São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

. Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo/Atualizada . Atitude Cultural

Descrição

Imagens da Pesquisa Como valorizar nosso patrimônio
Folder da pesquisa Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo
Opção Saudável . Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco
Iº Prêmio Turismo é Preservação . Homenagem André Bello

Em São João del-Rei, entre em contato com:
. IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional . R. Hermilio Alves nº 52 . tel 032 3371 7724
. Critérios para restauração e reforma de imóveis do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
. Prefeitura Municipal de São João del-Rei . tel 032 3372 8711
. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei . tel 032 3371 8711

MAIS INFORMAÇÕES
. Plano Diretor de São João del-Rei . (Contou com a participação de especialistas da UFMG)
. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei
. Banco de projetos e empresas aptas a praticar a Responsabilidade Social e Cultural em São João del-Rei e região
. Código de Obras de São João del-Rei
. Código de Postura de São João del-Rei
. Ouvidoria São João del-Rei
. Dicas para quem quer construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel no Centro Histórico e entorno de São João del-Rei
. Adequação das placas comerciais do Centro Histórico de São João del-Rei
. Profissionais que trabalham ou usufruem do Patrimônio Cultural . local/regional
. São João del-Rei: passado, um presente para o futuro . Cartilha
. Delimitação da Poligonal do Centro Histórico de São João del-Rei
. Diretrizes Políticas de Preservação do Centro Histórico de São João del-Rei
. O que é preciso saber sobre placas, letreiros e outros elementos
. Planejamento territorial e Plano Diretor . Como aplicar em seu município
. Legislação Municipal
. Legislação Estadual
. Legislação Federal
. Legislação internacional . Cartas Patrimoniais
. São João del-Rei está de parabéns se perceber que turismo é preservação . Alzira Agostini Haddad

Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo

Nossas riquezas

São João del-Rei não é como outra cidade qualquer. Aqui a beleza e importância do passado convive com a beleza do presente, numa região privilegiada.
Passear em São João del-Rei, é transportar-se no tempo, reviver um passado presente nas ruas centenárias, nas pontes do século XVIII.
O Museu Ferroviário ocupa uma área de 35.000 m2, maior centro de preservação de memória da história nacional e um dos mais importantes do mundo.
Observemos bem a riqueza dos detalhes arquitetônicos e artísticos que estão por todas as igrejas e em outras construções, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja do Carmo são reconhecidos em todo país como exemplares dos mais importantes.
São João del-Rei possui a orquestra Lira Sanjoanense considerada a mais antiga das américas em atividade ininterrupta fundada em 1786, e a Orquestra Ribeiro Bastos, fundada no final do séc. XIII, possuidora de um rico acervo musical.

Alternativa de empregos
Você já imaginou esta cidade sem suas pontes e calçamentos de pedra, o seu casario, seu carnaval, os passos da paixão, suas orquestras, suas procissões, admiradas por todos que nos visitam? Nas cidades mais importantes do mundo é graças à preservação da cultura que o turismo é uma das maiores fontes de renda do município gerando empregos direto e indireto. Se o turismo fosse encarado de forma moderna não precisaríamos sair da cidade para arranjar trabalho. Para a cidade crescer não é preciso destruir o que já foi feito. Progresso se faz com planejamento urbano e respeito a cultura, educação, saúde, etc. Hoje em dia o crescimento das cidades deve ser planejado, fazendo com que as condições de vida sejam cada vez melhores.

O que fazer?
São João del-Rei é uma cidade histórica que atrai turistas do mundo inteiro. Mas para que o Turismo venha a ser uma das principais atividades da cidade é preciso refletir sobre o que fazer para viabilizar o projeto, para que a cidade passe a ter o turismo como atividade produtiva, como uma alternativa de crescimento econômico.

Precisamos cuidar melhor, manter mais limpa e proteger nossa cidade. Ao restaurar um imóvel evite lesar sua expressão, corrompê-la ou substituí-la gratuitamente. A implosão de um patrimônio destrói memórias. O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pode nos ajudar com projetos adequados e evitar descaracterizações desnecessárias e inadequadas e consequente desvalorização do nosso patrimônio.

Precisamos investir no turismo: Passado é um presente de muito futuro.

RESULTADO DA PESQUISA/1997 | Atualizações abaixo de cada área/envie mais propostas e sugestões para o nosso contato

Para que o turismo possa tornar-se uma das principais atividades econômicas da nossa cidade, solicitou-se à população, através da Campanha, sugestões e ideias que pudessem viabilizar esse projeto. Foi surpreendente a participação e a qualidade das respostas. Procuramos então agrupá-las de acordo com a temática abordada:

Ideias e sugestões da comunidade

1 - Melhoria e embelezamento da cidade

2 - Atividades de lazer e cultura

* Estender o Inverno Cultural para todos os bairros de forma mais contínua e consolidada, criando redes de apoio sociocultural

3- Patrimônio cultural 4 - Infra estrutura turística Essa pesquisa foi realizada em 1999. Entretanto, continuamos a receber sugestões e ideias, que nos permite atualizá-la sempre, colabore enviando as suas sugestões, ações, fotos e documentos:

Histórico

A pesquisa Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o turismo visou questionar e refletir a respeito dos potenciais econômicos, culturais e ambientais de nossa cidade, num quiosque em frente à Opção Saudável e Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco.
Foram impressos e distribuídos para a comunidade, na conta de água daquele mês, folhetos que enfatizavam nosso grande acervo de atrações turísticas, nossos importantes exemplares da arquitetura colonial eclética, igrejas, casarios, pontes de pedra, nossa riqueza musical e cultural, festividades religiosas, Inverno Cultural, orquestras bicentenárias, Irmandades, carnaval, festas juninas, etc.
Nas cidades mais importantes do mundo, a preservação de seus bens culturais e ambientais contribui para o sentimento positivo de identidade, despertando admiração e respeito por parte de quem as visitas. Para uma cidade crescer, não é preciso destruir o que já foi feito, pois é justamente essa herança que a diferencia de outras cidades.
Sabemos que o desemprego é um dos grandes problemas de hoje. E é esta a nossa grande alternativa: o turismo, que é uma atividade altamente lucrativa, que gera empregos para todo cidadão, amplia as oportunidades para todo tipo de serviço, e faz com que as condições de vida possam melhorar. Hoje podemos contar com a Lei Robin Hood: "ganha mais quem investe e cuida melhor de seu município".

Passado é um presente de muito futuro

Fruto de apurada avaliação baseada em opiniões e sugestões dos próprios participantes, foram contempladas várias perspectivas que nos levam a perguntar: Como posso contribuir para ajudar minha cidade a se desenvolver, tendo Tantos potenciais e pessoas talentosas? São João del-Rei precisa de cada um de nós. Da participação das autoridades, entidades, empresas e pessoas da comunidade.
A terceira etapa da Campanha será a convocação da comunidade, no sentido de trabalhar para tornar possível a São João del-Rei um desenvolvimento econômico mais inteligente e sensível às suas belezas históricas e naturais.
As atitudes podem ser simples como não jogar lixo nas ruas ou nos córrego, respeitar o Patrimônio Histórico, etc - ou mais desafiadoras: participar ativamente dos programas de melhoria e revitalização de São João del-Rei ou investir no próprio trabalho, melhorando a qualidade dos serviços que você oferece, desenvolver ou patrocinar propagandas, campanhas, cursos para esse fim, etc.
O importante é cada um fazer aquilo que estiver a seu alcance.
Somos todos responsáveis.

Projeto Ser nobre é ter identidade . Agendas Culturais publicação anual, Agenda Cultural diária e permanente virtual, Cartazes, calendários de mesa, marcadores de livro, publicações diversas, pesquisas, documentários

OBJETIVOS DO MILÊNIO: 8 . Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento

"É preciso sensibilizar as comunidades para o tema da autenticidade do patrimônio cultural, fornecendo modelos para seu conhecimento adequado e sua valorização, para sua conservação e proteção, fomentando seu desfrute artístico, espiritual e seu uso educacional, cuja raiz comum sejam a memória histórica, os testemunhos e a continuidade cultural." Carta Patrimonial de Brasilia sobre autenticidade, 1995

Para construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel, colocação de placas e propagandas comerciais etc, consulte os critérios municipais, nacionais e internacionais de intervenção em cidades históricas e as normas do Estatuto da Cidade, que regula o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo.

Guia para implementação pelos municípios e cidadãos que apresenta como implementar este que é um dos maiores avanços legislativos dos últimos anos no Brasil, o Estatuto da Cidade.

Patrocínio
Atitude Cultural . Opção Saudável . Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco . A Primavera Móveis e Decoração

Apoio:
A Colegial . Sociedade Sanjoanense de Arte e Cultura . UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei . Damae

Realização:

Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad
Campanha de Revitalização de São João del-Rei: adote uma atitude/Atitude Cultural
Colaboraram na 2ª etapa da pesquisa, na organização e classificação das respostas:
Alzira Barbosa, Suely Campos Franco e Lúcia Helena Bortolo de Resende


Agradecimentos:
a população, que participou com empenho, entusiasmo nas reflexões sobre este tema, e a todos que deram sua contribuição, trabalhando na campanha e possibilitando a realização desta pesquisa.

MAIS ATUALIZAÇÃO DESTA PESQUISA/2013:
Sugestões recebidas . Áreas: cultura, patrimônio, cidade e obras vinculadas

Implementar o Plano Diretor de São João del-Rei

CULTURA: ações estruturais

Áreas: Carnaval; Tradições sanjoanenses; folclore; musica; patrimônio cultural; letras; turismo; teatro; artes plásticas; artesanato, museografia.

Ações de Política Cultural de urgência:

ARQUITETURA E URBANISMO
Ações Estruturais:

Ações de Política Urbana de urgência:

OBRAS VINCULADAS

Colaboração:
cidadãos são-joanenses
André Guilherme Dornelles Dangelo
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.