a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo

 

Luiz Antônio da Cruz | Tiradentes

Descrição

Luiz Cruz | Diversos artigos e ações socioculturais
Matéria sobre o 21 de abril de 2024 e o Livro "Tiradentes e o Alferes Tiradentes" de Luiz Antonio da Cruz

Resumo:
Nasceu e vive em Tiradentes, é professor e pesquisador. Fez o doutorado e o mestrado em Arquitetura e Urbanismo na UFMG e prestou estágio pós doutoral em História,  na Fafich-UFMG. É graduado em Letras pelo Inca/UFSJ,  estudou na Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro e na Fundação de Arte de Ouro Preto.  É sócio fundador do Centro Cultural Yves Alves. Publicou livros e artigos em diversos meios; tem participado de congressos, seminários e colóquios sobre os temas que pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior. Participa dos grupos de pesquisa Perspectiva Pictorum, da UFMG e Ornamenta, da Unicamp.

***

Histórico completo

Nasceu e vive em Tiradentes-MG, Brasil. Professor, pós-doutor em História pela FAFICH-UFMG, doutor e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EAU-UFMG. Curso de Elaboração de Plano Municipal de Cultura pela UFBA. Especialização em Língua Inglesa pela UNIGRANRIO-RJ. Especialização em Administração e Manejo de Áreas de Conservação, pela UEMG/U.S.Fish. Graduado em Letras pelo INCA/UFSJ. Estudou na Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro-RJ e na Fundação de Arte de Ouro Preto. Tem experiência nas áreas de Letras, Artes Visuais e Arquitetura, atua nos temas: patrimônio material e imaterial, especialmente sobre patrimônio edificado, pinturas ornamentais, tetos e retábulos pintados, com ênfase em Minas Gerais. Publicou livros nas áreas de patrimônio, memória e meio ambiente, bem como artigos em diversos meios. Atua também como fotógrafo e editor da Mandala Produção. Realizou exposições individuais e coletivas em vários estados brasileiros, recebeu prêmios em alguns salões de arte. Curador de exposições artísticas e documentais. Participa de seminários, colóquios, congressos nacionais e internacionais e apresenta trabalhos pertinentes às áreas de atuação. Articulador local para a criação da Área de Proteção Ambiental da Serra de São José. Sócio-fundador da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Tiradentes e do Centro Cultural Yves Alves. Coordenou o Projeto Educação Patrimonial de Tiradentes, apoiado financeiramente pelo BNDES. É integrante dos grupos de pesquisas Perspectiva Pictorum, da FAFICH-UFMG e Ornamenta, da UNICAMP. Participa do Projeto “Retábulo Fingidos Espanhóis: Geometria, Técnica e História” coordenado pelo professor Miguel Angel Maure Rubio, da Universidade Complutense de Madrid.

Obs: Luiz Cruz é um dos maiores colaboradores do Banco de Dados/Inventário sociocultural de Tiradentes Transparentes, que integra a Rede Colaborativa pró-Agenda 2030, Cidades Transparentes: São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL