Melhores Produtos e Serviços
Toninho Ávila | Toninho Ávila | Artista plástico, fotógrafo, escritor, ambientalista, poeta, documentarista
Descrição
Facebook 1 de Toninho Ávila | Facebook 2 de Toninho Ávila
Galeria Virtual Toninho Ávila | Artista plástico, fotógrafo, escritor, ambientalista, poeta, documentarista
Vídeo documentário São João del-Rei nos anos 40
Vídeo enviado por Toninho Ávila
Cadastro a ser complementado com projetos e ações de Toninho Ávila
Toninho Ávila nasceu em São João del-Rei no dia 16 de dezembro de 1948.
Currículo amplo, de acordo com o artista, "sou entre tantos ambientalista, poeta, artista plástico, fotógrafo, autor de vários documentários em São João del-Rei. Atuei no CODEMA muitos anos, projetos de arborização em São João del-Rei e região, talvez tenha sido um dos primeiros ambientalistas em São João del-Rei com um projeto real para a Serra do Lenheiro. Como poeta e escritor publiquei 10 livros editados, hoje o velho "LOBO BRUXO" após décadas de militância no meio ambiente da região, faz um trabalho individual. Participou de vários jornais da cidade com textos abordando uma temática variada, tenho também uma série de de vídeos existenciais 'POÉTICOS FILOSÓFICOS em minha página, bem autorais, se tiver curiosidade confira, fazem parte do pacote do seu imaginário criativo."
No Facebook:
Estudou na instituição de ensino Universidade Transcendental do Observatório em Gaia
Mora em São João del-Rei, solteiro
Comentário:
O NOVO LIVRO DE TONINHO ÁVILA - O LOBO BRUXO
Toninho Ávila é um excepcional artista brasileiro - pois sendo de Minas Gerais, cujo território, faz fronteira para dentro de todos os Brasis de ontem e de hoje. É no meu entender, um renascentista por excelência! Pois transita com muita habilidade pela Fotografia, pela Literatura, Pelas Artes Visuais e por todas as vivências que nos remetem às concepções humanas mais autênticas - quanto lídimas.
Recebi hoje o seu mais novo trabalho em (POESIA). Trata-se do livro O Rio Que Corre em Mim; Editora Patuá; 236 páginas; ótimo prefácio da jornalista Maya Falks; bela apresentação do escritor Domingos Sávio Dias Ferreira; excelente trabalho gráfico e capa maravilhosa de Leonardo Mathias e boa editoria de Eduardo Lacerda.
O Rio que Corre em Mim é um baita livro de Poesia - pois já iniciei sua leitura, e com muito prazer. Falar dos poetas mineiros é fácil demais - pois geralmente são grandiosos artistas em nosso convívio, pois a diplomacia brasileira, para mim, deveria ser exercida somente pelos mineiros de Minas Gerais. Falar da poesia dos mineiros, aí já são outros quinhentos - pois é árvore densa e frondosa, daquelas árvores que servem de embarcação e, por onde navegam grandes imagens nesse curso caudaloso do eu poético. E seguindo essa linha de percepção, cito também as frutas e as sombras que elas perpetram - ambas com a mesma função: alimentar corpo físico e corpo espiritual.
O Lobo Bruxo sabe praticar a boa Alquimia - é grão-mestre na arte do discurso poético/ sabe manipular signos/ sabe intuir os ritmos que outros poetas agasalham no raciocínio/ desenha a plasticidade e desmonta com cuidado, as alegorias...
É uma obra essencialmente comunicativa - pois sendo detentor de múltiplas habilidades, sabe como ninguém, arrecadar a Semiótica que se encontra nas jazidas de muitos sentimentos naturais.
Esse novo trabalho, O Rio que Corre em Mim, já diz muita coisa no âmago e no bojo do próprio título, pois como acreditava Goethe, em sua frase : "O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecerá para sempre.". É dessa fluência que ele fala e trata em sua obra, pois Toninho Ávila não é uma cisterna contendo água pura e fresca, apenas, mas uma fonte jorrando sem parar... E indo sempre para onde haja um deserto sendo cavado pelas mãos dos homens já envenenados pela ganância.
Celebro com todos vocês esse novo trabalho do Lobo Bruxo.
Gigio Ferreira