São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Banda Theodoro de Faria espalha noite e dia música e alegria pelas ruas de São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa

Descrição

Não é raro deparar com a conversa alegre das notas musicais, saltando de polidos instrumentos de sopro e percussão, dando ainda mais ritmo, vida e cor às ruas coloniais de São João del-Rei. Sempre que isso acontece (e acontece com muita frequência!) os são-joanenses sabem: a Banda Theodoro de Faria está passando.
Há 109 anos é assim. A Banda Theodoro de Faria é presença certa em procissões, retretas e concertos, nas ruas, nos becos, nos largos, nas praças, no coreto e até no Teatro Municipal, marcando presença em comemorações religiosas, cívicas, culturais e de lazer. Seu repertório é vasto e vai das oitocentistas marchas processionais de compositores são-joanenses até clássicos da música brasileira e internacional de todos os tempos, passando até pelo tema de grandes filmes.
A Banda Theodoro de Faria foi criada logo no raiar do século XX, em 1902, como dissidência da "Banda de Música do Ribeiro Bastos", fundada no século XIX. Inicialmente era conhecida como "Banda do Augusto de Faria", em alusão ao seu primeiro maestro, Augusto Theodoro de Faria que, estrategicamente idealista, cuidoru logo de juntar aprendizes com músicos experientes. Desta forma, ao mesmo tempo em que aumentava a formação musical dos jovens são-joanenses, os atraia para a nova corporação, seduzidos pela visibilidade, reconhecimento e prestígio de se apresentarem publicamente.
Quinze anos depois, o comando da Banda passou para o maestro Teófilo Inácio Rodrigues, cuja atuação foi tão importante que a comunidade são-joanense informalmente passou a designá-la "Banda do Seu Tiófilo". Para se ter ideia de sua dedicação, "Seu Tiófilo" transformou vários cômodos de sua residência em local de ensaios, de ensino, de arquivo, depósito - enfim na própria sede da Banda, que se tornou mais um membro da família Rodrigues. Como a única fonte dos poucos recursos eram as apresentações, o maestro comprava instrumentos de segunda mão e consertava os danificados, sempre pensando em aumentar o corpo musical.
O nome Banda Theodoro de Faria foi oficializado em 1954 - ano que a Corporação apresentou-se uniformizada pela primeira vez - e, a partir daquele tempo, fruto da união dos componentes, iniciaram-se ações que conduziram à compra de terreno na Rua Santo Antônio e construção da sede própria, inaugurada em 1967.
A Banda Theodoro de Faria ocupa um lugar de destaque no universo da música e das instituições culturais de São João del-Rei. Oferece cursos regulares de música com aulas individuais de teoria musical, leitura ritmica, solfejo e  técnica instrumental, sendo base para músicos que se destacam nas orquestras bicentenárias, na Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei e na Banda de Música do 11º Batalhão de Infantaria, sediado na cidade.
Atualmente a Banda Theodoro de Faria tem cerca de 60 músicos, em sua maioria jovens, estudantes. Além de participar das tradicionais procissões, especialmente na Semana Santa, também realiza apresentações públicas, inclusive concertos comemorativos no Teatro Municipal de São João del-Rei. Veja e ouça, no vídeo abaixo, a Banda Theodoro de Faria em trecho da opereta A Viúva Alegre, peça que há mais de meio século faz parte da cultura musical da cidade.

Fonte: Tencões e Terentenas, 21 de outubro de 2011
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.