Organização

Associação dos Moradores e Amigos do Bairro São José Operário

Imagens
 
Endereço
Rua Dom Delfim Ribeiro Guedes, s/n.  
Telefone
032 3371 7496  
Email
crechecelina@ig.com.br  
Atividades/Serviços
Projetos de inclusão social, como o Centro Infantil Celina Resende Viegas, que cuida de 50 crianças durante a manhã e a tarde; sala de informática, biblioteca e cursinho pré-vestibular. A associação cedeu um terreno de 2 mil e 600 metros para a construção da Escola Dr. Kléber Filgueiras (início da obra teve recurso da Prefeitura municipal e acabamento com verba do Estado) e outro espaço para a Fiemg fazer a biblioteca e a sala de informática do bairro. Há dois anos, foi montado um pré-vestibular com 40 alunos, apoiado pela UFSJ. Desenvolve, ainda, uma horta comunitária, em parceria com o CRAS. Tudo aberto à comunidade.  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
Procurar Edson Maciel, ligando para o telefone da Creche 032 3371 7496, onde funciona, também, a Associação. São poucas as vagas para a creche, em vista da grande demanda. Contudo, para o pré-vestibular, há a possibilidade de inscrição devido a frequente evasão, considerada normal.

 
Parceiros
Fiemg
Sesi
Prefeitura Municipal de São João del-Rei
Estado de Minas Gerais.  
Data de início das atividades
1986  
Histórico da entidade
A ideia de criar uma associação no Tijuco surgiu em meados da década de 1980. Alguns moradores se uniram para oferecer um sopão comunitário às famílias mais carentes. Dessa atividade, constituiu-se um núcleo de pessoas interessadas em melhorar o acesso à cultura e o desenvolvimento social do bairro. Em 1986, surgiu a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro São José Operário.
Os participantes da associação são escolhidos por meio de assembleia de dois em dois anos. Desde a sua fundação, ela conseguiu um terreno de 12 mil e 600 metros, concedido pelo Estado de Minas Gerais. Nele, a associação desenvolve seus projetos, com a intenção de consolidar um Centro de Inserção Social.  
Número e perfil dos membros
Edson Maciel – Presidente
José Maurílio de Carvalho – Vice-presidente
João Aureliano de Ávila – Primeiro-tesoureiro
Maurício Saldanha – Segundo-tesoureiro
Jonathan Nathan – Primeiro secretário
Carlos Eduardo Freitas da Silva – Segundo secretário
Luiz Gonzaga Gouvea – Diretor Social
Clécio José de Moura – Diretor de Patrimônio
Tarcísio de Almeida – Conselho Fiscal
Geovane Alves – Conselho Fiscal
Fábio da Silva – Conselho Fiscal
Geraldo Antônio Pinto – Suplente
Rogério Lucas de Carvalho – Suplente
Pedro Santos Neves - Suplente  
Agenda Cultural
Atividades culturais beneficentes ligadas aos grandes eventos do calendário.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante
A comunidade precisa se envolver mais com a Associação. As assembleias têm envolvimento de, cerca de, 50 pessoas. Segundo Edson Maciel, a comunidade, muitas vezes, é pouco interessada. Para ele, falta um trabalho de conscientização dos moradores.
A comunidade carece de um trabalho de lazer direcionado às crianças e adolescentes: quadra comunitária, salão, campo de futebol. Além disso, os moradores pedem aulas de artesanato, dança, música e teatro.
A associação desenvolve muitos projetos, mas esbarra na dificuldade na liberação de verbas e na falta de políticas públicas direcionadas à inserção social.  
Publicações
Movimentos sociais oferecem serviços de creche e pré-vestibular  
Ações
Alianças entre as associações de bairro, desenvolvimento urbanístico da periferia, possibilitando mais oportunidades de lazer, esportes e cultura aos jovens; e políticas públicas de inserção social.

Projetos . Melhores práticas desenvolvidas:

- Centro Infantil Celina Resende Viegas: Cuida de 50 crianças das 07h30 às 17 horas. A ordem de atividades é: café da manhã, troca de fraldas, atividade recreativa ou educativa, almoço, higiene dentária, descanso, banho, lanche com suco e frutas, recreação, sopa e recreação. As crianças passam por atividades educativas e pedagógicas, como educação pela música, higiene e sentido das datas comemorativas. A procura é grande. As entrevistas são feitas por ordem de chegada, com prioridade às mães que estão trabalhando.

- Pré-vestibular noturno: Prepara estudantes da comunidade para os vestibulares das universidades. Conta com estrutura para 40 alunos e tem apoio de alunos de cursos de licenciatura da Universidade Federal de São João.

- Oficina do Conhecimento: A associação cedeu espaço para a Fiemg construir a biblioteca e sala de informática. O espaço conta com 10 computadores com acesso à internet e alguns livros de pesquisa escolar e literatura. Os serviços podem ser utilizados pela comunidade em geral.  
Responsável pelo órgão/cargo
Edson Maciel, presidente da Associação  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Comunidade do Tejuco e parceiros interessados no desenvolvimento social.  
Observações e dados importantes que não solicitados
Tipo de sustentabilidade econômica:
Doações de moradores, arrecadação em festas, venda de rifas e projetos de financiamento. A associação recebe, ainda, uma subvenção mensal de R$ 2 mil reais do Sesi.

A organização não desenvolve projetos na área cultural por falta de verba. Mas tem atividades pedagógicas da creche, biblioteca e sala de informática. Na creche, há um anexo de enfermagem todo mobiliado, com mesas, aparelhos de saúde e até uma sala de odontologia. Contudo, os equipamentos não são utilizados, porque a associação espera que um profissional seja deslocado pela Prefeitura Municipal para atender a comunidade.  
Data da coleta dos dados
14 de agosto de 2010  
Responsável pelas informações
Marcelo Alves e Edson Maciel.  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados