Agenda Cultural
Lançamento do Livro e Exposição Ser nobre é ter identidade | Semana Criativa de Tiradentes 2024
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição
Semana Criativa de Tiradentes | Edição 2024
VER IMAGENS DO LANÇAMENTO DO LIVRO SER NOBRE É TER IDENTIDADE/SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES 2024
A Mesa de Bate-papo contou com as presenças de:
- Alzira Agostini Haddad/autora/Atitude Cultural São João del-Rei/cerca de 800 ações socioculturais realizadas e inventariadas
- Luiz Antônio da Cruz/Professor, pós-doutor em História pela FAFICH-UFMG, doutor e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EAU-UFMG | Mediador da Mesa
- Maria Lídia Montenegro/CCYA-Centro Cultural Yves Alves
- Adriana Rouanet | Instituto Rouanet
- Bruna Lúcia dos Santos/Chefe do Escritório Técnico do Iphan em Tiradentes
- César Reis/Fotógrafo
- Neyla Bello/BS Projetos e Consultoria em Minas Gerais/UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei
- Silvana Vanessa Peixoto/Diretora da Casa dos Conselhos Municipais de Ouro Preto
- Rosy Mara Oliveira/Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Ameida
- CEMIG em São João del-Rei e região/Local . Ações sócio-culturais
Livro/e-book gratuito e Exposição Virtual "Ser nobre é ter identidade"
O livro resume o Banco de Dados/inventário sociocultural em Rede Colaborativa, agora Portal São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes. Construído, colaborativa e voluntariamente desde o ano de 2000, o Banco de Dados/Inventário sociocultural incluiu a meta de envolver as três cidades irmãs, com potenciais e vulnerabilidades semelhantes, infância compartilhada na história, confidentes e revolucionárias nas decisões político-culturais do país, museus vivos orquestrados pela linguagem dos sinos e pela arte e música barroca, impecavelmente perpetuadas por suas irmandades e corporações - agora mais interconectadas. Podendo, cada vez mais e permanentemente, inventariar e interagir os nossos conteúdos e as nossas histórias. Este projeto-piloto registra as práticas, manifestações, lideranças, cultura, e identidade e a memória sociocultural no Banco de dados focado sempre nas ações e na importância da conexão integrada dos conteúdos, dos esforços e das soluções locais para favorecer o conhecimento e a implantação da Agenda 2030 da ONU. Busca-se consolidar fontes de consulta de conteúdos locais legitimadas pela comunidade visando sempre a educação patrimonial, a preservação do patrimônio cultural e da paisagem urbana.
- Oficializou-se o Portal São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes e a entrega de Livros e Kits Pedagógicos para as Escolas Municipais, Bibliotecas e instituições de Educação e Cultura de Tiradentes via Ralph Justino/Secretário Municipal de Educação de Tiradentes
- EM SÃO JOÃO DEL-REI O LANÇAMENTO DO LIVRO SER NOBRE É TER IDENTIDADE: DIA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, 08 DE DEZEMBRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL BAPTISTA CAETANO D'ALMEIDA
- Lançamento do Livro e e-book "Ser nobre é ter identidade" no III Congresso Internacional As cidades na História, em Guimarães/Portugal
- Lançamento do livro e e-book "Ser nobre é ter identidade" no III Congreso Internacional de Ciencias sociales y Humanas/Universidad de Salamanca/Espanha
- Lançamento do Livro e Exposição Ser nobre é ter identidade | Flip-Festa Literária Internacional de Paraty 2024
Como adquirir o Livro/inventário sociocultural Ser nobre é ter identidade: contribuindo com 100 reais com:
- Banda de Música Theodoro de Faria/Pix 19.664.655/0001/92;
- Orquestra Lira Sanjoanense/Pix CNPJ 24739302000144/Contato: Inês Cristina/Presidente 32999910136)
- Orquestra Ribeiro Bastos
- Em Tiradentes, a Orquestra e Banda Ramalho (Conta: Ag 162-7 . Cc 90732-4).
Patrocínio:
CEMIG em São João del-Rei e região/Local . Ações sócio-culturais/Lei Rouanet de Incentivo à Cultura
Agradecimento especial:
Maria Lídia Montenegro e Ricardo Montenegro/CCYA-Centro Cultural Yves Alves | Luiz Cruz | Simone Quintas e Júnior/Semana Criativa de Tiradentes 2024
Angelo Oswaldo de Araújo Santos | Rosy Mara Oliveira/Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Ameida | Via Comunicação & Editora/Lúcio Teixeira Carvalho | Isa Agostini Haddad | Eliane Agostini Monteiro | Comunidade de São João del-Rei e todos componentes da mesa, parceiros e colaboradores do Projeto Ser nobre é ter identidade.
Clipping da Mídia:
centroculturalyvesalves
Vídeo: Confira como foi o evento de lançamento da obra “Ser nobre é ter identidade”
de @alziraagostinihaddad . A ação fez parte da programação da @semanacriativadetiradentes | Vídeo: @thais.andressa_fotografia
Participações: @luizcruz876 , @brulusantos e @alziraagostinihaddad
***
Vídeo no Instagram da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida
***
***
Instagram: Regina Beatriz Simões Coelho
O coroamento da Semana Criativa de Tiradentes foi emocionante.
