Melhores Produtos e Serviços
Leonardo Longati Nunes | Flolhando Momentos/Bordado em folhas
Descrição
FOLHANDO MOMENTOS
Nome: Leonardo Longati Nunes
Endereço: Avenida Brasil, Bairro: Cesar de Pina, Número: 1100, Cidade: Tiradentes – MG. CEP:36.325.000. Telefone: (32) 99900/4584.
Data de nascimento: 18/03/1991 | Email: leonardolongati@gmail.com | Instagram: folhando_momentos
Formação acadêmica:
Ensino Superior –Administração – UNIPITAN - PROUNI - São João Del Rei – MG- Concluído em 2014
Cozinheiro – SENAC – Tiradentes – 2018
Sua área de atuação: Arte e artesanato.
Data do início de suas ações | Histórico Completo:
Estas obras foram realizadas por meio de um desejo genuíno em expressar sentimentos e afetos de uma tradição familiar, onde mãe, tia e avó são bordadeiras e crocheteiras de artesanato em tecidos. Assim, com olhos atentos aos detalhes, gestos, texturas, cores e possibilidades diversas de criação e expressão de sentimentos e afetos, começaram os primeiros passos do folhando momentos.
A partir dessas telas, vendo a grandiosidade das memorias nelas incutidas, senti a necessidade de dialogar como os espaços naturais representados nas telas, surgindo observações e diálogos com a natureza que o permeia. E com as transições de estações, folhas caindo, sopro dos ventos, vislumbrei a possibilidade de expressar as vivencias e histórias contadas pelas folhas que vão e vem.
Assim, comecei a coletar folhas de diferentes tamanhos, texturas, formas, cores e espécies, para serem minhas porta-vozes. Essas folhas foram higienizadas, prensadas em livros antigos e esquecidas nas prateleiras até que surgisse o momento de transpor suas memorias e afetos por meio das linhas de meadas coloridas que dão vida as histórias nelas contidas.
E uma a uma foram sendo construídas as mais belas e delicadas telas, com bordados livres e alguns traçados em crochê representando ideias, conceitos, histórias de vivencias, memorias da vida vivida e da natureza sentida.
Texto por: Ana Maria da Silva Amorim
Assim durante a pandemia apreendi a borda com minha mãe, mas os trabalhos de bordados em folhas se iniciaram em 2021. Desde então fiz algumas exposições, no Centro Cultural Yves Alves e no Centro Cultural UFSJ.
Também realiza oficinas voluntárias de bordados em folhas. Tais como na Escola Municipal Ademar Natalino Longatti, APAE de Tiradentes, grupo saúde mental de Coronel Xavier Chaves, curso de pedagogia UFSJ, no instituto federal de SJDR (IFET), grupo construindo sonhos (bordadeiras de Cesar de Pina), entre outros.
Outubro a dezembro 2024: Exposição na Taberna do Omar, em frente à igreja do Carmo em SJDR, na rua Getúlio Vagas.