São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Concerto Padre Miguel Bou e Tereza de Assis. Recital de Canto e Piano em lançamento do Projeto de Educação Patrimonial CEAR

Data

03/08/2013

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

Concerto lançará oficialmente projeto de Educação Patrimonial CEAR-Cultura, Educação, Arte e Responsabilidade Social

O Recital de Canto e Piano de Padre Miguel Bou, com canções espanholas e eruditas representará um momento importante para o Museu de Arte Sacra de São João del-Rei. O evento marcará oficialmente o lançamento do projeto de Educação Patrimonial CEAR, que integra o Projeto Pedagógico MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais.

A apresentação acontecerá no próximo sábado, dia 03 de Agosto, no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, na Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro de São João del-Rei, às 20h.

O Repertório

O programa será dividido em dois momentos e traz ao todo 19 canções representativas no cenário da música. No primeiro momento, composições espanholas como Pastorcito Santo, de Joaquim Rodrigo e Saeta a la Virgen de la Esperanza, de Joaquín Turina serão apresentadas. Para a segunda parte, serão seis músicas, dentre elas El ultimo romantico (Romanza de Enrique), de Santullo y Vert e La Tabernera del Puerto (Romanza de Leandro), de Pablo Sorozabal.

Padre Miguel Bou

Miguel Bou Pinhão nasceu em Castellon de la Plana (Espanha). É sacerdote e cantor tenor da Catedral de Valência. Professor de canto no Conservatório de Música de Valência e vencedor do Prêmio Nacional de Canto Manuel Palau. Senior Cavaleiro do Santo Cálice da Ceia do Senhor. Acadêmico da Academia Valenciana de Genealogia e Heráldica. Medalha de trabalho no Fórum Europa 2001. Cavaleiro da Ordem Militar do Santo Sepulcro de Jerusalém.

O Projeto Pedagógico Museu de Arte Sacra: atividades culturais

Resultado de uma parceria entre o Museu de Arte Sacra (MAS) de São João del-Rei, a Associação Amigos de São João del-Rei e a Universidade Federal de São João del-Rei este projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e tem a coordenação de Alzira Agostini Haddad, Mauro André Santos e Ana Maria Biavati.

O trabalho propõe diversas atividades no âmbito cultural, histórico, turístico, econômico e pedagógico; peças gráficas, mapeamento, divulgação e interação do  Museu de Arte Sacra de São João del-Rei . MAS com a comunidade e visitantes.
Visa também, celebrar parcerias com diversos outros museus e instituições da cidade de São João del-Rei, para uma maior fruição, democratização e sustentabilidade das ações planejadas conjuntamente.
Dentre estas diversas ações, está sendo desenvolvido o Projeto Pedagógico CEAR-Cultura, Educação, Arte e Responsabilidade Social, que conta com a parceria da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei . 34ª, da Secretaria Municipal de Educação de SJDR e da UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei, via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).
Este projeto é patrocinado pelo Sistema Indústria - CNI/SESI/SENAI e consiste em realizar visitas com alunos de escolas de São João del-Rei e região ao Museu de Arte Sacra. As visitas guiadas contam com piquenique no museu, tour pelo Centro Histórico de São João del-Rei e ainda conversa pedagógica sobre patrimônio.

Serviço:
O que: Concerto de lançamento do projeto de Educação Patrimonial CEAR, que integra o Projeto Pedagógico MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais.
Quando: Sábado, 03 de Agosto de 2013, às 20h.
Local: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, na Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro de São João del-Rei.

Programa Completo:

Parte I - Canções Espanholas

1. Joaquim Rodrigo - Pastorcito Santo
2. Carlos Guastavino - Se equivocó la paloma
3. Alberto Ginastera - Canción al arbol del olvido
4. Anônimo - Después que te conoci
5. Guridi - Marianita de San Juan
6. Joaquim Rodrigo - Canción del grumete
7. Joaquim Rodrigo - Canticel
8.Francisco Alonso - Maitechu Mia...!
9. Joaquín Turina -  Saeta a la Virgen de la Esperanza
10. Manuel de Falla - El paño moruno
11. Manuel de Falla - Nana
12. Manuel de Falla - Canción
13. Manuel de Falla - Jota

Parte II - Romanzas de Zarzuela

1. F. Moreno Torroba - Luiza Fernanda (Habanera del soldadito)
2. Pablo Sorozabal - Black, el payado (Romanza de Dupanol)
3. Pablo Sorozabal - La Tabernera del Puerto (Romanza de Leandro)
4. Santullo y Vert - El ultimo romantico (Romanza de Enrique)
5. J José Serrano - Los de Aragon (Romanza de Agustin)
6. J José Serrano - Alma de Dios (Canción Húngara)

 


***

Matérias em jornais:

Com a proposta de promover a cultura das mais diferentes maneiras com concertos e educação patrimonial, levando não só a população, mas também os turistas a visitarem mais os museus da cidade, a Associação Amigos de São João del-Rei; sob a coordenação de Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti Guimarães e Mauro André Santos, foi a responsável pela criação do projeto Museu de Arte Sacra: atividades culturais. O lançamento oficial do projeto pedagógico acontece hoje, 3, no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier.

Museu de arte sacra expõe intens litúrgicos - Foto: Arquivo Gazeta

Museu de arte sacra expõe itens litúrgicos – Foto: Arquivo Gazeta

O projeto é patrocinado pelo SESI e está sendo realizado com apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Museu Regional e da UFSJ. “Estávamos preocupados nos questionando como seria a manutenção do Museu de Arte Sacra (MAS).
Então escrevemos um projeto para captar recursos com o intuito de arcar com essas despesas. O nosso objetivo é fazer uma parceria com outros museus e otimizar visitações. Queremos que o fluxo de pessoas nesses locais cresça e, para isso, esperamos também envolver a comunidade. A nossa intenção é promover diversas ações culturais dentro desses espaços”, destacou Alzira Agostini Haddad, da equipe de criação do projeto.

Aperfeiçoamento
Uma das propostas foi a implantação de uma Gráfica Escola do MAS. “Foi aberto esse setor em que uma turma de alunos está sendo capacitada. Os novos profissionais, aliás, futuramente podem ser encaminhados para o mercado de trabalho”, ressaltou Mauro André Santos, também idealizador da iniciativa.
Outra ação do projeto é levar as crianças das escolas públicas da cidade e região a fazerem visitas guiadas, promovendo uma experiência pedagógico-cultural. A proposta denominada Projeto Pedagógico de Educação Patrimonial CEAR (Cultura, Educação, Arte e Responsabilidade Social) consiste em visitas dos alunos aos museus.
Nessas ações os estudantes poderão conhecer o Museu de Arte Sacra, o Museu Regional ou o Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. “Além de receberem orientação sobre educação patrimonial e a história da cidade em si, ao final da visita esses grupos fazem um piquenique. Logo após eles fazem um tour pelo Centro Histórico do município”, destacou Santos. Dentro do projeto as crianças também participam de oficinas práticas de arte e assistem a vídeos socioeducativos.
As visitas acontecem nas terças e quintas-feiras. As escolas que quiserem agendar visitas para participar do projeto podem entrar em contato com o Museu de Arte Sacra pelo telefone (0**32) 3371-7005.

Futuro
A  Associação pretende continuar com o projeto até o final do ano e, se possível, renová-lo.“O projeto é importante devido à questão da educação patrimonial,além da valorização da cultural local. Muitas pessoas moram em São João del-Rei, nasceram aqui e não conhecem os museus da cidade, que são amplamente valorizados pelos turistas. A gente quer que o jovem venha pra dentro do Museu de Arte Sacra, por exemplo, e repasse essa experiência mostrando o quanto esses espaços são necessários e interessantes para serem visitados”, ressaltou Mauro André Santos.
O lançamento oficial do projeto pedagógico acontece hoje, às 20h, no Conservatório Estadual de Música, momento em que será realizado o Concerto de Padre Miguel Bou com apresentação de canções espanholas e eruditas.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.