São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Anjos del-Rei . Campanha para roupas de anjos em procissões

Descrição

Céu aberto . Mais anjinhos nas procissões de São João del-Rei . Campanha
Antonio Emilio da Costa

As procissões de São João del-Rei  são famosas em todo o Brasil. Singulares, relembram tradições antigas, realizadas em nossa terra desde o começo do século XVIII. Como não se vê procissões tão autênticas em nenhuma outra cidade histórica, elas atraem turistas de várias partes do mundo. São a fé, a arte e a religiosidade no estado mais puro, sensibilizando e encantando a alma humana. Nas procissões de São João del-Rei, crianças vestidas de anjo sempre foram uma atração à parte. Com seu sorriso e ingenuidade,dão ao cortejo o tom da graça e da inocência próprias dos querubins. No tempo do ouro, eram os meninos que desempenhavam este papel. Quem,em algum dia na infância,se vestiu de anjinho, leva esta lembrança por toda a vida.

Nos últimos tempos, anda diminuindo a legião de anjos nas procissões. Sem eles,os cortejos perdem um pouco de sua beleza, ao mesmo tempo em que as crianças deixam de vivenciar uma experiência única, que não se vive em outro momento. Sabendo disto, que tal presentear sua criança com uma túnica de cetim, um diadema e um par de asas? Ela se lembrará deste dia para sempre e tornará as procissões de São João del-Rei ainda mais bonitas e grandiosas...

Obs: Assim que Antônio Emílio lançou esta campanha muitos a aderiram: 
Atitude Cultural
Associação Amigos de São João del-Rei, Prof. Anthony Claret Moura Neri, Diretor  do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, a Sra. Alda do Tabernáculo, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar e o MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei.

Participe também desta campanha, doe roupinhas de anjo, adereços, tecido ou mão de obra. As roupas de anjos ficarão na Paróquia do Pilar para serem emprestadas para as crianças. 
Solicitamos também fotos de anjinhos de São João del-Rei, antigas e contemporâneas, para que possamos criar um Banco de Imagens e uma futura exposição.

Artigo: 
Semana Santa . Festa de Passos. Andam faltando anjos no céu de São João del-Rei? Antônio Emílio da Costa

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.