Ninguém melhor do que a Gestora Sócio-Cultural (entre tantos títulos), Alzira Agostini Haddad para abrilhantar a plateia com a apresentação de seu trabalho, o livro: “Ser nobre é ter identidade”.
A obra contempla o Banco de Dados/Inventário sociocultural em Rede Colaborativa, Portal São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto. Há anos empenhada neste projeto, Alzira @alziraagostinihaddad tirou leite das pedras para a realização deste feito.
Pesquisadora minuciosa, apaixonada pelo patrimônio e história de nossa terra, guerreira diante dos desafios, ela criou com entusiasmo e alegria um trabalho de grande envergadura.
Sou testemunha das incontáveis sementes plantadas, do cuidado no cultivo e na colheita dos frutos agora em nossas mãos. Alzira é uma mulher que agrega e valoriza cada uma/um ao seu lado. Oferta oportunidades aos empreendedores/as. Descobre talentos escondidos. Enaltece os/as principiantes. Mas, acima de tudo, é uma sonhadora que aposta num mundo melhor.
Sinto um orgulho imenso de assistir e aplaudir Alzira, amiga querida, voando alto e recebendo justo reconhecimento no Brasil e lá fora.
Parabéns, Alzira! Obrigada por tanto!
***
SÃO JOÃO DEL-REI – TIRADENTES – OURO PRETO – Rede Cidades Transparentes. No último final de semana, Tiradentes vivenciou experiências expressivas com as inúmeras atividades da Semana Criativa – Edição 2024. Esta Semana se consolida e com certeza é o evento que mais contempla os talentos locais / regionais e os inserem no contexto nacional do fazer, do bem fazer à mão, a dominar os materiais, os desenhos, os volumes, as texturas, os contrastes. O último acontecimento da Semana Criativa ocorreu no auditório do Centro Cultural Yves Alves, com o lançamento do livro e e-book “Ser Nobre é Ter Identidade”, da autora e coordenadora deste projeto: Alzira Agostini Haddad. Ela abriu a programação a exibir um documentário sobre a Rede Cidades Transparentes, com o vasto material produzido por quase três décadas de atuação e uma entrevista com o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, sobre a importância para as cidades históricas, detentoras de acervos culturais, contarem com um banco de dados disponível e de fácil acesso. Para o lançamento, teve uma super mesa, de acordo com a relevância do projeto, com convidados envolvidos nas ações socioculturais das três cidades históricas. Com o banco de dados, tantos aspectos da nossa cultural estão disponibilizados; assegura-se assim a preservação, mas também vislumbra o futuro, com as propostas de sustentabilidade e os preceitos da pró-Agenda 2030, que é a estratégica de ação global da ONU. Não há como vislumbrar o futuro com certa dignidade sem considerar o alicerce edificado e solidificado no passado. Alzira Haddad é uma das cidadãs mais comprometidas com a preservação da memória, do fazer da nossa região e o seu livro nos revela o dedicado trabalho que realiza cotidianamente. Isto é incentivo e é também reconhecimento! Muitos parabéns para a autora e para os todos que com ela contribuem direta ou indiretamente. Gratidão aos seus apoiadores financeiros, os quais contribuem para que este projeto se torne realidade.
Fonte: Facebook de Luiz Cruz
Registros fotográficos: Thais Andressa e Luiz Cruz
***
Um dos grandes momentos da Semana Criativa de Tiradentes 2024 será neste domingo, às 15h45, com a exposição e lançamento do livro “Ser nobre é ter identidade – São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto transparentes”, de Alzira Agostini Haddad. Além da tarde de autógrafos, haverá mesa de debates com nomes significativos na defesa do patrimônio e da cultura como Adriana Rouanet, Maria Lídia Montenegro, Bruna Lúcia dos Santos, Luiz Cruz, Ralph Justino, o fotógrafo César Reis, Neyla Belo e Silvana Peixoto, além de representantes da Cemig, grande patrocinadora do projeto.
O belo livro – 90 páginas , Via Comunicação & Editora – acaba de ser lançado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2024). O lançamento, acompanhado de exposição de 8 a 13 de outubro foi no Paço Municipal e contou com a presença de nomes ligados à arte, à cultura e educação, que inclusive receberam exemplares do livro para as escolas, instituições e Bibliotecas de Paraty. Foi lançado também em Guimarães (Portugal), durante o III Congresso Internacional “As cidades na História”, e em Salamanca, na Espanha, ilustrando o III Congresso Internacional de Ciências Sociales y Humanas "Brasil 1824-2024: entre centralismo e descentralização” que também contou a participação de Alzira Agostini.
Lançamento em São João del-Rei
Em São João del-Rei a noite de autógrafos e lançamento aguarda o término das obras da Biblioteca Baptista Caetano de Almeida e será no dia do aniversário da cidade, 8 de dezembro. “Fiz questão que o lançamento fosse na Biblioteca Municipal, lugar de cultura e resistência” comentou a autora.
Vale lembrar que a renda obtida com o livro é revertida integralmente para as entidades musicais de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto. Para adquirir o livro/e-book basta contribuir com 100 reais para uma das corporações musicais são-joanenses como a Banda Theodoro de Faria, a Orquestra Ribeiro Bastos ou Lira Sanjoanense.
Livro/e-book gratuito
***
Fonte: Instagram Jornal do Povão
***