São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto

Transparentes

página inicial
ser nobre é ter identidade

Melhores Produtos e Serviços

Claudinei Matias do Nascimento/Mestre Prego | por Luiz Cruz

Descrição

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte e Fotos: Luiz Cruz e acervo de Mestre Prego
Vídeo: Luiz Cruz entrevista Mestre Prego
Oficina de capoeira com Mestre Prego . SESI Tiradentes

MESTRE PREGO – Claudinei Matias do Nascimento (1973) e sua esposa, a artesã Lucimar Cristina da Silva Nascimento (1979). O casal mantém atelier na Rua Alvarenga Peixoto, 1637, em Tiradentes – no caminho para o Bichinho. Eles chegaram aqui e passaram a trabalhar com as cabaças e com elas criam os balões coloridos, que podem ser uma “boa lembrança da cidade”, daí, surgiu, então, a “Barraca da Boa Lembrança”. Ele rememora sobre as cabaças, objeto utilizado pelos povos africanos sequestrados de seus territórios, trazidos para o Brasil e escravizados. Para a longa viagem de travessia oceânica, colocavam água nas cabaças. Durante séculos, as cabaças tiveram utilidades diversas no uso domésticos e sempre vinculadas ao povo afro-brasileiro.

Agora, com elas o Mestre Prego cria os balões coloridos, com os quais você poderá embarcar em viagens imaginárias e infindáveis. Nestes balões coloque os seus sonhos ou mesmo os seus tormentos e manda para céus longínquos. Ainda, fazer viagens libertárias para o corpo e para a alma. Mestre Prego e Lucimar produzem balões, canecas e canetas de bambus e outras peças com madeira reutilizada. É um trabalho de caráter sustentável, ecológico e dele se obtém o sustento familiar.

Na última edição da “Semana Criativa de Tiradentes”, realizada em outubro de 2023 – evento que mais prestigia os produtores da cidade e da região, Mestre Prego e Lucimar participaram da grande exposição ocorrida no Centro Cultural Yves Alves. Eles ganharam bela cenografia para os balões e as cabaças. Tudo foi pensado devidamente para valorizar o talento e a criatividade do casal.

Ainda, em 2023, visitamos INHOTIM, o maior museu a céu aberto da América Latina e atualmente o que recebe mais visitantes no Brasil; na Galeria Lago, lá estava uma instalação sobre o Mestre e Capitão Prego, com o Terno de Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia. Ou seja, foi um ano de reconhecimento do seu trabalho de artesão, mas também de seus esforços como Capitão Congadeiro e líder espiritual.

O Beco do Zé Moura, bem no coração da cidade, acabou por se consolidar como ponto de protesto ao racismo estrutural, apoio ao Capitão Prego e ao seu Terno de Congado. Em 2019, o IPHAN instaurou processo para reconhecer e registrar o CONGADO como Patrimônio Imaterial Nacional; significativa tem sido a contribuição do Capitão Prego e seu terno para tal. Além disso, ele promove o Encontro de Congados de Tiradentes, com a participação de grupos de regiões distintas de Minas.

Após suas jornadas de trabalho como artesão da “Boa Lembrança”, o Capitão Prego pode ser visto pelas ruas de Tiradentes com o Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia. Seu corpo miúdo, sua tez preta e reluzente, sua voz firme, seus pés descalços, seu tambor potente, passa a entoar cantos tristes, exatamente para lembrar que aqui milhares de escravizados foram vilipendiados, massacrados, obrigados a enfrentar duras jornadas de trabalho em busca de ouro ou na pesada atividade das construções. Nosso valioso Patrimônio Arquitetônico foi edificado graças aos braços dos escravizados.

– Você gostaria de comprar um balão colorido para suas viagens imaginárias?

– Então, a “Barraca da Boa Lembrança” fica na Feira de Artesanato, no Antigo Matadouro, no Largo da Rodoviária. É fácil encontrar a barraca e levar uma boa lembrança da cidade, objeto impregnado de história e de memória.

Hoje, o Mestre e Capitão Prego se tornou figura emblemática daqui, por seus balões coloridos que transportam sonhos de gente de todas as idades, mas também como HOMEM símbolo da RESISTÊNCIA, por ser um cidadão que reconhece sua origem afro-brasileira e dela se orgulha – independentemente das questões do racismo estrutural. Prego é um artesão, simples e pequeno em sua estatura, mas um gigante ao defender a liberdade, a religiosidade e a cultura afro-brasileira. Prego é um dos orgulhos de nossa gente e enriquece sobremaneira o Patrimônio Humano de Tiradentes-MG.

Fonte e fotos: Luiz Cruz

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL