Organização

Grupo Teatral Senhor dos Montes . GRUTSEM

Imagens
 
Endereço
Praça Eduardo Rodrigues Vale, 122. Senhor dos Montes  
Telefone
032 3371 7253  
Email
oreportermateria@oi.com.br  
Atividades/Serviços
Aulas de artes cênicas gratuitas para pessoas de qualquer idade. O Grutsem realiza peças de teatro, filmes e montagens bíblicas; além de participar da confecção de Tapetes de Rua.

Artigos sobre o GRUTSEM:
Semana Santa, Paixão de Cristo, fé e barroco naif nas ladeiras de São João del-Rei: GRUTSEM . Antônio Emílio da Costa  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
Procurar o fundador e coordenador do grupo, Luiz Bonifácio, pelo telefone 032 9964 9097. As aulas são gratuitas.  
Parceiros
Atitude Cultural e Secretaria Municipal de Cultura  
Data de início das atividades
Década de 1960.  
Histórico da entidade
Vídeo Via Sacra do Senhor dos Montes . Semana Santa Cultural 2013 . Teatro Vivo da Paixão de Cristo
Vídeo . Via Sacra da Ladeira . GRUTSEM . 2010 . São João del-Rei



A ideia da criação do Grutsem partiu do artista autodidata Luiz Bonifácio Lucas, na década de 1960, quando ele começou a buscar talentos na cidade para criar uma equipe de teatro. Desde então, o Grupo foi agregando pessoas, criando laços de convivência e motivando simpatizantes até um momento em que artistas de toda São João del-Rei participavam do Grutsem. Luiz Bonifácio chama, descontraidamente, a comunidade do Senhor dos Montes de “Hollywood” porque das aulas pioneiras do Grutsem criaram um espaço propício para o surgimento várias outras companhias de teatro. “Tenho orgulho de dizer que o pioneirismo foi do Grutsem, que começou a fazer peças aqui na mais tenra idade, fazendo com que as pessoas fossem se desenvolvendo como artistas. Quando alguém me fala que está participando de algum grupo de teatro no Senhor dos Montes, eu penso: interessante, o Grutsem que iniciou essa tradição”, conta Luiz Bonifácio.
Luiz relata que não fez curso superior de Artes Cênicas, mas procurou participar de cursos de formação teatral quando fez Letras e continuou lendo muitos livros para aprender a arte da encenação. “Tudo o que eu sabia, tentava passar aos meus alunos e muitos se tornaram bons atores, a ponto de que começamos apresentar em cidades fora de São João e começamos a fazer filmes”, lembra o criador do Grutsem.
O grupo desenvolveu suas aspirações artísticas e passou a fazer cinema. Os artistas buscaram equipamentos e começaram a filmar os escritos de Luiz Bonifácio. As gravações foram realizadas em ambientes barrocos da cidade e nos arredores de São João, aproveitando as belezas naturais dos rios e montanhas.

***



(O elenco do Grutsem muda a cada ano. O elenco acima refere-se ao ano de 2014)  
Número e perfil dos membros
As lideranças do Grupo são: Luiz Bonifácio e seus companheiros Flavio Costa e Benito Mussolini (in memorian)
O GRUTSEM é composto por 50 atores, os quais se encarregam de todas as funções dos espetáculos: roteiro, encenação, produção, divulgação, figurino, entre outras. Luiz Bonifácio, coordenador do GRUTSEM, afirma que o grupo estimula o desenvolvimento cultural do Bairro Senhor dos Montes, motiva as pessoas a participar de projetos sócio-culturais. “Somos vistos como pessoas de boa cultura. Estamos vendo diversos movimentos culturais nascer, isso ajuda o bairro. Todo mundo vive com mais cultura e procura a educação”. 
Vídeo Via Sacra do Senhor dos Montes . Teatro vivo da Paixão de Cristo
Semana Santa, Paixão de Cristo, fé e barroco naif nas ladeiras de São João del-Rei: GRUTSEM . Antônio Emílio da Costa  
Agenda Cultural
O Grutsem prepara peças temáticas para apresentar nas festas de Semana Santa, Festa Junina, Natal e jubileus.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
A falta de reconhecimento pelo poder público dificulta o desenvolvimento do Grupo. Mesmo assim, seus membros buscam, na medida do possível, financiar suas produções e tentar assinar patrocínios esporádicos para a realização de suas peças.  
Publicações
Filmes em DVD: A Flor do Campo; O Ouro de Chico-Rei, A Chica Rainha do Tijuco; Em Belém Nasceu Jesus; A Sedução de Salomé; A Praça da Alegria; Em Nome de Deus (participação de Benito Mussolini, ator do Grutsem).  
Responsável pelo órgão/cargo
Luiz Bonifácio Lucas, diretor do Grutsem.  
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Maior investimento na área de turismo e cultura. Uma cidade que vive da visitação de pessoas deve ter maior divulgação e amparo para receber bens seus turistas, isso inclui a limpeza das ruas, a proteção do patrimônio e o investimento nas artes.  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Comunidade de São João del-Rei e interessados em artes cênicas.  
Observações e dados importantes que não solicitados
O Grupo Teatral do Senhor dos Montes promove a cultura regional em suas filmagens, lembrando os cidadãos de aspectos que devem ser valorizados, como a história de Tiradentes e a época de extração de ouro em São João.
Luiz Bonifácio afirma que o grupo estimula o desenvolvimento cultural do Senhor dos Montes, motivando pessoas a se educar. “Somos vistos como pessoas de boa cultura. Estamos vendo diversos movimentos culturais nascer, isso ajuda o bairro. Todo mundo vive com mais cultura e procura a educação”.

Tipo de sustentabilidade econômica: 
Doações, patrocínios esporádicos, investimento pessoal e verba da venda de ingressos e filmes. O Grutsem não recebe qualquer tipo de subvenção pública para manter suas atividades.  
Data da coleta dos dados
03 de setembro de 2010.  
Responsável pelas informações
Luiz Bonifácio Lucas.  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados