campos de Minas com Alzira Agostini Haddad 
São João del-Rei Trasições preservadas/Amêndoas e Tapetes de Rua
Este projeto integra a programação: Tancredo Neves . São João del-Rei celebra centenário
Reinauguração do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei
Dados do Evento de lançamento do projeto, que integrou a programação da Semana Santa Cultural 2013 . São João del-Rei
Galeria de fotos do Lançamento do Projeto do MAS-Museu de Arte Sacra e Concerto de Música Sacra
Vídeo Lançamento do Projeto Museu de Arte Sacra . atividades culturais e Concerto de Música Sacra
Projeto Pedagógico MAS
Blog do Projeto MAS
Facebook do Projeto MAS

Ações do projeto Projeto MAS-Museu de Arte Sacra


Projeto MAS-Museu de Arte Sacra 2013: Alzira Agostini Haddad, Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, André Guilherme, Ana Maria Biavati e Mauro Santos . Foto: Arquivo Atitude Cultural 


Foto: Jairo Vieira


Concerto do lançamento do Projeto MAS: Atividades Culturais . Foto: Jairo Vieira


Mauro Santos, Ana Maria Biavati, Alfredo da Costa Bastos, Paulo Caetano, Alzira Agostini Haddad, Telma Valéria de Resende . Foto: Arquivo Atitude Cultural

Coordenação

 Mauro André Santos e Alzira Agostini Haddad

Gostaríamos de agradecer àquele que um dia almejou a realização de cada uma dessas ações e que, carinhosamente, foi o nosso grande inspirador: Padre Paiva, a ele, o nosso compromisso de realizar um trabalho feito com empenho e respeito.

Agradecimento especial: Andrea Neves . Robson Braga de Andrade . Padre Geraldo Magela da Silva

Patrocínio

Serviço Social da Indústria, Departamento Nacional - SESI/DN


Parceiros

Parceria:
Atitude Cultural
Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva (in memorian), Cláudia Ramalho, Valéria Cordeiro, Dom Célio de Oliveira, Padre Geraldo Magela, Governo do Estado de Minas Gerais, Sr. Newman Torga , Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM/Museu Regional de São João del-Rei/Sr. João Luiz Domingues Barbosa, Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade SocialCentro de Referência Musicológica de São João del-Rei-Cerem, Museu da Força Expedicionária Brasileira-FEB, Museu Ferroviário, Memorial Tancredo NevesMuseu da Liturgia de TiradentesConservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier/Salomé Viegas, Programa Música XXI . DMUSI/UFSJ/Prof. Antônio Carlos Guimarães.    

Apoio: 
Laticínio Trem Minas/Porto Del-Rei Laticínios

Clippings

Ave Marias . 11/04/2015

Turistas e são-joanense em visitação às igrejas na Quinta-feira Santa foram presenteados, após a cerimônia do Lava-Pés, com um belíssimo espetáculo: o concerto de Ave Marias, realizado em frente ao Museu de Arte Sacra pela Camerata Áurea Música. O grupo de músicos do maior gabarito se une em formações diferenciadas em projetos de música sacra, barroca e do período colonial. O projeto do concerto foi idealizado pela vice-diretora do Conservatório, Salomé Viegas, e viabilizado através de parceria com o Museu de Arte Sacra nas pessoas de seu diretor Mauro André dos Santos e Alzira Agostini Haddad. “Concerto de primeiro mundo.Senti-me numa cidade europeia. Salomé Viegas Divina!”, disse o jornalista Orlando Barros, entre os entusiastas do concerto. De quebra, o cenário de igrejas barrocas e capelas passos, puro privilégio e emoção.

O concerto
No time seletíssimo, que interpretou nove Ave-Marias, as sopranos Elisabete Mendonça e Márcia Silva, o tenor Mário Krauss e o barítono Nei Gouvea. Na flauta, Salomé Viegas, no violoncelo, o são-joanense Robson Fonseca, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e Maria Amélia Viegas ao piano. No repertório, Ave Marias tradicionais como as de Schubert e Gounod, originais como a de Astor Piazolla (instrumental), e de Beyoncé, sem esquecer do compositor Vicente Paiva, cuja Ave Maria foi popularizada na voz de Fafá de Belém. Um dos grandes momentos desta Semana Santa, moldado para integrar permanentemente a programação. Para padre Geraldo Magela, pároco da Catedral, que também se encantou com a apresentação, fica a sugestão.

Concerto Ave Marias atraiu grande público: um dos pontos altos da Semana Santa 2015 - Foto:  J. Viegas / Divulgação
Concerto Ave Marias atraiu grande público: um dos pontos altos da Semana Santa 2015 – Foto: J. Viegas / Divulgação 
 
Tapetes - Em ação colaborativa exemplar, equipes se uniram em prol da realização dos tapetes de rua. A “transição sustentável”, da Atitude Cultural para diversos colaboradores possibilitou a manutenção do ofício. Na foto: arte da equipe do Lendas Sanjoanenses/Rumos em Rotas Turismo Receptivo, Associação Amigos de São João del –Rei/AASJDR, Museu de Arte Sacra/MAS, Grupo Calanquê, Associação Tapetes de Rua e Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer  - Foto:  Kátia Martins/ Divulgação
Tapetes de Rua . Em ação colaborativa exemplar, equipes se uniram em prol da realização dos Tapetes de Rua. A “transição sustentável”, da Atitude Cultural para diversos colaboradores possibilitou a manutenção do ofício. Na foto: arte da equipe do Lendas Sanjoanenses/Rumos em Rotas Turismo Receptivo, Associação Amigos de São João del –Rei/AASJDR, Museu de Arte Sacra/MAS, Grupo Calanquê, Associação Tapetes de Rua e Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer – Foto: Kátia Martins/ Divulgação

***

Semana Santa Cultural . 04/04/2015

Desde 2001, Alzira Agostini Haddad revitalizou a cultura são-joanense à frente da Atitude Cultura, cujos projetos valorizaram, destacaram e deram voz a todas as artes. Não só no projeto Tapetes de Rua, que se tornou referência nacional durante a Semana Santa, mas também no Natal e no Carnaval de Antigamente, coube à Alzira, seu empenho e entusiasmo, o mérito pela recuperação de tradições preciosas que assinalam a riqueza destas terras.
Este ano, a Atitude Cultural passa de autora a parceira da Programação Cultura da Semana Santa e é com generosidade e confiança que passa a seus principais parceiros a realização dos tapetes do Largo de São Francisco.

Transição Sustentável
“Me sinto feliz, realizada e agradecida, pois tive todo o apoio e confiança dos patrocinadores, apoiadores, parceiros, mídia, artistas e comunidade”, declarou Alzira Haddad ao se referir ao que chamou de Transição Sustentável do Projeto Tapete de Rua do Largo de São Francisco.
Que as instituições e pessoas continuem a fazer os tapetes de rua em frente às suas casas, nas ruas e praças, junto aos vizinhos e amigos. Iniciativas como estas identificam novas lideranças, artistas e voluntários, possibilitando que esta linda tradição seja preservada, vivenciada e multiplicada” , completou Alzira. Na memória dos são-joanenses as obras de arte em serragem e areia que ao longo de 15 anos destacaram pessoas e tradições de SJDR. Entre muitos, as irmandades, as corporações musicais, Monsenhor Paiva, vitrais das igrejas, rendas e ladrilhos hidráulicos. Todas as informações sobre as Semanas Santas Cultural, Tapetes de Rua e o passo a passo para a confecção dos tapetes no site www.saojoaodelreitransparente.com.br.

Luxo
é a ação de Alzira Agostini Haddad em prol da manutenção do Projeto Tapete de Rua Largo São Francisco. Há 15 anos à frente dos trabalhos culturais que desenvolveram em São João del-Rei grande parte de sua identidade, este ano a coordenadora da Atitude Cultural realiza a "Transição Sustentável do Projeto", legando todo o conhecimento, aprendizado, ferramentas, materiais e apoio aos seus principais parceiros. 

***

Luxo

é o projeto Museu de Arte Sacra: atividades culturais criado pela Associação Amigos de SJDR e patrocinado pelo Sesi, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Museu Regional e UFSJ. Coordenado por Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavati e Mauro André Santos, um das ações de destaque é a visita guiada que vai levar crianças das escolas públicas da região aos museus da cidade. Além de educação patrimonial, as crianças terão piquenique, tour pelo centro histórico, oficinas de arte e vídeos educativos.
Por Gazeta de São João del-Rei/Cláudia Simões em 10/08/2013
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.