São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

OLAV . Oficina Livre de Artes Visuais

Descrição


Carlos Magno de Araújo, Antônio Emílio da Costa, Fábio Braga, Mauro Marques, José Miguel Santana, Jaime Vieira, Rita Hilário, Karina Cordeiro e Carlinhos Cordeiro, Maurício Teixeira e Angela Cordeiro (grávida de sua filha Aninha) . Semana Santa 1984 . Arquivo: Rita Hilário


A OLAV- Oficina Livre de Artes Visuais iniciou-se no dia 02 de dezembro de 1979.
Era uma troupe de amigos ligados às artes - música, artes plásticas e artes cênicas, que se reuniam para eventos culturais nas ruas de São João del-Rei em épocas festivas: passagem de ano, Natal, Semana Santa e outras datas.
Seus integrantes faziam desenhos e pinturas em papéis grossos de açougue e saíam, teatralmente vestidos, divertindo o público em bares, ruas, praças, vendendo desenhos, pinturas e livretos de poesia marginal de vários autores como Emílio, Mauro Marques, Nicolas Bher e Ulisses Tavares.
Integravam esta equipe: Rita Hilário, Carlos Magno de Araújo, Antônio Emílio da Costa, Mauro Marques, Regina Fuks, Cristina Calixto, Mauro Lovato, Fábio Braga, Suzana Araújo, Paulo César Silva (Paulinho), Toninho Ávila, Roberto e Jaime Vieira, entre outros.
Nessa época, existia a exposição anual de arte e artesanato, criada por Eliane e Carlos de Abreu, no Athetic Club - que neste ano comemora o seu centenário e tinha o objetivo de valorizar e comercializar as produções artísticas da cidade e região.
Posteriormente, ela foi assumida pelos amigos Edmundo Palhares, Ângela Cordeiro, Miguel Bezamat, Maurício Teixeira - Popó, Francisco e Jaime Vieira.
Quando do falecimento de Edmundo, essa exposição foi batizada “Exposição de Arte e Artesanato Edmundo Dantés Palhares” pelo serigrafista Iruam Gomes, que fez uma placa em homenagem a ele, fato que emocionou a todos.
Dona Risoleta Neves disponibilizou, para esta equipe, a casa considerada mais antiga de São João del-Rei, a fim de que fosse criada a Casa de Cultura para exposições e oficinas.
Nessa ocasião, foi elaborado o primeiro Tapete de Rua e aí nasceu o resgate desta atividade centenária.
No ano seguinte, estendeu-se para a Rua Getúlio Vargas entre a Matriz do Pilar e a Igreja do Carmo, Largo do Rosário e outras ruas e praças, enchendo de alegrias e orgulho o idealizador do resgate dos Tapetes de Rua, Antônio Emílio.
Juntaram-se aos trabalhos os amigos Léo e Leandro Moura, Zelinha e Zeu Mendonça, Dú Ferreira, Ramon, Célia e José Roberto Vitral, Marise Santos, Telma Valéria de Resende, Alexandre Haddad, Beto Santos, Lila e Nerval, e, como sempre, vários ativistas da comunidade e muitas crianças que hoje ajudam a delinear o nosso destino.
Hoje a OLAV- Oficina Livre de Artes Visuais, tendo à frente Jaime Vieira e Rita Hilário, participa com vários artistas e equipes, da elaboração dos requintados Tapetes de Rua do Largo São Francisco e são os homenageados deste evento desenvolvido pela Atitude Cultural.
A todos que batalharam e batalham como eles, pelo nosso patrimônio e cultura, a nossa homenagem. Suas iniciativas e atividades culturais lançaram infinitas sementes que germinam, até hoje, nos corações e na cultura sãojoanense, despertando indefinidamente, a nossa alma artística.

Por Alzira Agostini Haddad


OLAV-Oficina Livre de Artes Visuais
Jaime Vieira . Artista plástico
Tapete de Rua/Flores . São João del-Rei
Artigo Tapetes de Rua São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa
Tapetes de Rua . Antônio Gaio Sobrinho
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.