Organização

Casa Assistencial Semente do Amanhã

Endereço
Rua José Candido Gouveia, nº 72 – Tejuco  
Telefone
032 3372 7892  
Email
lucinha.ufsj@gmail.com  
Atividades/Serviços
Atividades sócio educativas extra-turno escolar com os alunos da E. M. Dr. Kleber. A entidade oferece almoço, acompanhamento pedagógico e atividades educativas.  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
No momento são atendidos apenas alunos carentes da E. M. Dr. Kleber Filgueiras, que são indicados pela própria por apresentarem dificuldade de aprendizado e estarem em situação de risco. Entretanto, existe a idéia de expandir o projeto para a comunidade ou para outras escolas da rede pública.  
Parceiros
UFSJ . Universidade Federal de São João del-Rei
Comunidade
Escola Municipal Dr. Kleber Filgueiras  
Data de início das atividades
Março de 2003  
Histórico da entidade
A Casa Assistencial Semente do Amanhã foi fundada por Maria Lúcia Magalhães e Sônia Regina de Paula em março de 2003, e iniciou suas atividades no bairro Matozinhos. Com o objetivo de complementar a educação e a cultura de crianças carentes, a instituição firmou parceria com a Escola Estadual Mateus Salomé, que indicava alunos para a formação complementar.
Algum tempo depois, a Casa Assistencial mudou-se para o bairro Pio XII, onde passou a atender os alunos indicados pela escola Municipal Pio XII, da mesma forma que fazia anteriormente.
Em junho de 2009, entretanto, o imóvel onde funcionava a sede da instituição no Pio XII foi vendido, deixando-a sem endereço para realizar as atividades. Ao mesmo tempo, Lúcia alugava uma casa no Tejuco para abrigar a nova Brinquedoteca Social que havia sido doada à escola Dr. Kleber Filgueiras, enquanto esta ainda se encontra em fase de construção. Como o espaço do imóvel era relativamente grande, a Casa Assistencial Semente do Amanhã também passou a atuar nesse novo endereço, atendendo agora os alunos da E M Dr. Keleber.
Essa união entre a Brinquedoteca Social e Casa Assistencial, apesar de ser conveniente por atender os mesmos alunos e possuir objetivos parecidos, acabou por limitar a ação e o espaço da instituição. Entretanto, a Brinquedoteca será movida para as novas instalações da escola Dr. Kleber quando as obras ficarem prontas e a expectativa é que, com mais espaço, a Casa Assistencial amplie suas atividades.
No momento, a entidade atende trinta crianças que foram selecionadas pela escola parceira por possuírem dificuldades de aprendizagem, vulnerabilidade social, estar em situação de risco ou serem muito carentes financeiramente.  
Número e perfil dos membros
A entidade conta com duas educadoras, uma cozinheira, 5 voluntários da UFSJ, além dos membros (organização), como presidente, vice, dois secretários, 2 tesoureiros e conselheiros fiscais.  
Agenda Cultural
São realizadas atividades e festas seguindo as datas comemorativas do ano, muitas delas patrocinadas por empresas e entidades. O Dia das Crianças, por exemplo, é patrocinado pelo Fórum e a última Páscoa pela Mineração Jundu. Algumas festas, como a Festa Julina, são realizadas em parceira com a creche SACE (a Festa Julina ocorre na Biquinha, na primeira quinzena de julho, com abertura à comunidade e presença de barraquinhas com venda de comidas típicas).  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Falta de apoio do poder público e necessidade de um espaço maior, pois não há como trabalhar da forma adequada que gostariam e não há como crescer e expandir as atividades para mais crianças.  
Publicações
Movimentos sociais oferecem serviços de creche e pré-vestibular  
Ações
Projetos . Melhores práticas desenvolvidas:
Atendimento educacional a alunos carentes da Escola M. Dr. Kleber Filgueiras. Existe também a idéia de expandir o projeto a crianças de outras escolas da rede pública de São João del-Rei.  
Responsável pelo órgão/cargo
Presidente: Sônia Regina de Paula (responsável administrativa) Secretária: Maria Lúcia Guimarães (responsável pedagógica)  
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Deve ser feito um trabalho sócio-educativo e cultural com as crianças da cidade.  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Comunidade são-joanense em geral.  
Observações e dados importantes que não solicitados
Tipo de sustentabilidade econômica:
Ajuda da comunidade, através de pedidos de doação por telemarketing.
Recebe verbas esporádicas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social  
Data da coleta dos dados
18 de agosto de 2010  
Responsável pelas informações
Sônia Regina de Paula, Maria Lúcia Guimarães e Carolina Argamim Gouvêa  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados