São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

37ª Semana da Música . Programação dia 15 de novembro . Banda Theodoro de Faria . Teatro Municipal . 2018

Data

15/11/2018

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

 Brasão da Banda Theodoro de Faria. Homenagem em Tapete de Rua na Semana Santa cultural 2011. Foto Alzira Agostini Haddad

Banda de Música Theodoro de Faria

Endereço
Rua Santo Antônio nº289 . Bairro Tejuco . Cep: 36300-174  
Telefone
032 3373 2162  
Website
www.theodorodefaria.blogspot.com  
Atividades/Serviços
Semana da Música 30 anos . Banda Theodoro de Faria . 110 anos/2012 . artigo
30ª Semana da Música 2011 . 14 a 22 de Novembro de 2011 . Programação
Semana da Música 30 anos . Banda Theodoro de Faria . 110 anos/2012 . Alzira Agostini Haddad
Banda Theodoro de Faria espalha noite e dia música e alegria pelas ruas de São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa
30 anos de Semana da Música . Walquíria Domingues
Theodoro de Faria ensina música e preserva tradição . Walquíria Domingues   


Banda Teodoro de Faria . Foto Alzira Agostini Haddad

Mais fotos antigas e atuais da Banda Theodoro de Faria
 
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
Participação nas festas religiosas e apresentações em praças e teatros.
É necessário ter no mínimo 08(oito) anos de idade e estar matriculado nas escolas regulares de ensino. 
Entre em contato para se informar sobre apresentações e contratações da Banda Theodoro de Faria.  
Parceiros
Atualmente contamos com a colaração de amigos colaboradores e admiradores de nossa banda e nosso trabalho.  
Data de início das atividades
Junho de 1902  
Tipo de sustentabilidade econômica
Através de tocatas nas festas religiosas e apresentações que realizamos no nosso dia a dia.  
Histórico da entidade

Houve uma separação na Banda de Música do Ribeiro Bastos, onde entre os músicos se encontrava Augusto Theodoro de Faria, que liderando os outros, fundou uma nova banda de música. O ano era 1902 e logo a nova agremiação passou a ser conhecida por Banda do Sr. Augusto de Faria.
Idealista, logo motivou o ingresso de novos elementos entre músicos experientes e aprendizes e esteve à frente da corporação até o ano de 1917, quando passou a direção para o músico Teófilo Inácio Rodrigues que, com o mesmo idealismo do fundador, iniciou as atividades de ensino musical prático para prover a banda de novos elementos e pelo longo espaço de 56 anos lecionou música e prática instrumental com verdadeira competência e abnegação. Dessa escola pode se afirmar que ela foi um celeiro musical que formou músicos em tal quantidade que muitos, seguindo carreira militar integraram as bandas do Exército servindo em todas as unidades militares, fazendo a Banda de Música Theodoro de Faria ser reconhecida em todo o território nacional.
Lutando com extrema dificuldade de recursos, Mestre Teófilo tudo fez para a continuidade da banda de música. Sua casa residencial passou a ser sede de ensaios, sala de aulas, arquivo musical, enfim: todo o movimento da banda estava ali concentrado, com sacrifício de melhor conforto para sua família. Com parcos recursos adquiria instrumentos musicais de segunda mão para passa- los para os aprendizes e pessoalmente ele consertava e mantinha todo o instrumental da banda, como também criava artifícios para a prática instrumental.
Ensinou música a todos os seus filhos e teve neles colaboradores eficientes, notadamente na atividade de cópias musicais e como instrumentistas, ressaltando Tadeu Nicolau e Teófilo Helvécio que também são a garantia de continuidade da existência da Banda de Música Theodoro de Faria. 
No ano de 1954, foi oficializado o nome da banda, elaborado o Estatuto e pelo incentivo e apoio do então Pároco do Pilar, Monsenhor Almir de Resende Aquino, os componentes da banda tiveram o seu primeiro uniforme, com o apoio da comunidade. 
A oficialização do nome da banda para Banda de Música Theodoro de Faria foi atendendo um pedido do Mestre Teófilo que participou da corporação desde o princípio.
A partir de 1954, tendo a banda uma diretoria; novos rumos foram tomados e, entre eles, o de se construir uma sede própria, para o que todos os componentes se uniriam e envidaram esforços, adquirindo um terreno à Rua Santo Antônio. Ressalta- se a dedicação e empenho de dois componentes da banda – Waldemar Veridiano da Silva e Henrique Clemente Fernandes – que muito fizeram para tornar realidade a construção da sede própria.
Ainda sem recursos e com mínimo apoio institucional, construiu- se a sede; e em 1967 estava pronta e para ali se transferiram os ensaios e a aula de música.
Em 1973, assumiu a direção da banda Oscar Gonçalves Filho como regente e Tadeu Nicolau Rodrigues, filho do saudoso Maestro Teófilo, dando continuidade aos trabalhos de ensaio musical, ampliando o número de musicistas.
Um dos fatores de suma importância é o curso de música ministrado na Banda de Música Theodoro de Faria. As aulas são sempre de modo individual o que facilita o aprendizado da forma mais prática possível. Aliada às primeiras noções teóricas da leitura rítmica e solfejo, inicia- se o da técnica instrumental. Assim, rapidamente, os meninos e jovens passam logo a integrar a banda de música. Dessa escola têm saído expressivos valores musicais que também passam a integrar as orquestras sacras de São João del- Rei, a Sociedade de Concertos Sinfônicos e as outras Banda de Música da cidade e região.
A maior atividade da Banda de Música Theodoro de Faria é a de abrilhantar com sua música as solenes procissões, ponto culminante das festas e solenidades religiosas sanjoanenses, para o que há um vastíssimo repertório de marchas procissionais – festivas e fúnebres – evidenciando- se as belíssimas e bem elaboradas marchas festivas compostas por José Lino de Oliveira França, notável instrumentista, mestre e compositor.
O rico e vasto repertório da corporação, é importante parte da história musical de São João del- Rei, estando nele concentrado inúmeras composições de autores sanjoanenses que atestam o excelente nível musical atingido pelos músicos que ali militaram.
Atualmente a Banda de Música Theodoro de Faria conta com um efetivo de 54 músicos predominando a maioria de jovens, que são a esperança e a certeza de continuidade da corporação pois são os frutos da escola de música e do idealismo de todos os componentes. E é composta pela seguinte diretoria para o biênio 2007/ 2008
Graças ao apoio do Governador Aécio Neves Cunha e da Fundação Banco do Brasil, com a doação de instrumentos e de dois conjuntos de uniformes a banda tem tomado um novo impulso, e está havendo um maior envolvimento da comunidade sanjoanense no sentido de apoiar e ajudar a coorporação

