Organização

Creche Sace . Sociedade de Auxílio à Criança Enferma

Imagens
 
Endereço
Rua Rossini Baccarini, 73 – Tejuco, São João del-Rei  
Telefone
032 3373 4109  
Email
sace@oi.com.br  
Atividades/Serviços
Cuidar e educar crianças entre dois e seis anos de idade. A creche tem a guarda das crianças entre 7h30 às 16h, onde recebem alimentação, noções básicas de higiene e quatro refeições diárias. Os serviços da creche são gratuitos e atendem 60 alunos.  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
Os pais devem procurar a creche e deixar o pedido da vaga. Como a demanda é muito maior do que as vagas disponíveis, apenas quando aparecem novas vagas a instituição faz o contato com a família que está na lista de espera. As exigências para a aceitação da criança é que esta tenha entre dois e seis anos de idade e que a mãe esteja trabalhando.  
Parceiros
Comunidade são-joanense
UFSJ (através de voluntários do PROCAD)
ABADS (Associação Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Social).  
Data de início das atividades
16 de agosto de 1960  
Histórico da entidade
A Sace é uma instituição filantrópica fundada em 1960 por um grupo de pediatras. Na época de sua fundação, funcionava como um lactário que tinha como objetivo combater a mortalidade infantil e a desnutrição, o que explica seu nome oficial “Sociedade de Auxílio à Criança Enferma”. Os primeiros serviços da organização constituíam-se então da pesagem de crianças, distribuição de leite e remédios.
Na década de 70, entretanto, com a mudança das necessidades da população são-joanense, a entidade passou para o regime de creche (em 1973) e mudou sua razão social da área da saúde para o campo da educação infantil.
A creche passava por muitas necessidades financeiras e com relação ao espaço, pois sua infra-estrutura ainda era a de um lactário e não exatamente de uma creche, que precisa de salas de aulas, cozinha, banheiros adaptados para crianças, biblioteca e áreas de lazer.
Por estes motivos, em 2004, a instituição investiu em um serviço de telemarketing, com o objetivo de conseguir mais doações entre a população são-joanense. Com o sucesso do novo serviço e com a ajuda da população, foi realizada uma reforma em 2004, que adaptou o espaço e construiu o segundo andar da creche.
Segundo Sônia Regina de Paula, coordenadora da Sace, “foi através da união da comunidade, em um todo, que foi possível fazer a reforma. Cada um ajudou como pôde, veio engenheiro, veio arquiteta, veio o cidadão que traz cimento, traz alguma coisa e foi assim que conseguimos ampliar o espaço”. Até hoje algumas reformas são feitas, como a Biblioteca Menino Leonardo Garcia de Lima, que acabou de ser construída e será inaugurada na creche ainda neste mês.
A Sace atende sessenta alunos e divide-se em dois andares. No primeiro andar funcionam a cozinha, o refeitório, banheiros e as salas de aula dos alunos mais velhos, que passam apenas meio período na creche e que já freqüentam escolas municipais. No segundo andar estudam os alunos mais novos, que ficam o dia todo no local; além da nova biblioteca, banheiro, sala de televisão, uma pequena área de lazer e salas de aula.
Apesar das dificuldades enfrentadas pela instituição, Sônia afirma que todos na Sace valorizam muito a sociedade, pois é graças a ela que todo o trabalho de educação pode ser feito com as crianças.  
Número e perfil dos membros
A creche conta com quatro educadoras, quatro auxiliares (sendo que duas são cedidas pelo município), seis voluntários da UFSJ, três voluntários da comunidade, uma coordenadora e uma orientadora pedagógica voluntária.  
Agenda Cultural
A creche realiza vários eventos culturais ao longo do ano, sempre seguindo as datas comemorativas. Muitos deles são voltados para os próprios alunos, como o Carnaval, a Páscoa e o Dia das Crianças.
Já no Dia das Mães é a realizado um café da manhã com as mães dos alunos, sempre na segunda sexta-feira de maio, que antecede o Dia das Mães. A Festa Julina, que ocorre na primeira quinzena de julho na quadra da Biquinha, é totalmente aberta à comunidade e conta com barraquinhas e danças dos alunos.
Por fim, a SACE realiza no fim do ano uma grande festa de Natal, que costuma se realizar em algum clube da cidade no dia 22 de dezembro. Cada aluno recebe quatro convites para levar a família à festa e todas as crianças recebem presentes do Papai Noel. A comunidade sempre ajuda na realização do evento, seja com o empréstimo do salão de um clube (no ano passado o Athletic Club cedeu o salão social para a entidade, assim como o Minas Futebol Clube e o Salão São José já fizeram em anos anteriores), com a doação de bolos e refrigerantes, com a doação de presentes ou até mesmo com a ajuda na decoração.
Além disso, como a creche SACE comemora neste mês de agosto de 2010 cinquenta anos, algumas atividades culturais estão sendo promovidas pela entidade. No dia 30 de agosto, às 16h, ocorrerá um cortejo festivo, que sairá da creche e se dirigirá ao centro da cidade.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
Problemas financeiros e falta de apoio do poder público, principalmente em âmbito municipal.  
Publicações
Já foram publicadas matérias sobre a SACE na Gazeta de São João del-Rei, na TV Campos de Minas e na Folha das Vertentes.
Movimentos sociais oferecem serviços de creche e pré-vestibular
 
Ações
Projetos . Melhores práticas desenvolvidas:
Educação e cuidado de crianças entre dois e seis anos.  
Responsável pelo órgão/cargo
Presidente: Jorge Augusto de Paula Coordenadora: Sônia Regina de Paula  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Comunidade são-joanense em geral, pois é ela quem mantém a creche. Empresários.  
Observações e dados importantes que não solicitados
Tipo de sustentabilidade econômica:
Auxílio da comunidade através de doações
Verbas esporádicas do Governo Estadual

-A Sace possui um serviço de Telemarketing, bancado pela própria instituição, que liga para os domicílios são-joanenses para arrecadar as doações e ajudas.

 
Data da coleta dos dados
18 de agosto de 2010  
Responsável pelas informações
Sônia Regina de Paula e Carolina Argamim Gouvêa  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados