São João del Rei Transparente

Legislação

São João del-Rei realiza Semana do Meio Ambiente

Corpo

Discutir os problemas ambientais do município e apresentar alternativas para resolver estes impasses são os objetivos da III Semana da Meio Ambiente de São João del-Rei, que acontecerá entre os dias 31 de maio e 12 junho. Palestras em escolas, desfile temático, blitizen ecológicas, limpeza do Córrego do Lenheiro, stands e mesas de debates são algumas das atividades previstas.
O evento coordenado pelo IEF, Emater, Polícia Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), UFSJ, Instituto Apoiar, Escola Caminho do Sol, Associação Amigo do Produtor e Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, não contará com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mesmo sendo esta a secretaria diretamente relacionada ao tema. “Nós fomos convidados para a primeira reunião, mas tanto eu quanto o secretário do Meio Ambiente, Celso Sandim, estavámos fora do município para fazer um curso de capacitação. A pessoa designada para participar da reunião não pôde comparecer devido a problemas particulares. Na segunda reunião do evento a secretaria não foi convidada”, informou a supervisora do Setor de Resíduos Sólidos, Aline Resende.
O engenheiro agrônomo da Emater de São João del-Rei, Paulo Roberto Silva, ressaltou que o evento irá chamar a população para uma reflexão sobre as atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente. “Queremos que as pessoas reflitam sobre os seus comportamentos. Durante estes dias pretendemos formar cidadãos mais conscientes. Pessoas que respeitem placas, que não joguem lixo nas ruas, cidadãos mais educados. Nosso desafio é proporcionar um convívio harmonioso com os seres humanos, animais e plantas”, destacou.
A abertura oficial da III Semana da Meio Ambiente será nesta segunda-feira, 31, a partir das 9h, na sede do 38º Batalhão da Polícia Militar. De segunda-feira até o dia 2 de junho vários estudantes de São João del-Rei estarão mobilizados em atividades como o plantio de árvores, além da apresentação de diversas palestras que tratarão do tema do evento, como explicou o analista ambiental do ICMBio, Fábio Luis Velloso de Mello. “Nós vamos percorrer 100% das escolas municipais de São João, incluindo as urbanas e rurais. Também faremos um desfile temático com crianças, no dia 11 de junho, onde os temas abordados nas palestras irão ganhar as ruas da cidade para apresentar para a população”.
Um dos pontos de destaque do evento será uma gincana que acontecerá entre as escolas da cidade para o recolhimento de óleo de cozinha usado. “Procuramos criar um método rápido e eficaz que minimize os efeitos poluentes na natureza. Com isso, resolvemos fazer esta gincana e esperamos mobilizar não só os estudantes de São João del-Rei como a população em geral. O material recolhido será doado para um empresa de Belo Horizonte que recicla o óleo e o transforma em biodiesel”, afirmou o representante da Escola Caminho do Sol, Carlos Luiz Vallim.
Vallim destacou ainda que a instituição pretende perpetuar este projeto. “Se tudo der certo durante a Semana do Meio Ambiente, iremos implantar este plano em São João del-Rei. Mas para isso, precisamos do apoio de todos, pois a empresa só se compromete a recolher o óleo, desde que disponibilizemos pelo menos 2.000 litros. Isso será uma forma eficiente de diminuirmos a poluição, afinal dados comprovam que um litro de óleo polui 1.000.000 de litros de água”, destacou.
A programação contará também com o II Encontro de Catadores de Material Reciclável – ITPC/UFSJ e com o I Fórum sobre Gestão de Resíduos Sólidos. Neste último evento, serão formadas três mesas de debate com representantes do Ministério Público, Legislativo e Executivo municipais, iniciativa privada e comunidade, como explicou o presidente do Instituto Apoiar, Antônio Claret de Souza. “Cada mesa irá debater um assunto. Uma vai discutir sobre a questão dos catadores, outra sobre a legislação ambiental e uma terceira sobre o plano de gerenciamento de recursos de resíduos sólidos. Nós vamos estar lá com uma proposta, um modelo para se seguir para que zcrie um plano futuro de gerenciamento de recursos sólidos. Sabemos que o fórum não irá resolver de imediato o problema do meio ambiente em São João, mas teremos algumas diretivas que poderão ser aplicadas em curto, médio e longo prazo”, explicou.
Os eventos da III Semana do Meio Ambiente são abertos para toda a comunidade e a programação completa pode ser conferida no site www.institutoapoiar.org.br.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 29/05/2010
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.