Presidente: Juanito André Sacramento
Vice- Presidente: Alan Lima
1ª Secretária: Tadeu Nicolau Rodrigues
2º Secretário: Antônio Vicente de Deus
1º Tesoureiro: Deosdete Nascimento de Sousa
2º Tesoureiro:Valdir José de Sousa
Conselho Artístico e Fiscal: Antônio Marcos do Nascimento; Geraldo Francisco das Chagas; Eliane Mara dos Santos.

 
Número e perfil dos membros
Atualmente contamos com um quadro de 54 integrantes os quais são representantes das mais diversas áreas de nossa sociedade onde a maioria predominante são os jovens estudantis.  
Agenda Cultural
Festas de Passos
Semana Santa
Organizadora da Festa de Santa Cecília padroeira dos Músicos  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Falta de apoio financeiro por parte dos órgãos públicos.

  
Publicações
Edição de CD e Livro intitulado Músicas de Festividades de São João del- Rei em 2003
Edição de DVD`s nos anos de 2005 e 2006  
Ações
Ensino didático de música gratuito onde temos o lema de ensinar aprendendo e aprendemos ensinando  
Responsável pelo órgão/cargo
Presidente: Francisco Antônio Valim (atualizado em outubro de 2011) Presidente anterior: Juanito André Sacramento  
Representante para contatos
Juanito André Sacramento  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
A comunidade em geral  
Observações e dados importantes que não solicitados
Hino à Banda de Música Theodoro de Faria
Letra: Antônio Gaio Sobrinho
Música: Geraldo Barbosa de Souza
Composto em 1992

Salve Banda de todos querida
Parabéns nós cantamos-te pois
A cidade tu enches de vida
Desde mil novecentos e dois.

Quando passas levando harmonia
Entre alas, as rezas e os sinos
São penhores de nossa ufania
Teus dobrados, tuas marchas, teus hinos.

Despertar entre os jovens os dons
Pela música esta é tua missão
E nesta arte divina dos sons
És o orgulho fanal de São João

Nas retretas, desfiles, serestas
Tua presençá foi sempre alegria
Eis porque te cantamos em festas
Salve Banda Theodoro de Faria!  
Data da coleta dos dados
18 de Agosto de 2007  
Responsável pelas informações
Juanito André Sacramento  
Dados e informações já levantados pela entidade
30ª Semana da Música 2011
A Banda de Música Teodoro de Faria, fundada em 1902, entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública conforme legislação municipal, e com CNPJ 19.664.655/0001-92, com sede própria situada na Rua Santo Antônio, 289, bairro Tejuco, em São João del Rei, é a responsável pela realização dos eventos da já tradicional Semana da Música de nossa cidade.
Neste ano de 2011, a Semana da Música chega a sua trigésima edição. Temos então um marco de suma importância, já que nossa cidade conhecida como Terra da Música, tem neste evento a participação de diversas instituições musicais.
É um valioso momento para a manifestação de nossa identidade musical. È também o momento propício para a divulgação da música de nossa região, estimulo aos nossos músicos e convite à comunidade para que venha a participar de nossas corporações contribuindo, assim, com a conscientização sobre a necessidade de atitudes que tenham como meta a preservação de nossa prática cultural.
E ainda, não há como contar a história de nossa cidade e região sem a que seja feita referência a sua musicalidade. Constatamos a longo do tempo a existência de grandes nomes, como os compositores: Padre José Maria Xavier, Presciliano Silva, Martiniano Ribeiros Bastos, José Lino de Oliveira França, Luiz Batista Lopez, Geraldo Barbosa entre outros e soma-se a esses compositores um vasto número de músicos cujo talento levam o nome de nossa cidade para diversas partes não só do Brasil, como também para outros países.
A 30ª Semana da Música tem como público alvo toda a comunidade de São João del Rei, mais atentos a capacidade do Teatro Municipal de nossa cidade esperamos a média de 400 espectadores por dia, o que nos levará a contar, fora da solenidade religiosa, com um público em torno de três mil e seiscentas pessoas.
Em 2011 a 30º Semana da Música integra a programação do Fim de ano e Férias Cultural, uma parceria com a Atitude Cultural. Conta com o patrocínio da Cemig Governo do Estado de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo 'a Cultura, Ministério da Cultura.  
Telefones úteis da área
032 3371 3570 
032 3371 4861  

Programação completa da 37ª Semana da Música: saojoaodelreitransparente.com.br/events/view/8082


Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events,                 divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  
   
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.