São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Entidade trabalha prevenção de diabéticos em São João del-Rei

Descrição

O coordenador do projeto Doce Vida, Marcos Vieira Silva, contou que em 2012 a iniciativa pretende
dar ênfase ao trabalho de prevenção com crianças e adolescentes, principalmente das escolas. "A alimentação das nossas instituições é totalmente inadequada para um programa de saúde por ser muito calórica. Uma merenda que tem macarrão e feijoada nos horários atuais não é saudável. Queremos fazer agora um trabalho nas escolas para melhorar isso e desenvolver uma ação educativa com crianças e adolescentes que integram a faixa mais afetada hoje cm dia com o aumento da doença", disse. Ele ainda lembrou sobre a necessidade de um trabalho com os idosos que já têm complicações da doença e que precisam de acompanhamento especial de algumas especialidades médicas em falta em São João del-Rei. “Brincamos que na cidade há urna grande contradição, pois o que mais tem na pista de caminhada do município são trailers de sanduíches”, completou.

Doce Vida
Segundo Silva, uma equipe composta por diversos profissionais voluntários realiza várias atividades com os integrantes da Associação dos Portadores de Diabetes de São João del-Rei, que existe há cerca de 15 anos. "A associação ficou sem funcionar por' um tempo, mas em 2000 a reativamos através do projeto e pelo esforço de profissionais voluntários. Na época promovemos a eleição de uma nova diretoria, que é composta por portadores de diabetes e profissionais de saúde, sendo trocada a cada dois anos", afirmou.
Assim, o Doce Vida faz o acompanhamento dos diabéticos e de seus familiares. Mesmo quem não é associado pode frequentar as atividades. "Promovemos ações relacionadas à educação alimentar e física e grupos de reflexão com profissionais de saúde de várias áreas para acompanhar os portadores de diabetes. Com isso procuramos fazer sempre um trabalho integrado", contou Silva. 

Atividades
Toda segunda-feira, às 19h acontecem na Rua Alfredo Luiz Ratton, n022, reuniões da associação são-joanense. Nesse horário, segundo Silv.a, também costumam haver palestras sobre assuntos relacionados à diabetes. Nas quartas, uma educadora física e uma fisioterapeuta ministram atividades, às 19h, também na associação. "Talvez no ano que vem isso mude e as atividades passem a acontecer às segundas-feiras", disse o coordenador da Doce Vida e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSI Já nas quintas, as atividades são destinadas a crianças e adolescentes, em um grupo de reflexão no campus Dom Bosco da UFSJ, às 18h30. Quem quiser participar desse grupo deve fazer contato com o Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial pelo telefone (0**32) 3379-2492.
O coordenador do projeto ainda ressaltou a importância da reflexão. "Você não muda um comportamento só com informação, que é fundamental. Se não houver entendimento sobre a doença, não haverá mudança", disse.

Livro de receitas
Os portadores de diabetes de São João del-Rei terão mais um aliado no controle da doença na cidade: o livro de receitas diet e líght de baixo custo que está sendo elaborado pelo projeto de extensão da UFSJ, Doce Vida. "Esses produtos são muito caros para uma parcela significativa dos portadores de diabetes da cidade. As pessoas acreditavam que por não conseguirem comprá-los não havia outras alterativas. Porém, não é porque a pessoa tern a doença que vai se alimentar mal. O livro possibilitará que os diabéticos tenham acesso a receitas, simples e baratas", comentou o coordenador do Doce Vida, Marcos Vieira Silva. Segundo ele, a obra foi construída em parceria com uma nutricionista voluntária e a intenção é que 'fique pronto no mês de março. "A cada dois meses comemoramos na associação o aniversário das pessoas daquele período, sempre com receitas diets e lights. Fomos estimulando o grupo a descobrir receitas novas ou antigas que pudessem ser resgatadas. Começamos a reunir as receitas e experimentá-las. Agora já estamos na fase final, Á nutricionista está revisando os pratos e a quantidade de calorias de cada um", disse o pró-reitor.

Fonte: Gazeta de SJDR, 10 de Dezembro de 2011

Mais informações:
Vídeo de São João del-Rei vence concurso feito para o Dia Mundial do Diabetes

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.