São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

12º Mestres e Conselheiros . Patrimônio como ação local . Programação completa de 24 a 28 de maio . IEDS . YouTube . 2021

Data

27/05/2021

Hora

Diversas

Cidade

Diversas

Local

Brasil

Descrição

12º Mestres e Conselheiros . Patrimônio como ação local

Mais informações
Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei
Mestres e Conselheiros . Manual de atuação dos agentes do patrimônio cultural
6º Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio - Os desafios da educação patrimonial 
4º Fórum de Mestres e Conselheiros . Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Local 
Palestras: "Griôs: mestres do saber" e "Capela de Nossa Senhora das Vitórias" . 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em SJDR
Mostra Mestres da Capital 
Exposição do Projeto Mestres do Futuro . Estradal Real . 5 a 8 de Agosto
Exposição "Mestres, Artífices, Oficiais e Aprendizes – a Escultura e a Talha nos Séculos XVIII e XIX " . Museu Regional
V Encontro Mestres do Mundo

https://www.youtube.com/watch?v=MOJNCBFaohM&t=681s
https://www.youtube.com/watch?v=sItOs-oRn0w
https://www.youtube.com/channel/UCVi5CanjdvlQrERefcAPV2Q/videos

O Fórum Mestres e Conselheiros é um evento único no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação em nosso país. Este ano, devido à pandemia do covid-19, nosso evento será realizado em maio de 2021. Reconhecido hoje como referência na discussão da municipalização do patrimônio e da educação patrimonial, este Fórum foi realizado pela primeira vez em 2008, quando era voltado ainda para Minas Gerais, estendendo-se para todo o país a partir de 2009.Em 2021, o Fórum vai discutir a perspectiva da “ação local” como base para o patrimônio. Hoje sabemos que o patrimônio, antes de ser nacional ou mesmo mundial, acontece na esfera local, e que vão ser também as ações locais as principais responsáveis pela sua preservação. “A comunidade é a melhor guardiã do seu patrimônio”, frase popularizada por Aloísio Magalhães, dialoga muito bem com a máxima contemporânea “Agir localmente, pensar globalmente”.Neste sentido, esta edição dos Mestres e Conselheiros vai tematizar os diversos tipos de ação local que contribuem para a preservação do nosso patrimônio cultural, desde a atuação dos conselhos municipais até a ação corajosa de cidadãos que conseguem manter suas referências culturais, passando pelo envolvimento cívico de ONGs e outros atores.

Programação completa de 24 a 28 de maio

14H00 - OFICINA: Valores e a Gestão de Risco do Patrimônio Cultural

14H00 - OFICINA: Produção de Ações Formativas no âmbito da gestão local do patrimônio cultural

14H00 - OFICINA: Alternativas de preservação e recuperação de bens culturais - teoria e prática.

14H00- OFICINA: Valores e a Gestão de Risco do Patrimônio Cultural

14H00 - COMUNICAÇÃO: Nova Portaria do Programa ICMS Patrimônio Cultural e o desafio da gestão patrimonial em meio à pandemia

09H00 - Leonardo Barci Castriota - Sessão aberta

Local: Sala 01 

SESSÃO DE ABERTURA - Mestre de cerimônia: Vilmar Pereira de Sousa.

PARTICIPANTES: DD. Leônidas Oliveira - Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais DD. Felipe Cardoso Vale Pires - Presidente do Intituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artistico - Minas Gerais. DD. Marcelo Azevedo Maffra - Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais. Profa. Dra. Profa. Rita de Cássia Lucena Velloso - Vice Diretora da Escola de Arquitetura da UFMG. DD. Maria Edwiges Sobreira Leal - Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Minas Gerais. DD. Prof. Dr. Flavio de Lemos Carsalade - Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/BRASIL). DD. Vilmar Pereira de Souza - Diretor Geral do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável – IEDS. 

09H30 Pensar globalmente e agir localmente no campo do patrimônio cultural Palestra. Local: Sala 01.

Tema: Pensar globalmente e agir localmente no campo do patrimônio cultural. Palestrante: Ana Lucia Goelzer Meira. Mediador: Leonardo Castriota

10H15 - Mesa Temática. Ana Lúcia Goelzer Meira, Charles Moraes De Lima (Tcharles Avner), Luis Gustavo Molinari Mundim, Simone De Almeida RamosAção local e patrimônio cultural.

 10H15 - Ação local e patrimônio cultural. Local: Sala 02

Tema: Ação local e patrimônio cultural. Debatedores: Ana Lúcia Goelzer Meira; Luis Gustavo Molinari Mundim; Tcharles Avner e Simone de Almeida Ramos

14H00- OFICINA: Valores e a Gestão de Risco do Patrimônio Cultural. 

14H00- OFICINA: Educação para o patrimônio arqueológico: práticas de identificação, reconhecimento e preservação.

14H00 - OFICINA: Inventários Participativos: Uso de Mapas de Percepção na Construção do Patrimônio Cultural.

14H00 - OFICINA: Projeto 3D.Prístino - Visitação virtual e socialização do Patrimônio Cultural.

14H00 - OFICINA: 'A importância do Patrimônio Espeleológico Brasileiro'Oficina 27 de maio 

09H00 - Palestra - Alemberg Quindins, Vilmar Pereira De Sousa Fundação Casagrande: patrimônio e desenvolvimento local

Local: Sala 03 . Tema: Fundação Casagrande: patrimônio e desenvolvimento localPalestrante: Alemberg QuindinsMediador: Vilmar Pereira de Sousa 

10H15 - Mesa Temática.

Local: Sala 04 Debate: Patrimônio e desenvolvimento local. Debatedores: Gabriela Pieroli; Vilmar Pereira de Sousa; Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto.

14H00 - Sala 01 - Eixo 1 - 14:00 as 16h – Apresentação de trabalhos 

Local: Online - link a definir.

A PRESERVAÇÃO DAS VILAS GEMINADAS DO BAIRRO DE NAZARÉ, EM BELÉM-PA, SOB A MEMÓRIA E CONSCIÊNCIA ESTÉTICA DO IPHAN. (Beatriz Maneschy, Cybelle Miranda)

O Patrimônio e a tensão: O Palácio Tiradentes e a importância dos movimentos sócio políticos da Cidade do Rio de Janeiro. (Diego Marques dos Santos Ramos, Ana Clara Rodrigues, Bruna Cavalcanti, Mariana Rangel, Milene de Matos)

Praça Dandara dos Palmares X Praça Nossa Senhora de Rosa Mística: Um território em disputa (Jonathan Menezes Silva, jerônimo da Silva, Mariana Ferreira Marques)

Duelo de MCs: num lugar antes vazio, hoje tem arte e comunhão (Julia Furtado Zanon, Luciene de Almeida Tenório, Nathalia Lima de Souza Pedroso) 

14H00 - Sala 02 - Eixo 2 - 14:00 as 16h. Apresentação trabalhos

Local: Link a definir

O financiamento local da preservação do patrimônio cultural: o caso de Nova Iorque e São Paulo. (Dulcilei de Souza Cipriano)

25 anos do Programa ICMS Patrimônio Cultural: contribuições para a consolidação das políticas públicas municipais e desafios futuros para a gestão patrimonial local (Camila Silva Morais)

ICMS DE PATRIMÔNIO CULTURAL: ALTERAÇÕES E PERMANÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA (Simone de Almeida Ramos, Anna Clara Ramos Novaes, Helena Rosmaninho Alves)

Serro e Tiradentes, trajetórias de sucesso na preservação do patrimônio cultural? (Laura Vilela Campos, Elcione Luciana da Silva, Cristiane Souza Gonçalves, João Pedro Otoni, Lucas Carvalho de Jesus)

O TERRITÓRIO-PATRIMÔNIO COMO LÓCUS DE INTERVENÇÃO (Vanessa Krohling Mayer, Aline Tessarolo Ruy, Renata Hermanny de Almeida)

Arreda homem que aí vem mulher! O legado patrimonial de D. Paula no município de Laguna/SC (Danielle Rocha Benício, Cirio Fernandes Fortunato, Letícia Damazio de Jesus, Ivie Mesquita)

A preservação do patrimônio moderno no Centro tombado da Laguna: o legado de Luiz Carlos Remor (Maria Eduarda Silverio Gaspar, Danilo Oliveira Adriano, Alexandre José Krause, Danielle Rocha Benício) 

14H00 - Sala 03 - Eixo 2 - 14:00 às 16h. Apresentação trabalho.

Local: Link a definir

AVENIDA FREI SERAFIM (TERESINA-PI): LEITURAS POSSÍVEIS DO SEU DESENHO URBANO (Renata Beatriz Alves de Melo, Pamela Krishna Ribeiro Franco Freire)

TOMBAMENTO, DESTOMBAMENTO E DEMOLIÇÃO: A PERDA DE UM CONJUNTO RESIDENCIAL ART DÉCO EM SOROCABA-SP (Larissa Girardi Losada, Maíra Brançam Sfeir)

Reflexões sobre o patrimônio arquitetônico em bairros pericentrais de BH: estudo de caso do bairro do Carmo (Sarah Paz).

MOINHO RIO-GRANDENSE DE PORTO ALEGRE: um debate sobre a preservação do Patrimônio Agroindustrial do Rio Grande do Sul (Kauã Domingues de Oliveira, Luisa Durán Rocca)

16H00 - Sala 04 - Eixo 3 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho

Local: Link a definir

A cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir: www.saosaojoaodelreitransparente.com.br (Alzira Agostini Haddad)

OS DESAFIOS DA CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL E SEUS EFEITOS JUNTO ÀS COMUNIDADES: O caso da Capela de Nossa Senhora da Glória em Ressaca- MG (Valessa Costa Soares, Prof. Dra. Júlia Calvo)

AS MÃOS QUE TECEM A REDE: as ações do Museu da Vila na comunidade da Vila-bairro Coqueiro da Praia. (Isa Marília Silva de Oliveira, Áurea da Paz Pinheiro, Sabrina Araújo Castro)

Vila Belga: ativação pela vizinhança (CRISTIANE LETICIA OPPERMANN THIES, Daniel Maurício Viana de Souza)

ARTE, CIDADANIA E PATRIMÔNIO: contribuições do projeto Fazendinhando para as políticas de patrimônio. (Fernanda Rocha de Oliveira, Ester Carro)

O uso da história oral como ferramenta de salvaguarda patrimonial: o saber fazer biscoitos em São Tiago-MG e o papel das biscoiteiras. (Samuel José Santiago)

16H00 - Sala 05 - Eixo 4 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho.

Local: Online - link a definir

Viaduto Otavio Rocha e Edifícios de Apartamentos: patrimônio e cotidiano em Porto Alegre - RS (Ângelo Guilherme Oliveira Tavares, Mariana Freitas de Vasconcelos, Raquel Rodrigues Lima, Walquíria Brauwers Schüssler)

Musealidade no patrimônio edificado: contribuições para o reconhecimento e preservação do patrimônio da imigração polonesa (Camila Warpechowski)

Um estudo da contribuição arquitetônica da família Turolla em Juiz de Fora
(Marina de Sousa Coelho, Marcos Olender)

Um bem patrimonial: A Casa da Cultura, Lavras- MG
(Ana Carolina Sequeira Borges Costa, Milena Américo Matos, Janaína Faleiro Lucas Mesquita, Amauri Cléo de Mattos Júnior, Maria Fernanda Gomes Couto)

REFORMA DE UM BEM IMÓVEL COM VALOR HISTÓRICO: o caso da Igreja das Mercês em Lavras-MG. (Ana Carolina Sequeira Borges Costa, Victor Henrique de Resende, Amauri Cléo de Mattos Júnior, Maria Fernanda Gomes Couto, Milena Américo Matos)

Memórias que habitamos: inventário da arquitetura neocolonial na região serrana de Santa Catarina (Lilian Louise Fabre Santos, Lia Cristina Moraes, Maria Eduarda Costa, Tatiana Leonor Pacheco) 

Gestão [H]Urb[M]ANA: o projeto Espaço Ocupação Porão Cultural em Maricá, RJ. (Christiane Duarte Teixeira) 

16H00 - Sala 06 - Eixo 4 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho. 

Local: Online - link a definir

O grande incêndio no bairro Chiado em Lisboa, Portugal: a memória de uma tragédia e a valorização do patrimônio na vida cotidiana da capital portuguesa. (Luciana Santos Ferreira, Gláucia Elisa Santos Araújo Mathias, Paulo Gustavo von Kruger)

ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA DA AVENIDA FREI SERAFIM (TERESINA-PI): depoimentos orais no contexto de uma pesquisa acadêmica (Igor Henrique Nery Alves, Pamela Krishna Ribeiro Franco Freire)

PATRIMÔNIOS DE TODOS NÓS: Registro das Histórias de Vida das Populações Ribeirinhas na Região Meio Norte do Brasil (Jhon Lennon de Lima Silva, Áurea da Paz Pinheiro)

AMÉLIA: a representatividade feminina no patrimônio cultural de Espinosa (Rafael Moreira Gonçalves, Simone Almeida Ramos, Helena Rosmaninho Alves)

Entre tachos, conversas e formas: o requeijão moreno e a cozinha mineira da Serra Geral (Helena Rosmaninho Alves, Rafael Moreira Gonçalves, Simone Almeida Ramos) 

09H00 - Palestra - Olimpia Niglio, Sonia Regina Rampim Florêncio. Reconectando com seu patrimônio: local e global. 

Local: Sala 05. Tema: Reconectando com seu patrimônio: local e global. Palestrante: Olimpia Niglio. Mediador: Sônia Rampim

10H15 - Rejane Nóbrega, Sonia Regina Rampim Florêncio, Zara Simões. Educação patrimonial e ação local. 

Local: Sala 06 Tema: Educação patrimonial e ação local. Debatedores: Sônia Rampim; Zara Simões e Rejane Nóbrega 

14H00 Sala 07 - Eixo 4 - 14:00 às 16h. Apresentação trabalho. 

Local: Online - link a definir.

Patrimonialização na “nova” Cidade Velha: a atribuição de significado ao patrimônio por diferentes sujeitos. (Sidney Pery da Silva Costa Filho, Cybelle Salvador Miranda)

TECNOLOGIA SOCIAL E PATRIMÔNIO CULTURAL: o aplicativo para cidades tombadas (Maíra Cardoso Onofri Magalhães)

FESTA POPULAR E PATRIMÔNIO CULTURAL: A FOLIA DE REIS NA CIDADE DE ITAMOGI-MG. (Amauri Cléo de Mattos Júnior, Janaina Faleiro Lucas Mesquita, Maria Fernanda Gomes Couto, Ana Carolina Sequeira Borges Costa, Milena Américo Mattos)

Tramas de um espetáculo: uma imersão nos símbolos do folguedo Mané do Rosário. (Arlindo da Silva Cardoso, Karina Mendonça Tenório de Magalhães Oliveira, Paula Louise Fernandes Silva, Lucas Cardoso Ramos, Louise Maria Martins Cerqueira)

Registro das práticas off-road como patrimônio imaterial e implantação do Ecomuseu do off-road em Nova Lima, Minas Gerais (Solano de Souza Braga, Marina Furtado Gonçalves, Carlos Augusto Ribeiro Jotta, Rogério Stockler de Mello)

Lugares de sociabilidade LGBTQIAP+ em São Paulo: Reconhecendo referências culturais. (Bruna Quintero, Andréa de Oliveira Tourinho) 

14H00 Sala 08 - Eixo 6 - 14:00 às 16h. Apresentação trabalho.

Local: Online - link a definir

As festas dançantes de Pedro II/PI (1940-1980) e o ritmo da ativação patrimonial: estudo de caso a partir de inventário compartilhado. (Ana Beatriz Costa Batista, Pamela Krishna Ribeiro Franco Freire, Víctor Veríssimo Guimarães)

A FORMAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS PARA O PATRIMÔNIO: Os Mediadores Mirins do Museu da Vila (Sabrina Araujo Castro, Áurea da Paz Pinheiro)

Buscando diálogos: possibilidades e dificuldades em experiências de atividades virtuais de educação patrimonial (Lívia Nobre de Oliveira)

Pertencimento em meio ao grande patrimônio (Raíssa Fagundes de Oliveira, Gabriela de Lima Gomes)

Narrativas locais como forma de pertencimento e valorização do patrimônio: experiências na fronteira sul do Rio Grande do Sul (Natália Toralles dos Santos Braga, Franciele Fraga Pereira, Aline Montagna da Silveira, Claudia Anahi Aguilera Larrosa, Louise Prado Alfonso) 

14H00 - Sala 09 - Eixo 7 e eixo 8 - 14:00 às 16h. Apresentação trabalho

Local: Online - link a definir

Ladrilhos Hidráulicos em Teresina/PI: Caminhos e Expressões (Víctor Veríssimo Guimarães, Ana Beatriz Costa Batista, José Vinícius Maia Ferreira, Débora Oliveira de Moura, Gabriel Dezidério Brasil)

Detentores dos próprios vestígios: O caso da Instituição de Guarda da Serra do Evaristo (Silas da Silva Medeiros, Stephanie Corrêa Marques, Bruna Melo Santos, Ruth Dias, Giovanna Matos Antônio)

MUSEU E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE IEPÊ-SP (FABRICIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES, SARAH MUSA DOS SANTOS)

O Memorial Virtual do Curso de Odontologia da UFVJM (Patricia Furtado Gonçalves, Solano de Souza Braga, Marina Furtado Gonçalves, Paula Cristina Pelli Paiva)

A MUSEOLOGIA ATIVA COMO CAMPO DE VALORIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL (Kauã Domingues de Oliveira, Ana Carolina Gelmini de Faria)

DA MONUMENTALIZAÇÃO À DESMONUMENTALIZAÇÃO: o processo de ressignificação dos monumentos a partir das manifestações populares de 2020 (Wagner Augusto Soares de Aquino, Gilvan Rodrigues dos Santos , Alessandra Rosado, Willi de Barros Gonçalves, Daniele Rodrigues Serra Lopes)

MUSEU DA VILA E A CIBERMUSEOLOGIA: da curadoria as propostas de educação museal pelas redes sociais (Cristhianne Castro da Silva, Artemísia Lima Caldas) 

16H00 - Sala 10 - Eixo 9 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho.

Local: Online - link a definir

Cartilha do patrimônio cultural: valorização e pertencimento (Fernanda Vieira da Silva, Luana Julia Andrade, Vasco Caldeira da Silva, Marisa Aparecida Pereira, Janaina Faleiro Lucas Mesquita)

PATRIMÔNIO CULTURAL EM TERRITÓRIO URBANIZADO: o Marambaia Cassino Hotel & Convenções na paisagem de Balneário Camboriú/SC. (Alessandra Devitte, Janio Vicente Rech)

Corpo negro, patrimônio e território: Uma observação da presença negra na Paraty colonial a partir do relato de Anderson, o Escravo (Nerita Oeiras)

Providências que não sobem o morro: Uma análise histórica da segregação patrimonial e sócio-espacial na favela do Morro da Providência (Diego Marques dos Santos Ramos, Estela Maris de Souza, Yasmin Nasser, Sara Raposo) 

16H00 - Sala 11 - Eixo 9 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho.

Local: Online - link a definir

Jaraguá efêmero: Um livro aberto para as transformações urbanas na Rua Sá e Albuquerque (Ítalo Monteiro de Oliveira Mariano Gomes, Silas da Silva Medeiros, Paula Louise Fernandes Silva, Antonio Klebson Noberto Candido)

A FUGA DO VENTO: UM OLHAR SOBRE AS EVOLUÇÃOS DAS ESQUADRIAS DE TERESINA. (José Vinícius Maia Ferreira, Davi Carvalho Alves, Victor Verissimo Guimaraes)

Paraíso dos Castro: um exemplar de arquitetura tradicional piauiense (Tiago Feitosa Marques)

MOINHO RIO-GRANDENSE DE PORTO ALEGRE: um debate sobre a preservação do Patrimônio Agroindustrial do Rio Grande do Sul (Kauã Domingues de Oliveira, Luisa Durán Rocca)

ENTRE O MATERIAL E O IMATERIAL: a experiência da Fortaleza de São José de Macapá e a Educação Patrimonial (Maíra Cardoso Onofri Magalhães, Adrian Kethen Picanço Barbosa)

16H00 - Sala 12 - Eixo 10 - 16:00 às 18h. Apresentação trabalho.

Local: Online - link a definir

O OFÍCIO DE UM LUTHIER: o modo de saber-fazer um instrumento violão e como conservá-lo preventivamente (Sarah Jamille Pacheco Rocha, Ravennya Muara Oliveira Silveira Moreira, Elenilce Soares Mourão)

O PÓ CERÂMICO COMO ADITIVO ALTERNATIVO NO RESTAURO DE ARGAMASSAS HISTÓRICAS: O CASO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO DE SÃO CRISTÓVÃO SE/BR. (Eder Donizeti da Silva, Guilherme Bravo de Oliveira Almeida, Arthur Souza Santos, Breno Assis Albuquerque Franco, Carla Adriele Santos Alves)

IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DAS CORES DO FORRO DA SACRISTIA DO CARMO PEQUENO DE SÃO CRISTÓVÃO SE/BR. (Eder Donizeti da Silva, Adriana dantas Nogueira, Karoline Padilha de Paulo, Ellen Daryenie Almeida Paiva, Paulo Makalyster Martins Santos) 

Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.