a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo

 

Ralph Justino

Descrição

Ralph Justino
Resumo currículo:
Ralph Justino é Secretário Municipal de Educação de Tiradentes, formado em Extensão de cinema na universidade UCLA, produziu diversos filmes sendo que um deles já representou o Brasil no Festival de Veneza em 1983, é documentarista, participou da criação da primeira associação de bairro de Tiradentes a AMOBAPA do bairro Pacu, foi Secretário de Cultura e Turismo de Tiradentes e de São João del-Rei, onde criou a Casa dos Conselhos | Rede dos Conselhos Municipais de São João del-Rei, quando criou a Sinfonia dos Sinos. Criou a Mostra de Cinema e Festival de Gastronomia, projeto inédito no Brasil contribuindo para que Tiradentes fosse reconhecida nacionalmente e polo do turismo gastronômico brasileiro. Ajudou a criar a Associação de Charreteiros de Tiradentes, criou o Guia Multimídia de Belo Horizonte em CD-ROM um dos primeiros do Brasil, com o formato de informações sobre turismo, serviços e compras, criou o Festival da Loucura em Barbacena, criou a Conspiração Gastronômica. Foi prefeito da cidade de Tiradentes em 2012, entre suas muitas ações montou a Feira de Produtores Rurais na Estação Ferroviária e criou a associação dos Produtores Rurais, implantou a coleta seletiva e criou a Associação Tiradentes Lixo Zero e Associação dos Catadores de Lixo da cidade. Criou também o Tiradentes Vinho & Jazz Festival, o Fórum do Amanhã, o Instituto Vertentes, o “Projeto Criar Pontes”, Secretário Municipal de Educação de Tiradentes/2024.

Profissão: Empresário Social 1977 a 1979 - Estuda arquitetura na UFMG até o terceiro ano, quando abandona para ser empresário nacional do cantor FAGNER.

1980 – Abandona a carreira de empresário para realizar o sonho de ser cineasta. Muda para Los Angeles onde faz curso de extensão de cinema na universidade UCLA. Produz e dirige em Santa Bárbara na Califórnia o curta metragem PHOBIA com equipamentos alugados em Hollywood.

1981 a 1983 – Mora em Paris por um ano depois volta ao Brasil onde produz e dirige o documentário Carnaval – O Aval da Carne. Filme polêmico que mostra o outro lado do carnaval do Rio de Janeiro. O filme foi selecionado para participar dos Festivais de Gramado e Brasília. O filme representou o Brasil na Mostra oficial do Festival de Veneza em 1983.

1987 – Vai morar de novo em Paris juntamente com sua mulher e dois filhos de 2 e 5 anos. Trabalha na Empresa ICARE especializada em multimídia onde começa a trabalhar com computação gráfica. Conhece a maestrina Gilliand Anderson que regia orquestra sinfônica ao vivo em Paris acompanhando filmes clássicos mudos.

1990 – Desenvolve projeto para a realização no Teatro Municipal do Rio de Janeiro que recebe pela primeira vez apresentação do filme mudo INTOLERANCE de D. W. Griffith acompanhado ao vivo pela orquestra sinfônica da UFF (Universidade Federal Fluminense) regida pela maestrina Gilliand Anderson. Depois desenvolve projetos deste tipo com os filmes nacionais como LIMITE de Mário Peixoto e GANGA BRUTA do grande cineasta Humberto Mauro com a regência de Silvio Barbato e Júlio Medaglia respectivamente.

1993 – Muda para a cidade de Tiradentes e constrói a Pousada São Francisco. Neste mesmo ano decide começar a participar de atividades públicas na cidade. Participa da criação da primeira associação de bairro de Tiradentes a AMOBAPA do bairro Pacu, onde vive até hoje. Participou de vários cargos da diretoria.

1997 – Vira secretário de Cultura e Turismo do município e cria a MOSTRA DE CINEMA e FESTIVAL DE GASTRONOMIA, este projeto inédito no Brasil. Faz de Tiradentes cidade reconhecida nacionalmente e polo do turismo gastronômico brasileiro. Durante este período ajuda a criar a Associação de Charreteiros de Tiradentes.

2002 – Cria o Guia Multimídia de Belo Horizonte em CD-ROM um dos primeiros do Brasil, com o formato de informações sobre turismo, serviços e compras.

2005 a 2008 – É convidado para ser secretário de turismo da cidade de Barbacena e cria o FESTVAL DA LOUCURA. Que foi destaque em oito páginas da revista Carta Capital e do Fantástico da TV Globo.

2009 a 2011 – Secretário de cultura e Turismo de São João del Rei onde cria a Sinfonia dos Sinos.

2010- Cria a Conspiração Gastronômica para a valorização da cozinha e insumos brasileiros.

2012 – Sai candidato a prefeito de Tiradentes pelo partido verde. Principais ações como prefeito: Investe em organização, moralização e planejamento. Cria uma nova prefeitura descentralizando a administração pública. Aprova o plano diretor. Implanta a primeira escola pública com o conceito pedagógico do professor José Pacheco da escola da Ponte de Portugal. Com horário integral, multisseriada. É escolhida entre as escolas mais criativas do Brasil entre públicas e privadas pelo MEC. Monta a Feira de produtores rurais na Estação Ferroviária e cria a associação dos Produtores Rurais. Implanta a coleta seletiva e cria a Associação Tiradentes Lixo Zero e associação dos Catadores de Lixo da cidade. Inicia a revitalização do calçamento de todo o centro para melhorar a caminhada e fecha o Centro Histórico para automóveis sendo a segunda cidade histórica do Brasil a realizar esta ação depois de Paraty.

2013 – Cria o Tiradentes Vinho & Jazz Festival juntando em um único evento duas grandes paixões.

2016 – Cria o Fórum do Amanhã que discute o futuro do Brasil em diversas áreas com grandes pensadores brasileiros. Site: www.forumdoamanha.com 2017 – Vira sócio da startup Doinbook estabelecida em Tiradentes. Sistema Saas com foco na gestão de empresas do setor de evento. Já possui clientes em Tiradentes, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

2018 – Cria o Instituto Vertentes para melhorar a educação pública do ensino básico da cidade de Tiradentes e ajudar implantar o ensino integral. Site: www.institutovertentes.com.br

2019 – Cria o “Projeto Criar Pontes” integrando duas das mais criativas cidades do Brasil Santa Rita do Sapucaí e Tiradentes para compartilharem experiências vitoriosas nas áreas da economia criativa como inovação, tecnologia, educação e turismo. 2020 – Como presidente do Instituto Vertentes ajuda a regularizar a Associação do Bairro Várzea de Baixo (AMOVAB) que estava irregular há 7 anos e reforma o espaço que hoje serve para várias ações como aulas de extensão de horário para o Ensino Infantil da Escola pública Padre Lourival e aulas de xadrez para jovens a partir de 10 anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A associação também sede espaço para a secretaria de Assistência Social de Tiradentes.

2022 – Começa no Instituto Vertentes o curso de programação para alunos do Ensino médio das escolas estaduais. Hoje uma das profissões mais bem pagas e com falta de profissionais não só no Brasil, mas em todo o mundo. Dando condições de um futuro melhor para os jovens tridentinos e que podem trabalhar de Tiradentes para qualquer empresa do Brasil.

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL