São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto sobre cultura, história e biodiversidade da Serra de São José

Descrição

No dia 20 de maio, foi lançado em Tiradentes o projeto de educação digital Cultura, História e Biodiversidade da Serra de São José, que envolve  a criação de conteúdos e programas sobre a Serra de São José, por alunos da rede pública do município.
O lançamento aconteceu às 9h30, no Centro Cultural Yves Alves, no centro histórico de Tiradentes. Seguindo Luiz Antônio Cruz, professor da rede pública e coordenador local do projeto,  por meio de computadores portáteis, os alunos "poderão criar conteúdos cujas abordagens perpassam os vários aspectos da Serra de São José, espaço onde eles vivem e conhecem bem".

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, por meio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, em parceria com a prefeitura de Tiradentes, o Centro Cultural Yves Alves, o Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT), a Escola Estadual Basílio da Gama e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tiradentes. 

O projeto, que também conta com participação da Escola de Belas Artes da UFMG, vai abranger cerca de 1.500 alunos. "Tiradentes é pioneira do projeto Cidades Digitais, que permite acesso à internet banda larga sem fio a cidades históricas. Ampliando a iniciativa, o conteúdo produzido pelos alunos no projeto Cultura, História e Biodiversidade poderá ser levado para todo o país",  comemora Luiz Cruz.

Para João Antônio de Paula, pró-reitor de Extensão da UFMG, o projeto ajuda a materializar a aproximação cada vez maior da instituição com a comunidade local. "É mais uma ação para fortalecer as relações estabelecidas entre a cidade e a Universidade, destacando sempre a participação da comunidade", ressalta. 
Representando a UFMG participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão, João Antônio de Paula, a superintendente cultural e o secretário executivo da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Ivana Parrela e André D'angelo, além do prefeito Nilzio Barbosa, a secretária de educação, Magda Amália Morestegan, e o presidente do IHGT, Carlos Caprioqlio. 

Fonte: Jornal de Minas . maio e junho de 2010

Mais informações:
Serra de São José, Monumento Natural Nacional

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.