Organização

Associação Comunitária Yochanan

Endereço
Não possui uma sede física.  
Telefone
032 3371 4959  
Atividades/Serviços
Este projeto recebeu o reconhecimento de seu trabalho através do Trófeu Campos de Minas 2012

Imagens do Centro de Referência de Medicina Antroposófica

Mais informações:
Centro de Referência de Medicina Antroposófica/cadastro completo  
Centro de Referência de Medicina Antroposófica/notícias

A intenção é levar a medicina antroposófica ao meio popular, por meio do Centro de Referência de Medicina Antroposófica (que passou a ser um projeto municipal) e da Creche Borboleta Azul; bem como estimular a agricultura biodinâmica, orgânica. A Yochanan mantém e dá apoio pedagógico à Creche Borboleta Azul e ajuda com os gastos do Centro de Medicina Antroposófica. A entidade coordena alguns grupos de jovens e idosos. Há um grupo de reorganização neurofuncional para idosos, um de bordado, outro para reflexão; um de discussão para pais; e outro de desenvolvimento artístico para jovens.  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
O Centro não é porta de entrada, portanto, o paciente precisa ser encaminhado por um Posto de Saúde. Para entrar em contato com a Creche, procurar Aparecida, no número 3372-4231. E a agricultura biodinâmica está em fase de projeto para ser desenvolvida nos próximos anos.  
Parceiros
Secretaria Municipal de Saúde.  
Data de início das atividades
31 d agosto de 2000. Tornada de utilidade pública pela lei 3.971 de 24 de agosto de 2005.  
Histórico da entidade
A Yochanan surgiu de um grupo de estudiosos da antroposofia. Seu principal objetivo é levar essa filosofia de vida para os meios populares.  
Número e perfil dos membros
Entre sócios e voluntários, cerca de 50 membros.  
Agenda Cultural
A associação segue o calendário nacional de festas e as celebrações do bairro.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
A associação precisa de doações de dinheiro e comida integral, além de voluntários para a limpeza. Foi comprado o lote para a construção de uma nova creche. Contudo, a Yochanan não possui recurso para a obra e deve começar uma campanha para arrecadação de verba.  
Publicações
http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-20462-3,00.html/
Uma entrevista na Revista Brasileira da Saúde da Família, de maio de 2008, que pode ser acessada no site www.saude.gov.br/dab.  
Responsável pelo órgão/cargo
Paulo Maurício.  
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Desenvolver o saneamento básico da cidade e maior apoio às entidades.  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
População em geral.  
Observações e dados importantes que não solicitados
A medicina antroposófica é uma complementação da medicina alopática, um tratamento mais humanizado e individualizado. Os médicos observam o ser humano no aspecto físico, emocional e espiritual. Uma vez que um sintoma emocional, muitas vezes, precede uma doença orgânica. Por isso, é questionada a satisfação da pessoa em sua vida, em seu trabalho, em sua relação com a família, com os amigos e com os parceiros.
No Centro mantido pela Yochanan, os pacientes recebem tratamentos a partir da dinamização homeopática – um processo mais natural que elimina muitos efeitos colaterais do usuário. São feitas, também, aplicações externas de argila para doenças como artroses e dores musculares. As pessoas, de acordo com o diagnóstico, podem ser tratadas com escalda-pés, deslizamento com óleo e compressas.
Na creche, a antroposofia é desenvolvida pela valorização das brincadeiras e da imitação dos adultos, além de exercícios para o fortalecimento dos músculos. Atividades que pretendem mostrar às crianças uma visão positiva do mundo.

Tipo de sustentabilidade econômica:
Doações, festas, vendas de bordados e ajudas de instituições, como Associação Beneficente Tobias, Associação Mahle, Associação São Joaquim e Lions Club de São João. Contudo, a Yochanan não possui uma fonte de renda fixa nem recebe subsídios públicos municipais.  
Data da coleta dos dados
20 de agosto de 2010.  
Responsável pelas informações
Paulo Maurício.  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados