São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Goleiro do Athletic Club na Seleção Brasileira

Descrição

Athletic Club de São João del-Rei
São João del-Rei: ontem e hoje . Athetic Club: ontem e hoje por Aluízio Barros 

Por Aluizio Barros em 15/07/2014 ·ESPORTES 

Fundado em 1909, o Athletic Club de São João del-Rei teve um goleiro que brilhou na Seleção Brasileira de Futebol de 1917. O estudante de medicina, Joaquim Martins Ferreira, tornou-se sócio do Athletic Club em 1913 e jogava no América Futebol Clube, que foi campeão carioca de 1913 e 1916.

Foi um dos maiores incentivadores do futebol em nossa cidade, conforme relato de Astrogildo Assis, em seu livro Historiando o Esquadrão de Aço. Naquele início do século XX, o futebol estava longe de se tornar o esporte mais popular do mundo.

Diplomado em medicina em 1916, Joaquim Martins Ferreira veio trabalhar na Santa Casa da Misericórdia de S. J. del-Rei no ano seguinte. Em 1945, pediu exoneração por haver se mudado para o Rio de Janeiro. Sua especialidade era a oftalmologia e otorrinolaringologia.

O Athletic Club filiou-se à liga de Sports de Minas Gerais em 1918. Por isso, o goleiro Joaquim Martins Ferreira não teve impedimento de jogar pelo Athletic e pelo América do Rio. Foi titular do Selecionado Brasileiro de 1917, conforme registro no livro de Paulo Guilherme, “Goleiros: heróis e anti-heróis da camisa 1” (S.Paulo: editora Alameda, 2006, p. 264).

Sua atuação em jogo da seleção brasileira contra o selecionado uruguaio em 1917 valeu-lhe o apelido de “El Colosso”, segundo o livro de história de Astrogildo Assis.

A foto mostra a equipe de futebol do Athletic Club de São João del-Rei em 1915. O goleiro Joaquim Martins Ferreira, que também foi presidente do clube, está no centro da foto.

Inicialmente o Athletic Foot-ball Club tinha apenas um competidor local: o Santo Antônio Foot-ball Club, posteriormente chamado de Esparta F.C., do Ginásio Santo Antônio, pertencente aos frades franciscanos. O Minas F.C. de São João del-Rei foi criado em 1916, e tornou-se o maior rival do pioneiro Athletic.

O irmão mais novo do goleiro e médico Joaquim chamava-se Eurico Martins Ferreira, que foi presidente da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei no período de 1948 a 1951.

Joaquim Martins Ferreira faleceu em 1961 na cidade do Rio de Janeiro.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.