São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Serra do Lenheiro

Descrição

Serra do Lenheiro . pic nic e escalada
Dia Municipal da Serra do Lenheiro
Tombamento da área denominada Serra do Lenheiro
Ecocidades em verbo-ação na Serra do Lenheiro
Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro . Decreto Municipal n 6408/2016


Pequena sala expositiva no Museu Municipal Tomé Portes del-Rei, dedicada aos temas arqueológico e paleontológico, com várias peças de largo interesse para a compreensão da Serra do Lenheiro, que revelam o quanto ela é fundamental. Aberto de segunda à sexta no horário comercial. Foto e colaboração: Ulisses Passarelli . Folclore (pesquisador)

Sentinelas da Serra do Lenheiro . Grupo S.O.S Serra do Lenheiro


Este é um grupo para atuação na proteção da Serra do Lenheiro.
Objetivos:

- Conscientizar os proprietários de terras na área da Serra do Lenheiro, da importância de preservar as riquezas naturais.
- Conscientizar da importância de não se fazer queimadas.
-Não deixar lixo nas trilhas.
-Não desmatar áreas perto das nascentes.
-Não caçar e prender animais da fauna silvestre.
-Não destruir a flora silvestre.
-Incentivar o turismo ecológico.
-Não destruir os aglomerados de rochas.
-Não extrair rochas do local.
-Conscientizar os moradores dos bairros aos arredores da Serra.
-Mapear e monitorar as nascentes.
-Reflorestamentos de áreas degradadas por queimadas e desmatamentos.

Metodologia:
-Criar grupos menores para revezamentos aos finais de semana para monitorar a serra.
-Incentivar as comunidades a apoiar no trabalho de preservação, fazendo com que eles próprios possam se tornar monitores naturais.

Apresentação do Programa Parque Serra do Lenheiro

De acordo com estudos publicados pelo Engenheiro Adherbal Malta, a Serra do Lenheiro apresenta flora rica e variada, representando campos de altitude nas cristas da Serra, que podem chegar a mais de 1.200 metros, e cerrados (campos cerrados, cerrados e cerradões) na maior parte. Apresenta ainda, grandes porções de mata de galeria, devido a existência de nascentes e cursos d'água preservados na região.

É importante ressaltar que desde 1981 se propõe a criação de uma Unidade de Conservação na Serra do Lenheiro, inicialmente com 4400 hectares, mas que só se realizou através dos decretos municipais n° 1654, de 20 de abril de 1988, que considera tombada, para efeito de preservação paisagística, a área total da Serra do Lenheiro; Decreto n°2160, de 28 de setembro de 1993, que cria ,em primeira instância o Parque Ecológico, e Lei 3356, de vinte e oito de setembro de 1998, que legitima a criação do Parque Ecológico Municipal, com 207 hectares.

O Parque Ecológico Municipal Serra do Lenheiro visa proteger as áreas mais frágeis e mais expostas da Serra, estando localizado no contato da Serra com os bairros do Senhor dos Montes, Alto das Mercês, Águas Gerais, Solar da Serra e Rua do Ouro. Dessa forma, pode servir de importante agente na proteção ao meio ambiente, além de constituir área de lazer para a população, sobretudo a residente nas áreas próximas ao parque, notadamente carentes de áreas públicas de convívio social.

A partir de setembro de 2006, pessoas da sociedade civil, governo e universidades de São João del-Rei reiniciaram reuniões para a integração de ações em um programa inter-institucional em São João Del-Rei, visando a implantação e implementação do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro em São João Del-Rei - MG, em conformidade com o planejamento territorial municipal delineado pelo Plano Diretor de São João Del-Rei, o qual foi aprovado pela Câmara Municipal em outubro de 2006.

A partir da participação da UFSJ nas reuniões, foi proposto pela Profa. Patrícia Almeida Ashley apoiar a Prefeitura Municipal de São João del-Rei em ação de extensão universitária, a partir da proposta de elaboração de programa de extensão Parque Serra do Lenheiro como parte das ações do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei, integrando ensino, pesquisa e extensão no tema de saneamento ambiental, desenvolvimento urbano e regional e gestão pública para cidades ecológicas. Aprovado pelo DECAC/UFSJ e contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, foram contempladas duas bolsas de extensão em 2007 para o Programa Parque Serra do Lenheiro - ver mais no título Equipe da seção PROEXT 2006 MEC CIDADES.

Objetivos
O programa de extensão Parque Serra do Lenheiro tem, como Objetivo Geral, o planejamento territorial integrado e sustentável do Parque Municipal Ecológico Serra do Lenheiro em São João Del-Rei, Minas Gerais.

Como Objetivos Específicos são apontados:

  1. Integração do ensino de graduação e pós-graduação e de pesquisa e extensão em ação inter-departamental e inter-disciplinar de grupos de pesquisa da UFSJ, cuja área de atuação seja pertinente ao campo de desenvolvimento territorial integrado e sustentável;
  2. Mobilização e organização de redes sociais locais para a gestão territorial local sustentável da área de entorno do Parque Municipal Ecológico Serra do Lenheiro;
  3. Base de dados e de indicadores de sustentabilidade territorial local para o planejamento e futuro acompanhamento dos impactos sociais, econômicos e ambientais da implementação do Parque Municipal Ecológico Serra do Lenheiro;

Módulos do Programa
O Programa Parque Serra do Lenheiro está estruturado em seis módulos:

Justificativa
Desde a sua criação por lei municipal, em 1998, o Parque Serra do Lenheiro sofre a interferência direta da população, uma vez que está localizado no contato entre as áreas urbanas do município e áreas de uso agrícola. Esta interferência pode ser, mesmo em curto prazo, negativamente impactante nos biomas existentes no parque. A implementação efetiva do Parque Ecológico Municipal Serra do Lenheiro viria somar-se à preservação já existente na Área de Proteção Ambiental da Serra de São José, estabelecendo um circuito de proteção ambiental aliado ao uso turístico, como forma de propiciar, na região, a possibilidade de se buscar o desenvolvimento sustentável.

O Parque Serra do Lenheiro não possui, ainda, qualquer estrutura de apoio e de segurança ao visitante, bem como estudos sistemáticos de sua flora. Há, apenas, levantamentos iniciais de espécies comuns, feitas pelo Engenheiro Agrônomo Adherbal Malta. Note-se que não existe qualquer uso econômico do parque. A visitação pública ainda é insignificante, o que não permite estabelecer o aproveitamento turístico do Parque.

Fonte: http://www.ecocidades.org/?Pagina=apresentacao_ppsl

Observação: O projeto está em construção, por isso de formarmos inicialmente o grupo de trabalho, para obtermos mais apoio na montagem.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.