a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Melhores Produtos e Serviços

Kátia Hallak Lombardi

Descrição

Mais informações:
Galeria Virtual de Kátia Hallak Lombardi | Fotógrafa
Kátia Hallak Lombardi
A presença italiana em São João del-Rei e Minas Gerais
A Presença Sírio-libanesa em São João del-Rei
Cadastre-se gratuitamente na Rede Colaborativa pró Agenda 2030: Cadastro Ser nobre é ter identidade Atitude Cultural/Inventário sociocultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

1. Nome, Redes sociais/site: Kátia Hallak Lombardi
Professora Associada I do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Chefe do Departamento de Comunicação Social da UFSJ. Coordenadora do Curso de Especialização em Mídias na Educação. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas (1990), mestre (2007) e doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei. Concluiu Residência Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (UFMG) e à Cátedra António Lobo Antunes da Università Degli Studi Di Milano (UNIMI). Integrante do Núcleo de Estudos de Exílio e Migração (NEEM). É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. É coordenadora do Laboratório de Processos Fotográficos. Foi coordenadora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ (2015-2017). Trabalhou como professora substituta na Escola de Belas Artes da UFMG e como professora celetista do curso de Comunicação Social da PUC Minas e da Faculdade Promove. Pesquisadora na área de Comunicação e Artes Visuais, com ênfase em Imagem e Fotografia. Tem desenvolvido e orientado projetos relacionados a imagem, memória e pós-memória, imagem e experiência histórica, fotografia e relato oral, migrações, imigração italiana, história da fotografia, fotografia contemporânea, fotojornalismo, fotografia documental, documentário imaginário, fotografia contemporânea, fotografia de guerra, mulheres na fotografia, poéticas do vestígio, fotografia e novos suportes e narrativas visuais.

2. Sua área de atuação em ações socioculturais/atividades e serviços: Cultura, memória, arte e patrimônio

3. Data do início de suas ações:

. Agosto de 2005: Lançamento do site do projeto: São João del Rei: Guardiões do patrimônio
Guardiões do Patrimônio , projeto de fotografia autoral, começou a ser desenvolvido em 2003, em São João del-Rei, uma das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais, Brasil. Fundada por Tomé Portes del-Rei em 1701, chegou a ser palco da guerra dos Emboabas. Foi também o berço do Mártir da Independência, Tiradentes, e de Bárbara Heliodora, a heroína da Inconfidência. A cidade, ainda hoje, conserva um patrimônio histórico significativo, com suas ruas pitorescas de casarios coloniais e imponentes igrejas de estilo barroco.
Pessoas anônimas, muitas vezes com profissões pouco reconhecidas, trabalham para manter acesso o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade. Quem são essas pessoas, por que elas dedicam a vida a essas atividades, qual sua rotina, seu ambiente de trabalho – essas são algumas das questões despertadas nessa série de 10 ensaios fotográficos.
Sejam elas o sineiro, a maestrina e os músicos das orquestras, os coveiros as costureiras, o maquinista do trem, o santeiro, o fazedor de tapetes para procissão, o mentor do presépio de madeira ou o sambista, o dono do cinema a moda antiga. A poesia da vida desses cidadãos, impressa em imagens, que fundem sua própria existência à manutenção desse patrimônio.
A desvalorização do trabalho humano reflete o abandono do próprio monumento. Assim, este projeto visa buscar uma forma de reconhecimento do valor do trabalho dessas pessoas que preservam uma valiosa herança: São João del-Rei

. 10 de dezembro de 2022 – Lançamento do livro “Sírios e libaneses em São João del-Rei – Vidas e histórias” - Livro dedicado à memória e ao resgate histórico de famílias Sírio-Libanesas de São João del-Rei

. 14 de abril de 2024 – Lançamento da série documental “Figli del Lavoro: a imigração italiana em São João del-Rei”, no Cine Glória.

4. Quais as suas Melhores Práticas, Melhores Produtos e Serviços e também que consideram de sua cidade/exemplos com os respectivos links:
. Acesso aos episódios no canal do YouTube do Consulado Italiano de Belo Horizonte e no canal do YouTube do Promel/UFSJ
. Projeto: São João del Rei: Guardiões do patrimônio (somente impressões e arquivo da autora)

. Membro da comissão organizadora do “Sírios e libaneses em São João del-Rei – Vidas e histórias” (livro impresso e e-book)

5. Agenda Cultural Oficial/Eventuais ou permanentes:
O evento será disponibilizado na Web no canal do YouTube do Consulado Italiano de Belo Horizonte e no canal do YouTube do Promel/UFSJ

. Projeto: São João del Rei: Guardiões do patrimônio aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura no ano de 2002. (Atualmente não está mais disponível na Web. Houve exposição no Inverno Cultural da UFSJ.)

. Livro: Sírios e libaneses em São João del-Rei – Vidas e histórias” (livro impresso e e-book)

6. Projetos, pesquisas, campanhas, redes etc, ações que desenvolve na comunidade:
Gravação de relatos orais de descendentes de imigrantes italianos em São João del-Rei.

Projeto fotográfico São João del Rei: Guardiões do patrimônio. Série fotográfica com pessoas anônimas, muitas vezes com profissões pouco reconhecidas, trabalham para manter acesso o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade. Lei Estadual de Incentivo à Cultura no ano de 2002.

. Membro da comissão organizadora do Livro: Sírios e libaneses em São João del-Rei – Vidas e histórias” (livro impresso e e-book) Livro dedicado à memória e ao resgate histórico de famílias Sírio-Libanesas de São João del-Rei. Patrocinado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de São João del-Rei (repasse do FUMPAC).

9. Tipo de sustentabilidade econômica/apoiadores, parcerias, patrocinadores:
Para o desenvolvimento do projeto “Figli del Lavoro: a imigração italiana em São João del-Rei” recebi recursos da UFSJ, Capes e Consulado Italiano de Belo Horizonte

11. Publicações, currículo, fotos/até 12 fotos selecionadas e com legenda, prêmios, homenagens, clipping mídia, arquivos importantes das atividades disponíveis na web/ Ex: Atitude Cultural em São João del-Rei:
Figlidellavoro
FIGLI DEL LAVORO: A imigração italiana em São João del-Rei 01 | FIGLI DEL LAVORO: A imigração italiana em São João del-Rei 02 | FIGLI DEL LAVORO: A imigração italiana em São João del-Rei 03/Kátia Hallak Lombardi

16. Data da coleta dos dados/Responsável pelas informações: 16/04/2024 | Kátia Hallak Lombardi

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL