Organização

Folia de Reis de Mulheres Vila Jardim São José

Imagens
 
Endereço
Rua José Barbosa Alves, 191 - Jardim São José  
Telefone
032 3373-1325  
Email
liliasanfoneira@yahoo.com.br  
Atividades/Serviços

. Participa da festa do Divino, da Festa de Reis e de Congadas.
. Bate de porta em porta pelas casas da cidade, levando a bandeira do Divino e anunciando as festas. Também arrecada dinheiro para a festa ou para fazer cestas básicas.

 
Parceiros

Atitude Cultural

 
Data de início das atividades
Maio de 1998  
Histórico da entidade



As Folias de Reis são grupos formados tradicionalmente por homens. Antigamente, a inclusão de mulheres nesses grupos era até mesmo proibida, não deixando a estas nenhuma opção além de seguir os folieiros sem realmente participar das solenidades. 
Assim como várias outras mulheres, Lilia passou a infância seguindo as Folias durante toda a noite e se perguntando o motivo de não poder participar delas. Mas a diferença é que ela era de família de folieiros e tinha uma verdadeira paixão pela tradição. Além disso, aprendeu a tocar sozinha sanfona e a escrever versos, reunindo-se sempre com suas amigas para tocar e cantar músicas de folia.
Por esses motivos, quando houve o resgate da Festa do Divino em São João del-Rei, em 1998, ela aproveitou a oportunidade e pediu à comissão organizadora para fundar uma folia só de mulheres. O pedido foi aceito e, no mesmo dia, Lilia reuniu as amigas e fundou a Folia de Reis de Mulheres Vila Jardim São José.
“Nossa folia é a segunda feminina do Brasil”, conta Lilia, orgulhosa. Segundo ela, apenas no Maranhão existe um grupo de mulheres que foi fundado antes, mas mesmo assim as atividades realizadas são bastante diferentes, “A do Maranhão não é folia como a nossa, pois as mulheres só tocam instrumentos e não cantam, não fazem os versos e a festa que fazemos”.
Por sua formação singular, a Folia de Mulheres já foi convidada a se apresentar até mesmo na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, junto a um grupo de congado do Rio das Mortes, o primeiro de São João del-Rei. Além disso, já fez apresentações em diversos distritos e cidades da região, assim como em vários eventos: as Festas do Divino Espírito Santo de São João del Rei, Encontro de Folia de Reis e Pastorinhas em São João del Rei e Feira de Cultura em Belo Horizonte
Entre as curiosidades e histórias, Lilia conta como a Folia de Mulheres já cantou até mesmo com Caetano Veloso. “O Caetano veio aqui em uma solenidade, e nós estávamos na porta, cantando nossa folia. Ele ouviu e saiu pra nos ver, até mesmo cantou junto com a gente, pedindo pra repetir os versos para ele acompanhar”, afirma.
Em geral, a Folia de Mulheres faz muito sucesso entre turistas. Mas segundo Lilia, a população são-joanense também dá muito valor à tradição, principalmente nos bairros mais periféricos e religiosos da cidade, onde as pessoas seguem as folias e as recebem com hospitalidade. Entretanto, ela afirma que no centro da cidade muitas casas não recebem os folieiros e não parecem muito preocupados com a tradição, o que para ela é injustificável, pois “todos que vem de fora ficam loucos com nossa folia”.
Por isso, Lilia acredita que o povo de São João del-Rei e, principalmente as autoridades, devem dar mais valor ao folclore e à cultura da cidade e da região, que é muito ampla e bonita.

 
Número e perfil dos membros
Folieiras:
  • Irani Rodrigues
  • Tânia
  • Ritinha
  • Maria São Dimas
  • Maria
  • Sebastiana
  • Margarida Dias
  • Maria Auxiliadora
  • Fátima Roma
  • Antonieta Nunes
  • Ângela Maria
  • Lúcia
 
Agenda Cultural

. Festa do Divino – Dia de Pentencostes
. Festa de Reis – 6 de Janeiro no Largo do São Francisco
. Um mês antes de cada festa, o grupo vai anunciar e convidar os moradores de porta em porta.

 
Principais problemas/dificuldades da área atuante

. A Folia de Mulheres precisa de mais integrantes para aumentar o grupo, que pode ter até quinze pessoas e no momento conta apenas com sete. Por isso, mulheres que saibam cantar ou tocar instrumentos são bem vindas no grupo e precisam apenas entrar em contato com Lilia e marcar uma reunião.
. Falta de condução para viajar para festas onde são convidados a se apresentar.

 
Publicações
. Folha das Vertentes
. Portal do Divino (apenas menciona o grupo)  
Responsável pelo órgão/cargo
Maria Inês dos Santos Zim ( Lilia)  
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Maior valorização da cultura e do folclore de São João del-Rei, que é muito vasto e bonito. As autoridades valorizam muito os grupos de fora e se esquecem de que na própria cidade existe muita coisa cultural.

 
Observações e dados importantes que não solicitados

Tipo de sustentabilidade econômica 
. As próprias integrantes mantêm o grupo;
. Ajuda da Atitude Cultural;
. Rifas.

 
Data da coleta dos dados
24 de setembro de 2010  
Responsável pelas informações
Maria Inês dos Santos Zim (Lilia)  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados