São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Melhores Produtos e Serviços

Antenogenes da Trindade Nascimento | artesão da madeira | por Luiz Cruz

Descrição






Antenogenes da Trindade Nascimento, artesão da madeira. Ele nasceu e cresceu no Cascalho, seus pais foram dos primeiros moradores do bairro – Dona Polola e Sô Zé Traída / José Trindade do Nascimento – foi um casal que construiu vida simples, mas exemplar. Sô Zé Traíra foi um dos maiores conhecedores da Serra de São José e do primeiro grupo de brigadistas voluntários a defender o meio ambiente contra os incêndios florestais. Antenogenes teve a sorte de ter pais acentuadamente conectados com a natureza, com eles a oportunidade de conviver e ter experiências muitas positivas.

Ainda muito menino, Antenogenes foi trabalhar no Hotel Solar do Ponte, do casal Anna e John, ele ajudava a cuidar do jardim e da horta. Os Parsons tinham um “feeling” perfeito para encontrar as pessoas certas para exercerem as atividades naquele estabelecimento. Ele deixava tudo exuberante e com grande encantamento. Mas o tempo passou e precisou buscar novas frentes, deixou o Solar da Ponte e foi trabalhar com a madeira. Aprendeu com o Mestre Boliviano tudo sobre este material, as fibras, a resistência, as cores, a adequação, o manuseio correto das ferramentas e os segredos do bom acabamento. Agora, já são quase três décadas de dedicação aos trabalhos em madeira e em sua oficina própria.

Antenogenes gosta de aproveitar tudo que é de madeira, recuperar e dar uma destinação mais adequada. É um artesão refinado que nos faz lembrar um dos maiores artistas mineiros, Farnese de Andrade (1926-1996) que saía em busca de seus elementos variados para construir suas obras de arte impactantes. Antenogeses recolhe, guarda, aprecia, até chegar a hora de trabalhar, seja uma raiz, uma canga de bois, ou qualquer fragmento de madeira abandonado e esquecido. Com suas habilidades, consegue transformar estes achados e dar outro destino para cada um deles.

Além do trabalho mais criativo, a outra paixão deste artesão é a restauração de móveis antigos. Tratar, descupinizar, reconstituir partes faltantes – inclusive os entalhes, polir, ilustrar – dar outra longevidade a cada peça que recupera. Tudo que Antenoges faz é muito bem-feito, porque ele emprega suas habilidades e considera a sua matéria prima, a madeira, como algo precioso.

A Oficina do Antenogenes está na Rua Padre Gaspar, número 7, bem atrás do Santuário da Santíssima Trindade. Somente lá você poderá apreciar e adquirir suas peças. Somente lá o seu móvel ou objeto de madeira poderá ser devidamente recuperado e ganhar vitalidade. O contado dele é 32 99948-8556, mas só o acione caso tenha interesse em conhecer e prestigiar o seu trabalho.

Fonte e fotos: Luiz Cruz

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL