Pesquisas

Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo/Atualizada . Atitude Cultural

Imagens da Pesquisa Como valorizar nosso patrimônio
Folder da pesquisa Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo
Opção Saudável . Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco
Iº Prêmio Turismo é Preservação . Homenagem André Bello

Em São João del-Rei, entre em contato com:
. IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional . R. Hermilio Alves nº 52 . tel 032 3371 7724
. Critérios para restauração e reforma de imóveis do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
. Prefeitura Municipal de São João del-Rei . tel 032 3372 8711
. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei . tel 032 3371 8711

MAIS INFORMAÇÕES
. Plano Diretor de São João del-Rei . (Contou com a participação de especialistas da UFMG)
. Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei
. Banco de projetos e empresas aptas a praticar a Responsabilidade Social e Cultural em São João del-Rei e região
. Código de Obras de São João del-Rei
. Código de Postura de São João del-Rei
. Ouvidoria São João del-Rei
. Dicas para quem quer construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel no Centro Histórico e entorno de São João del-Rei
. Adequação das placas comerciais do Centro Histórico de São João del-Rei
. Profissionais que trabalham ou usufruem do Patrimônio Cultural . local/regional
. São João del-Rei: passado, um presente para o futuro . Cartilha
. Delimitação da Poligonal do Centro Histórico de São João del-Rei
. Diretrizes Políticas de Preservação do Centro Histórico de São João del-Rei
. O que é preciso saber sobre placas, letreiros e outros elementos
. Planejamento territorial e Plano Diretor . Como aplicar em seu município
. Legislação Municipal
. Legislação Estadual
. Legislação Federal
. Legislação internacional . Cartas Patrimoniais
. São João del-Rei está de parabéns se perceber que turismo é preservação . Alzira Agostini Haddad

Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o Turismo

Nossas riquezas

São João del-Rei não é como outra cidade qualquer. Aqui a beleza e importância do passado convive com a beleza do presente, numa região privilegiada.
Passear em São João del-Rei, é transportar-se no tempo, reviver um passado presente nas ruas centenárias, nas pontes do século XVIII.
O Museu Ferroviário ocupa uma área de 35.000 m2, maior centro de preservação de memória da história nacional e um dos mais importantes do mundo.
Observemos bem a riqueza dos detalhes arquitetônicos e artísticos que estão por todas as igrejas e em outras construções, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja do Carmo são reconhecidos em todo país como exemplares dos mais importantes.
São João del-Rei possui a orquestra Lira Sanjoanense considerada a mais antiga das américas em atividade ininterrupta fundada em 1786, e a Orquestra Ribeiro Bastos, fundada no final do séc. XIII, possuidora de um rico acervo musical.

Alternativa de empregos
Você já imaginou esta cidade sem suas pontes e calçamentos de pedra, o seu casario, seu carnaval, os passos da paixão, suas orquestras, suas procissões, admiradas por todos que nos visitam? Nas cidades mais importantes do mundo é graças à preservação da cultura que o turismo é uma das maiores fontes de renda do município gerando empregos direto e indireto. Se o turismo fosse encarado de forma moderna não precisaríamos sair da cidade para arranjar trabalho. Para a cidade crescer não é preciso destruir o que já foi feito. Progresso se faz com planejamento urbano e respeito a cultura, educação, saúde, etc. Hoje em dia o crescimento das cidades deve ser planejado, fazendo com que as condições de vida sejam cada vez melhores.

O que fazer?
São João del-Rei é uma cidade histórica que atrai turistas do mundo inteiro. Mas para que o Turismo venha a ser uma das principais atividades da cidade é preciso refletir sobre o que fazer para viabilizar o projeto, para que a cidade passe a ter o turismo como atividade produtiva, como uma alternativa de crescimento econômico.
Precisamos cuidar melhor, manter mais limpa e proteger nossa cidade. Ao restaurar um imóvel evite lesar sua expressão, corrompê-la ou substituí-la gratuitamente. A implosão de um patrimônio destrói memórias. O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pode nos ajudar com projetos adequados e evitar descaracterizações desnecessárias e inadequadas e conseqüente desvalorização do nosso patrimônio.
Precisamos investir no turismo: Passado é um presente de muito futuro.

RESULTADO DA PESQUISA . 1997
 
Para que o turismo possa tornar-se uma das principais atividades econômicas da nossa cidade, solicitou-se à população, através da Campanha, sugestões e idéias que pudessem viabilizar esse projeto. Foi surpreendente a participação e a qualidade das respostas. Procuramos então agrupá-las de acordo com a temática abordada:

Idéias e sugestões da comunidade

1 - Melhoria e embelezamento da cidade

  • Limpeza urbana: Coleta, depósito e reciclagem do lixo. "Cidade limpa não é a que mais se varre, mas a que menos se suja"
  • Arborização planejada
  • Mais e melhores praças públicas
  • Despoluição e urbanização do Córrego do Lenheiro
  • Despoluição e revitalização do Alto do Cristo, Casa de Pedra, Betas de Ouro, Serras e Cachoeiras.
  • Evitar elementos que descaracterizem os imóveis Históricos: Placas comerciais luminosas, letreiros nas paredes, telhas de zinco, basculantes e materiais modernos nas fachadas. O escritório do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional orienta gratuitamente com projetos de construção e reforma nas áreas tombadas.  Contato: 032 3371 7724
  • Mudança dos camelôs e dos trailers para locais mais adequados aos seus interesses que não comprometam as áreas de preservação do centro histórico (realizado)
  • Reinstalação da fonte luminosa na Av. Presidente Tancredo Neves (realizado, necessitando manutenção)
  • Tratamento de água e esgoto
  • Plano Diretor de São João del-Rei . programa técnico-político fixador das diretrizes para o desenvolvimento e expansão urbana. Visa assegurar a ordenação disciplinada da cidade e o bem-estar físico, psicológico, social e espiritual da população. (realizado)
  • Implantação de melhorias na administração municipal, para que se planeje melhor e desperdice menos os recursos orçamentários e as receitas municipais.                                                                                     
2 - Atividades de lazer 3- Patrimônio cultural
  • Utilização do CORETO como centro de informações turísticas e para apresentações das bandas, orquestras e outras atividades artísticas. (parcialmente realizado)
  • Incentivos fiscais para fins de preservação do acervo arquitetônico e cultural. Ex. Isenção do IPTU para imóveis preservados
  • Campanhas para a conscientização do valor cultural e do potencial econômico do Patrimônio histórico na comunidade e nas escolas de bairros
  • Revitalização das associações de bairros
  • Restauração de Teatro Municipal (realizado)
4 - Infra estrutura turística
  • Dotar São João del-Rei de uma boa infra estrutura para estar apta a sediar congressos, feiras e seminários.
  • Estabelecer elo político e operacional no encaminhamento de projetos, fortalecendo sua inclusão nos planos de governo e na definição dos respectivos orçamentos.
  • Formação e capacitação dos guias turísticos e dos profissionais que prestam serviços para o turismo, visando: o bem estar e ao bom atendimento ao turista
  • Implantação de Conselho Municipal de Cultura e Turismo (em junho de 2013 estes conselhos foram criados)
  • Profissionalização da rede hoteleira e de restaurantes: competitividade na qualidade e preço dos serviços prestados
  • Desenvolvimento e incentivo ao artesanato da região . Qualidade e originalidade dos produtos
  • Comércio Turístico aberto aos domingos e feriados
  • Melhoria da sinalização urbana e da sinalização das vias de acesso à cidade
  • Melhoria e modernização de empreendimentos turísticos
  • Normatização e controle do tráfego no Centro Histórico
  • Folders informativos com mapa da cidade, indicando os locais a serem visitados e os bons serviços. Ver Mapar São João del-Rei Turística
  • Melhor divulgação dos eventos culturais que acontecem na cidade . Ver Agenda cultural Diária e Agenda Cultural Permanente
  • Divulgação turística interna e externa . Internet, mídias, agências de turismo, etc.
  • Implantação da "Casa do turista": local com instalações adequadas para recebê-lo e informá-lo, com exposição de fotos, exibição de filmes e Multimídia sobre a cidade e região
  • "Linha Turismo": excursões organizadas do turismo a ser feito na cidade, nas cidades vizinhas, com roteiro de viagem
  • Incentivo ao turismo ecológico
  • Desenvolver um projeto de turismo regional através da articulação entre municípios: Tiradentes, Prados, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Bichinho, Fazenda do Pombal, Represa de Camargos, Águas Santas, etc. Ver Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
  • Criação de curso superior de TURISMO, HISTÓRIA, MUSIOLOGIA E ARQUITETURA. (os tres últimos foram criados pela UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei)
  • Por um Maria Fumaça mais acessível e freqüente e otimização do complexo museológico da Rede Ferroviária Federal. Ver Maria Fumaça, Complexo Ferroviário e Ferrovia em São João del-Rei e Reabilitação/otimização do Complexo Cultural Ferroviário de São João del-Rei
  • Abertura de monumentos e igrejas em São João del-Rei
Essa pesquisa foi realizada em 1999. Entretanto, continuamos a receber sugestões e ideias, que nos permite atualizá-la sempre, colabore enviando as suas sugestões, ações, fotos e documentos:

Histórico

A pesquisa Como valorizar nosso patrimônio para melhorar o turismo visou questionar e refletir a respeito dos potenciais econômicos, culturais e ambientais de nossa cidade, num quiosque em frente à  Opção Saudável e Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco.
Foram impressos e distribuídos para a comunidade, na conta de água daquele mês, folhetos que enfatizavam nosso grande acervo de atrações turísticas, nossos importantes exemplares da arquitetura colonial eclética, igrejas, casarios, pontes de pedra, nossa riqueza musical e cultural, festividades religiosas, Inverno Cultural, orquestras bicentenárias, Irmandades, carnaval, festas juninas, etc.
Nas cidades mais importantes do mundo, a preservação de seus bens culturais e ambientais contribui para o sentimento positivo de identidade, despertando admiração e respeito por parte de quem as visitas. Para uma cidade crescer, não é preciso destruir o que já foi feito, pois é justamente essa herança que a diferencia de outras cidades.
Sabemos que o desemprego é um dos grandes problemas de hoje. E é esta a nossa grande alternativa: o turismo, que é uma atividade altamente lucrativa, que gera empregos para todo cidadão, amplia as oportunidades para todo tipo de serviço, e faz com que as condições de vida possam melhorar. Hoje podemos contar com a Lei Robin Hood: "ganha mais quem investe e cuida melhor de seu município".

Passado é um presente de muito futuro

Fruto de apurada avaliação baseada em opiniões e sugestões dos próprios participantes, foram contempladas várias perspectivas que nos levam a perguntar: Como posso contribuir para ajudar minha cidade a se desenvolver, tendo Tantos potenciais e pessoas talentosas? São João del-Rei precisa de cada um de nós. Da participação das autoridades, entidades, empresas e pessoas da comunidade.
A terceira etapa da Campanha será a convocação da comunidade, no sentido de trabalhar para tornar possível a São João del-Rei um desenvolvimento econômico mais inteligente e sensível às suas belezas históricas e naturais.
As atitudes podem ser simples como não jogar lixo nas ruas ou nos córrego, respeitar o Patrimônio Histórico, etc - ou mais desafiadoras: participar ativamente dos programas de melhoria e revitalização de São João del-Rei ou investir no próprio trabalho, melhorando a qualidade dos serviços que você oferece, desenvolver ou patrocinar propagandas, campanhas, cursos para esse fim, etc.
O importante é cada um fazer aquilo que estiver a seu alcance.
Somos todos responsáveis.

Projeto Ser nobre é ter identidade . Agendas Culturais publicação anual, Agenda Cultural diária e permanente virtual, Cartazes, calendários de mesa, marcadores de livro, publicações diversas, pesquisas, documentários

OBJETIVOS DO MILÊNIO: 8 . Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento

"É preciso sensibilizar as comunidades para o tema da autenticidade do patrimônio cultural, fornecendo modelos para seu conhecimento adequado e sua valorização, para sua conservação e proteção, fomentando seu desfrute artístico, espiritual e seu uso educacional, cuja raiz comum sejam a memória histórica, os testemunhos e a continuidade cultural." Carta Patrimonial de Brasilia sobre autenticidade, 1995

Para construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel, colocação de placas e propandas comerciais etc, consulte os critérios municipais, nacionais e internacionais de intervenção em cidades históricas e as normas do  Estatuto da Cidade, que regula o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo.
Guia para implementação pelos municípios e cidadãos que apresenta como implementar este que é um dos maiores avanços legislativos dos últimos anos no Brasil, o Estatuto da Cidade.

Patrocínio
Atitude Cultural . Opção Saudável . Espaço Cultural Ao Cachimbo Turco . A Primavera Móveis e Decoração

Apoio:
A Colegial . Sociedade Sanjoanense de Arte e Cultura . UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei . Damae

Realização:

Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad
Campanha de Revitalização de São João del-Rei: adote uma atitude, hoje Atitude Cultural
Colaboraram na 2ª etapa da pesquisa - organização e classificação das respostas:
Alzira Barbosa, Suely Campos Franco e Lúcia Helena Bortolo de Resende

Agradecimentos:
a população, que participou com empenho, entusiasmo nas reflexões sobre este tema, e a todos que deram sua contribuição, trabalhando na campanha e possibilitando a realização desta pesquisa.

MAIS ATUALIZAÇÃO DESTA PESQUISA/2013:
Sugestões recebidas . Áreas: cultura, patrimônio, cidade e obras vinculadas

Implementar o Plano Diretor de São João del-Rei

CULTURA: ações estruturais

  • Implantação de um Conselho de Cultura e Turismo da Cidade

Áreas: Carnaval; Tradições sanjoanenses; folclore; musica; patrimônio cultural; letras; turismo; teatro; artes plásticas; artesanato, museografia.

  • Traçar Política Cultural do Município:
  • Atualização e Implantação do Plano DiretorTurístico doado a Prefeitura Municipal  pela UFSJ em 2001
  • Estudar a criação de uma Fundação de Apoio a Cultura para viabilizar a concorrência do município em editais estaduais e federais
  • Criação da Lei Municipal de Cultura
  • Efetivação do Fundo de Conservação do Patrimônio Cultural (ICMS – Cultural)
  • Profissionalição dos agentes do setor cultural da prefeitura (Gestão e Marketing Cultural)
  • Implementação do Arquivo Municipal da Prefeitura de São João del-Rei
  • Restauração da infra-estrutura urbana e do casario e monumentos do Centro Histórico da cidade

Ações de Política Cultural de urgência:

  • Nomeação da Comissão Comemorativa dos 300 anos de fundação da cidade
  • Reestruturação museográfica completa do Museu Tomé Portes del – Rei  (Museu da Cidade – Casa Barbara Heliodora) que -  unida a Casa do Barão de São João del Rei (imóvel do Estado atualmente desocupado) e com a Biblioteca, poderia virar um grande Centro Cultural da Cidade.
  • Relocar a sede do Damae para outra localidade da cidade e potencializar o uso do imóvel, que poderia abrigar a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
  • Articular um meio de adquirir o Solar Gastão da Cunha, última edificação totalmente preservada da cidade a fim de dar-lhe uso institucional em parceria com IPHAN, UFSJ, etc
  • Reestruturação e organização do Carnaval e do desfile das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos
  • Profissionalização da Gestão do Teatro Municipal
  • Intensificar o apoio ‘as Festas Religiosas e tradicionais da Cidade
  • Recolocar os monumentos retirados em operações urbanas anteriores e guardados em depósitos da prefeitura
  • Ajustar e terminar de implantar o Projeto do Mobiliário Urbano doado pelo Instituto Estrada Real
  • Programar política de apoio ‘as  manifestação e eventos culturais da cidade
  • Implementar parceria com o Inverno Cultural da UFSJ
  • Reestruturar, valorizar, cumprir e fiscalizar as deliberações do Conselho Municipal do Patrimônio  Cultural do Município
  • Implementar o zoneamento urbano da área já sobre a tutela do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei e definir os parâmetros de intervenção por conjunto
  • Retirada de trailer das ruas – previsto no PAC municipal
  • Monitoramento da ocupação das encostas do Centro Histórico
  • Tombamento da Serra do Lenheiro evitando assim sua continua urbanização
  • Solucionar de maneira definitiva a poluição visual do Alto do Cristo no Senhor dos Montes com a preservação do que ainda não foi ocupado.
  • Criação do Parque Urbano e de eventos do Rio das Mortes, proposta do Plano Diretor da Fundação João Pinheiro de 1983
  • Implementação de Convenio de Consultoria Técnica com a UFSJ e outras IFES
  • Solucionar a questão da reabilitação do Complexo Cultural Ferroviário de São João del-Rei para eventos sustentáveis
  • Criar uma politica de apoio a preservação da Linguagem dos Sinos, como a preservação dos mesmos, já que três já se encontram quebrados. 

