São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Apresentação/Lançamento 01: ações do projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais . Trio Felice apresentando Villa Lobos, Manuel de Falla, Astor Piazzola entre outros

Data

12/12/2013

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

Vídeos:
Apresentação/Lançamentos . Museu de Arte Sacra I . Fim de Ano e Férias Cultural . Atitude Cultural . 2013
Apresentação/Lançamentos . Museu de Arte Sacra II . Fim de Ano e Férias Cultural . Atitude Cultural . 2013

Local:   MAS- Museu de Arte Sacra
. Apresentação/Lançamento 01: ações do Projeto MAS - Museu de Arte Sacra: atividades culturais 2013
Projeto: Alzira Agostini Haddad/Ana Maria Biavatti/Mauro André Santos . AASJDR-Associação Amigos de SJDR
Apoio especial: Andrea Neves/Robson Braga de Andrade/Monsenhor Paiva

. Trio Felice apresentando Villa-Lobos, Manuel De Falla, Astor Piazzola entre outros
  Antonio Carlos Guimarães . Guilherme Vincens . Isabele Alves Guimarães 

MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei: do tradicional ao multimídia
Visita Virtual . MAS multimídia/Parceria Era Virtual
Em constante mutação, a plataforma interativa de visitação virtual aos museus foi adotada pela Era Virtual e tem como principal objetivo ampliar consideravelmente o alcance sociocultural das exposições. A estratégia baseia-se em dois pilares: modernizar a linguagem com intuito de potencializar a comunicação com as crianças e jovens e democratizar o acesso utilizando-se da internet e da distribuição gratuita de dvd-roms. No processo de transposição do real para o virtual a equipe da Era Virtual trabalhou em um modelo de visitação em que o internauta pudesse “entrar” no espaço a ser experienciado, além de brincar e jogar. Um videogame do mundo real com conteúdo educativo. O Museu de Arte Sacra participa do projeto da Era Virtual e este trabalho está disponível no site

. Site . Facebook . Blog
Com objetivo de divulgar as ações realizadas pelo projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais, além de proporcionar aos internautas conhecer um pouco mais sobre o museu e o projeto foram criados o Site (museudeartesacra.com.br), Blog (masdesjdr.blogspot.com.br) e Facebook (www.facebook.com/massjdr). Através destes endereços são disponibilizadas informações e fotos do Museu de Arte Sacra e do projeto de Educação Patrimonial CEAR.

. Gráfica Escola/Rápida MAS
Funcionando desde Julho de 2013, a Gráfica Escola do Museu de Arte Sacra oferece um trabalho de qualidade e contribui na educação profissional. Este projeto oferece um curso para alunos que aprendem como usar a máquina e também recebem orientações sobre como confeccionar as peças que são produzidas, através da arte-gráfica. O projeto da GráficaEscola/Gráfica-rápida propõe diversas atividades no âmbito cultural, histórico, turístico, econômico e pedagógico. São produzidas peças gráficas, e é realizado um mapeamento, divulgação e interação do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei com a comunidade e visitantes. Visa também, celebrar parcerias com diversos outros museus e instituições da cidade para uma maior fruição, democratização e sustentabilidade das ações planejadas conjuntamente.


. Arquivo Eclesiástico/Projeto André Dangelo

Projeto para o condicionamento do acervo documental do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei.
Segundo André Dângelo, autor deste projeto, os materiais de construção, de acabamento e de equipamentos obedecem a rigorosas especificações de segurança contra acidentes, agressão ambiental e biológica e assegura uma boa conservação do acervo. Os revestimentos internos são de cores claras por sua capacidade de proporcionar isolamento contra calor e umidade. O mobiliário é metálico, fabricado em São João del-Rei com estantes instaladas em fileiras geminadas, prateleiras e armários. Ele recomenda condições adequadas de  temperatura e de umidade relativa ao ar, elementos vitais para prolongar a sobrevivência dos registros. Recomendando climatização adequada, com monitoramento constante da (UR). Em anexo, o MAS-Museu de Arte Sacra disponibiliza uma área de trabalho e pesquisa para o público confortável, espaço multiuso que também abriga exposições temporárias e diversas ações culturais, também sede da Associação Amigos de São João del-Rei.
A instalação deste mobiliário do Arquivo Eclesiástico é uma iniciativa da Associação Amigos de São João del-Rei e integra o projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais, elaborado por Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti e Mauro André Santos, diretor do MAS-Museu de Arte Sacra, que coordenou esta ação cultural do projeto. Contou com o apoio da Atitude Cultural, do Governo do Estado de Minas Gerais e com o patrocínio do SESI-FIEMG. Ressaltamos que esta ação de resgate, proteção e disponibilização deste acervo é o resultado de um antigo sonho e empenho pessoal do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, que sempre pôde contar com o imprescindível apoio de Andrea Neves, Robson Braga e Paróquia da Catedral Basílica de N. S. do Pilar. É necessário agendar a sua visita profissional para ter acesso a este acervo/documentos, pelo telefone: (32) 3371-7005.

Inventário do Acervo
Coordenador técnico: Aluízio Viegas
Equipe: Angela Márcia Chaves e Letícia (estagiária)
Todo acervo do MAS está sendo inventariado, catalogado, fotografado digitalmente, e medido. Foi adquirido um sofware para essa finalidade que é implantado nos principais museus do brasil. A parte histórica foi acervo também está sendo implementada nas fichas catalográficas, e  integrarão um Banco de Dados e Imagens único da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Cópias deste trabalho serão entregues às irmandades co-proprietárias deste rico acervo.

Plano e ações de Segurança/Parceria IBRAM
Foi adquirido e implantado  um novo equipamento Stand Alone com a gravação de todas as câmeras dos prédios - exposição, administração e reserva técnica. Foi contratada uma empresa se segurança eletrônica para monitoramento 24 horas contra invasão, roubo e incêndio. Foram instalados botões de segurança em pontos estratégicos que acionam a central em caso de ameaças eminentes, proporcionando maior segurança aos funcionários e visitantes. Também foram instaladas fechaduras eletrônicas proporcionando maior segurança da reserva técnica e da sala de conservação.

Educação Patrimonial CEAR com escolas: visitas orientadas para alunos das escolas de SJDR . Pic nic no Museu . Tour no Centro Histórico . Parceria UFSJ/IBRAM/Super. Reg. Ensino/Secr. M. Educação
Este projeto mescla cultura, educação, conscientização e saber através da realização de visitas guiadas com escolas do município de São João del-Rei e região ao MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR.
Cada visita acontece em momentos diferenciados: A visitação ao MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR, quando os alunos recebem informações sobre o MAS através da pedagoga Ana Cristina Ferreira.
Integra a visita-guiada, um piquenique no MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR e discussão sobre cultura e identidade, quando os alunos participam de uma roda de conversa e debatem sobre diversas palavras-chaves, como “cidadania”, “patrimônio”, “preservação”, entre outras. Refletem em uma ficha sobre o projeto e registram em uma frase esta experiência, algumas frases são selecionadas e disponibilizadas no Facebook e no Blog do Projeto MAS do projeto. Recebem de presente material pedagógico e uma “Pasta de documentos”, para que possam guardar os seus documentos, fotos etc, incentivando-os a se organizarem e a cuidar melhor de seus arquivos.  Em seguida, fazem um tour pelo Centro Histórico, passando por alguns dos principais pontos turísticos de São João del-Rei, como:  Rua Santo Antônio, Igreja do Rosário, Solar das famílias Neves e Lustosa, Memorial Dom Lucas Moreira Neves, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Igreja Nossa Senhora das Mercês, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Centro Cultural da UFSJ-Universidade Federal de SJDR etc, onde as visitas são complementadas com oficinas práticas de arte-educação. As fotos das visitas são disponibilizadas no site, Facebook e no Blog do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei: atividades culturais

Jogos didáticos-pedagógicos/Ana Cristina Ferreira e Diego Meneses de SouzaPara complementar as ações do projeto pedagógico CEAR foram desenvolvidos jogos pedagógicos de eduicação patrimonial para as escolas parceiras. Jogo da Memória, Quebra-Cabeça etc. Esses jogos também em versão virtual serão disponibilizados na internet.

Exposições e Concertos musicais didáticos
Projeto que consiste na realização de concertos musicais com grupos/artistas de São João del-Rei, da região e até internacionais. As apresentações são sempre gratuitas e abertas ao público.
A ação já realizou belíssimos concertos em São João del-Rei, com artistas como Padre Miguel Bou e Tereza de Assis/Itália, que se apresentaram no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier no Lançamento Oficial do Projeto Pedagógico; o grupo Capela del-Rei, que se apresentou na revitalizada Capela do Divino; as irmãs Maria Amélia e Salomé Viegas; o cravista, Antônio Carlos Magalhães, de Belo Horizonte, entre outros. Algumas destas apresentações integraram a programação do 26º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei.
O Museu de Arte Sacra possui sua exposição permanente, com peças que pertencem a Irmandades de São João del-Rei e constantemente saem do Museu para participar de atividades na cidade, como procissões etc. Além da exposição permanente o museu recebe exposições temporárias sendo a última a exposição "Devoções de Nhá Chica".

Abertura Lojinha MAS . Documentários / CD's / Livros / artesanato: adquira produtos culturais de SJDR
A Lojinha MAS funciona na recepção do MAS-Museu de Arte Sacra. Lá os visitantes encontram diversos produtos culturais de São João del-Rei, como livros, artesanatos, CD's etc.
Apresentação de trabalhos do Grupo Fibra Real/Coleção Passado Presente
A coleção Passado Presente traz para as peças o registro das vivências, memórias, histórias e paisagens da cidade de São João del-Rei, contado por meio dos saberes, da criatividade e das habilidades do grupo de artesãos Fibra Real. Como em uma expedição por sua própria cultura, estes artesãos buscaram, nos detalhes da arquitetura histórica, nas lendas, crenças e tradições, nas festas populares e na paisagem nativa, as cores, formas e histórias que inspiraram a criação de sua primeira coleção.

Lançamento de e-book "São João del-Rei 300 anos" 
IHG-Instituto Histórico e Geográfico de SJDR e Academia de Letras de SJDR
A obra tem como objetivo resgatar a memória da história da fundação de São João del-Rei  como Villa e o que seguiu dessa fundação.  Foi organizada por membros do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e por membros da Academia de Letras de São João del-Rei. É uma obra que conta com a participação dos pesquisadores dessas duas Instituições, daí termos a Apresentação do Presidente do IHG – Artur Claudio da Costa Moreira e do Presidente da Academia de Letras Wainer de Carvalho Ávila. Os articulistas das duas Instituições – IHG e AL – são pesquisadores conceituados de diferentes áreas do conhecimento: historiadores, juristas, literários, filatelistas, políticos, filósofos, geógrafos, economistas, sacros, o que dá a essa obra uma importância de caráter histórico-cultural universal. Trata-se, portanto, do resgate da memória de uma parte da História do Brasil contada a partir da fundação da Vila de São João del-Rei até os dias atuais.
A foto da Capa da revista bem como as informações sobre ela nos foram fornecidas pelo Acadêmico José Antônio de Ávila Sacramento (IHG/ALSJDR) e a foto da contra-capa e suas informações pelo Acadêmico Presidente do IHG Artur Claudio da Costa Moreira.
 

Mais informações/Programação completa
Fim de ano e Férias Cultural 2013 . Atitude Cultural . De 06 a 28 de dezembro    

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.