ARQUITETURA E URBANISMO
Ações Estruturais:

  • Implantação de um Conselho da Cidade
  • Implementação de uma Secretaria de Política Urbana - Planejar a Cidade
  • Atualização e Implantação do Plano Diretor Turístico  e de uma nova Lei de Ordenação Urbana e Código de Obras e Saneamento
  • Profissionalição e modernização do setor de urbanismo da Prefeitura com a presença de arquitetos, geólogos, geógrafos e engenheiros civis

Ações de Política Urbana de urgência:

  • Aterro Sanitário em parceria com municípios vizinhos - Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes - Amver
  • Plano Técnico para solução do desenho do trafego de veículos e Zonas de Estacionamento
  • Solução definitiva o problema de Água, Esgoto e Saneamento ( DAMAE)
  • Plano de Despoluição dos Córregos e Rio das Cidades
  • Implementação de Lei de Posturas Municipais de política urbanas que ordenem a utilização de propaganda e uso do espaço público da cidade, coleta de lixo, etc.
  • Criação do departamento de Planejamento de Arquitetura, Urbanismo e Obras Públicas
  • Digitalização do acervo cadastral
  • Criação do Arquivo de Arquitetura e Urbanismo
  • Implantação de nova gestão para a aprovação de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos
  • Implantação de nova gestão de aprovação de Projetos de Impacto Ambiental
  • Implantação de Lei de Vigilância Sanitária
  • Implantação de Lei de Licenciamento de Estabelecimentos Comerciais
  • Estancar ocupação irregular na Serra do Lenheiro e Alto do Cristo no Senhor dos Montes
  • Implantação de uma política de Valorização e qualificação do Espaço Urbano público e privado tanto do Centro Histórico e de outras  centralidades importantes da  cidade como Colônia, Matosinhos, Tijuco, etc.
  • Avaliação técnica e requalificação arquitetônica e urbanística das praças publicas da cidade
  • Discução e implantação de Política Urbana para as áreas de ocupação informais na cidade
  • Ampliação do departamento de Patrimônio Cultural da Cidade e atualização da política de atuação
  • Analisar tecnicamente e reposicionar grande parte dos equipamentos de educação e reabilitação física espalhados pela cidade de maneira aleatória
  • Criar uma nova cultura de manutenção e conservação do espaço público da cidade
  • Implementação de Convenio de Consultoria Técnica com a UFSJ

OBRAS VINCULADAS

  • Vincular suas ações a projetos executivos vindos da Secretaria de Planejamento de Planejamento de Arquitetura, Urbanismo e Obras Públicas
  • Melhoria no serviço, infra- estrutura e na qualidade de atendimento as demandas da população
  • Profissionalização e modernização do Setor de Obras Publicas da Prefeitura com a presença de arquitetos, geólogos, e engenheiros civis.
  • Treinamento e profissionalização dos agentes do Setor de Obras da Prefeitura
  • Transferência do Barracão da Prefeitura e revitalização da área
  • Implementação de Convenio de Consultoria Técnica com a UFSJ e outras IFES
  • Repensar em alguns pontos e reverter a política de asfaltamento e impermeabilização intensiva do solo da cidade sem rede de infra-estrutura urbana
  • Restaurar os passeios e calçamentos da cidade , buscando  padronização no Centro Histórico.
  • Intervenção paisagística de manutenção e de restruturação geral principalmente na Praça Guilherme Millard e Dr. Salatiel na região da antiga Zona Boemia
  • Desapropriação da Ruína ao lado do Fortim dos Emboabas, doado a UFSJ, com a função de preservação do entorno do imóvel e de maior potencialização do uso do imóvel
  • Implantação de projetos de sustentabilidade para: despoluição dos córregos, aterro sanitário, tratamento de esgoto, proteção de mananciais e de reservas biológicas, principalmente a Serra do Lenheiro
Colaboração:
cidadãos são-joanenses
André Guilherme Dornelles Dangelo


O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados